Matérias | Geral


Susto em Camboriú

Moradores são resgatados por causa de enxurrada

Loteamento Jardim Europa foi a localidade mais atingida na região

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Jardim Europa, em Camboriú, foi a localidade mais afetada da região (foto: divulgação)


A chuva que atingiu a região entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira provocou deslizamentos de terra, queda de galhos e árvores e muitos alagamentos. A cidade mais afetada foi Camboriú, que teve bairros debaixo de água e a  prefeitura ativou um abrigo no ginásio municipal Francisco Duarte de Souza, no bairro Cedros, pra atender moradores atingidos pelas cheias. 

A defesa Civil registrou acumulado de 154 milímetros de chuva em 24 horas em Camboriú. A prefeitura ativou um abrigo no ginásio municipal Francisco Duarte de Souza, no bairro Cedros, mas não informou quantas pessoas estão alojadas.

Em comunicado, o prefeito Elcio Kuhnen [MDB] informou que os alagamentos foram a soma das águas vindas do interior e a maré alta do rio Camboriú. O parque Linear transbordou e a água chegou até perto do fórum da cidade.



O loteamento Jardim Europa, no Santa Regina, foi o mais atingido pelos alagamentos. Casas foram alagadas e famílias tiveram que ser resgatadas das moradias.

Moradores foram tirados de casa com barcos e  até com máquinas escavadeiras. Uma das imagens mostra um grupo de crianças sendo levado por moradores dentro de uma caixa d´água. Outro grupo estava na pá da escavadeira. A cheia também invadiu veículos e bloqueou acessos, deixando famílias ilhadas.

O bairro Monte Alegre  também foi atingido, com casas e vias alagadas nas ruas Monte Verde, Monte Cruzeiro, Monte Roraima e Monte Branco. No interior do município, teve alagamentos nas estradas Geral do Braço, do Caetés e  Macacos, além da rua da Palha.


A secretaria de Educação suspendeu as aulas na quarta-feira das escolas do interior e das unidades Ivone Teresinha Garcia e CEI Otília Santos da Silva, no bairro Santa Regina, e da escola Arthur Schimann e CEI Odete Ramos Poltronieri, no centro.

Todas as equipes da defesa Civil estão nas ruas e seguem monitorando a situação e atendendo as ocorrências. Não houve registro de deslizamentos.

Parque inundável 

O professor Paulo Ricardo Schwingel, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, explica que os alagamentos que ocorreram na quarta-feira em Camboriú poderiam ter sido evitados se o parque inundável estivesse implantado.

Rolou fake news sobre rompimento de barragem em Camboriú


Post bombou nas redes mas é fake

Com a cidade de Camboriú alagada, começou a circular uma fake news afirmando que a barragem do rio Camboriú rompeu e supostamente alagou boa parte da cidade. Segundo a Emasa, responsável pela captação e tratamento de água, e as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú a notícia é falsa.

A foto fake mostra o bairro Monte Alegre alagado e traz a legenda: “Camboriú agora, nesse momento, segundo informações, barragens de captação de água estouro. Lamentável”.

A prefeitura de Camboriú confirma que a cidade foi bastante castiga pelas chuvas, mas os bairros mais afetados foram o Santa Regina e o Jardim Europa – que não correspondem a foto que estava circulando.


Três embarcações do corpo de Bombeiros e máquinas da prefeitura trabalharam nos dois bairros para desobstruir ruas e fazer a água escoar. A área do futuro parque linear também ficou alagada.

A Emasa informou que não houve rompimento de barragem e que os alagamentos de Camboriú não têm ligação com a captação de água feita pela Emasa no rio Camboriú.

A empresa diz que sempre que chove muito em um curto espaço de tempo, o nível do rio Camboriú sobe e passa por cima da barragem, que só mede apenas um metro e 35 centímetros. O nível do rio na manhã desta quarta-feira estava em 2,59 metros.

Escola atingida em Itajaí e avenida Panorâmica isolada

Água invadiu escola do Brilhante em Itajaí  (foto: Leitor)

Em Itajaí, as principais ocorrências foram em bairros da região rural. O volume de chuva no interior de Itajaí foi de 107 milímetros durante a madrugada. Conforme dados da defesa Civil, foram 172 milímetros de chuva em 24 horas. Só entre às 3h38 e às 9h38, foram 70 milímetros de precipitação em Itajaí.


Segundo a defesa Civil, mais de 30 ocorrências foram contabilizadas. Os relatos, na maioria, foram de deslizamentos de terra e erosões que danificaram e bloquearam ruas, pontilhões e pontes. Os bairros Brilhante, Campeche, Limoeiro, Itaipava (Baía), Km 12 e Fazenda foram os mais atingidos.

Na região do Brilhante, os bombeiros informaram que o nível do rio subiu e atingiu algumas casas próximas na madrugada. Já pela manhã, a água já havia baixado. Algumas ruas da zona rural ficaram trancadas por quedas de árvores e galhos.

Todas as equipes da secretaria de Obras foram destinadas para a recuperação da cidade. A defesa Civil trabalhou para atender os moradores em situação de risco, mas não houve registro de desabrigados. No bairro Campeche, lonas foram distribuídas pelos agentes.

No bairro Brilhante, a escola Básica Martinho Gervasi foi atingida por alagamentos.

A água invadiu o pátio, salas e cozinhas, obrigando a suspensão das aulas. Durante a manhã, os servidores trabalhavam na limpeza, com a retirada de lama e sujeira da escola.

O sistema de abastecimento de água em Itajaí também foi prejudicado. A turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, que fornece a água às principais estações de tratamento (ETAs), chegou em 1300 unidades (ntu), 30% acima do limite de funcionamento eficaz do sistema, no final da tarde de ontem.

Os principais reservatórios estão em cerca de metade da capacidade. A área mais afetada foi o Limoeiro, que teve a ETA paralisada. Manutenções emergenciais foram feitas em trechos da rede de distribuição de água na rua Mineral. Peças importantes do sistema de captação foram arrastadas pela enxurrada, precisando ser repostas. Nesta quinta-feira, a partir das 7h, a ETA será paralisada para desassoreamento do ribeirão Mineral, devido ao volume de sedimentos.

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, houve um deslizamento de terra na avenida Panorâmica durante a madrugada. O passeio do lado direito da via foi atingido pela queda de barro e foi isolado temporariamente. Os agentes de trânsito prestaram apoio no local.

Na mesma região, a defesa Civil de Balneário registrou pontos de alagamentos na avenida das Flores. A via teve que ser interditada até que a água escoasse completamente.

 

Caixa d’água estoura e alaga PA de Penha

Moradora disse que chovia dentro das salas de atendimento

Durante a madrugada de  quarta-feira, o pronto-Atendimento de Penha teve salas e a recepção alagadas com infiltração de água pelo telhado e paredes. A caixa d´água transbordou após um problema na bomba.

A costureira Caroline Rohling, 30 anos, denunciou o caso ao chegar ao local, por volta das 4h30 da madrugada. Ela foi levar o marido e uma funcionária que estava com febre em reação à vacina da covi-19 e se deparou com o alagamento. A água também atingiu salas de consulta.

Vídeos feitos por Caroline mostram a água escorrendo pelo foco de luz na recepção e também infiltrações pelas paredes. Mesmo com o problema, ela conta que o atendimento não foi interrompido e as pessoas tinham que passar pela água.

O vazamento ocorreu em razão de um rompimento na bomba ainda no início da madrugada. Baldes foram colocados no chão e funcionários usaram rodos pra conter o alagamento.

Em nota, a secretaria de Saúde confirmou que houve um rompimento na caixa d’água na madrugada, causando uma infiltração da recepção. O problema foi resolvido pela equipe de manutenção e os atendimentos seguiram normalmente.

 

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.17.28.48

Últimas notícias

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Homem esfaqueia ajudante que contratou pra fazer mudança 

Santa Catarina

Corpo de Bombeiros faz curso de atendimento a emergências gratuito

NAVIO MILITAR

Primeira fragata da Marinha fabricada em Itajaí será lançada em agosto

Se liga

Obra de recapeamento vai interditar BR 101 em BC e Itapema

valorizados

Mercado de carros usados segue em alta

Balneário Camboriú

Confusão em fila do cinema vira caso de polícia 

NILO SIMAS

Briga entre vizinhos termina com muletadas e tiro da PM

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre o caos no trânsito com as obras da Rua do Porto em Itajaí?

Capturado

Assassino foragido trabalhava como pintor

NAVEGANTES

Vítima fatal de acidente era viúva de taxista assassinado



Colunistas

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

JotaCê

Novidade na equipe Liba

Coluna Esplanada

Dispendioso$

Show de Bola

Começo promissor

Via Streaming

A sede cara da Apex

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Uma briga de vizinhos terminou em confusão no bairro Cidade Nova, em Itajaí. A Polícia Militar foi chamada ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do JC

Cabeça ilustrada, emplumado

Blog da Jackie

Sem Spoilers! Corre lá no blog

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação