Matérias | Geral


Novos grupos

Ampliação da vacinação gera críticas de quem está esperando a primeira dose

Em Itajaí, funcionárias de farmácia esperam ser chamadas mesmo após agendamento que não teve conclusão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Prefeituras afirmam que abertura pra novos grupos não prejudicam os grupos prioritários (Foto: João Batista)

A ampliação da vacinação para novos grupos em Itajaí e Balneário Camboriú gerou queixas de pessoas dos grupos prioritários que ainda aguardam a primeira dose. Em Itajaí, a reclamação é que a secretaria de Saúde não estaria respeitando quem já fez o agendamento, abrindo novos cadastros sem que os anteriores tenham sido chamados.


A funcionária de uma farmácia em Itajaí relata que há seis pessoas do estabelecimento que atuam na linha de frente da covid, atendendo todos os dias pessoas com vírus ou com sintomas da doença. Ela informa que já foi feito o agendamento com o número do cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) mas os profissionais não foram chamados para se vacinar.

Continua depois da publicidade



Os trabalhadores de farmácias podem ser vacinados conforme idade por serem considerados trabalhadores de assistência à saúde, incluídos entre os grupos prioritários do plano de vacinação. “Estamos aguardando chamarem e até agora nada”, criticou a funcionária.

Segundo ela, o próprio serviço de atendimento por telefone informou que se o grupo trabalhasse num hospital, já teria sido vacinado. A orientação para as funcionárias é que elas aguardem. “É um descaso total com nós da área da saúde”, critica.

A secretaria de Saúde de Itajaí ainda não se manifestou oficialmente sobre a queixa. A informação inicial é que o próprio governo do Estado pede que os municípios ampliem a vacinação para novos grupos ao mesmo tempo em que os grupos prioritários seguem sendo atendidos, desde que não haja prejuízo à continuidade da vacinação. 

O agendamento para pessoas da população em geral acima dos 59 anos e sem comorbidades foi aberto na semana passada em Itajaí, com a oferta de 2500 doses agendadas de quinta-feira até sábado. O site ficaria ativo pra agendamento até às 18h desta terça-feira, dia 8, ou até esgotarem as doses previstas para o grupo.

Continua depois da publicidade



O atendimento para pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos segue em paralelo. Os moradores que ainda não conseguiram tomar a primeira dose podem fazer o agendamento a partir desta quarta-feira, dia 9, pelo site agendamento-vacina.itajai.sc.gov.br. O sistema ficará aberto até às 18h de sexta-feira, com oferta de mil doses, a serem aplicadas entre os dias 16 e 17 nas unidades de saúde.

O painel de vacinação de Itajaí mostra 45.537 pessoas vacinadas com a primeira dose e 18.223 com a segunda dose. Na faixa dos idosos com 60 anos ou mais, foram 22.562 vacinados. Entre os profissionais da linha de frente, são 6659 imunizados e quase 11 mil entre os profissionais de saúde da rede básica e especializada. Na educação, são 3754 profissionais vacinados. Entre os portuários, 644 pessoas, e na área da segurança, 376 policiais.

 

Grupo de policiais militares recusou a vacina

Pelo menos 168 PMs de Santa Catarina disseram não pra vacina contra a covid

No mês passado, o governo do estado ampliou a vacinação para agentes das forças de segurança, após autorização do ministério da Saúde.

Em Santa Catarina, pelo menos 168 policiais militares de 36 cidades, incluindo Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema se recusaram a tomar as doses.

O caso está sendo analisado pelo ministério Público em Florianópolis pra apurar possíveis irregularidades na recusa.

A vacina contra a covid-19 não é obrigatória. Em nota oficial, a polícia Militar informou que não obriga e nem obrigará ninguém do efetivo a tomar as doses, dependendo de decisão da cada agente. A maioria dos policiais do estado, cerca de 60% do total, já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

O estado conta com cerca de 10 mil policiais militares. Durante a pandemia, mais de 2400 deles se infectaram com coronavírus. Incluindo casos de sintomas suspeitos, foram quase cinco mil afastamentos ligados à doença.

 

Balneário amplia vacinação aos grupos sem comorbidades

Em Balneário Camboriú, o município não trabalha com agendamento, exceto pra mulheres grávidas ou que tiveram bebês recentemente e que tenham comorbidades. O atendimento para esse grupo é com um lote da vacina da Coronavac, destinado exclusivamente para elas. Pessoas acamadas também podem solicitar a aplicação das doses em casa.

Nessa semana, a secretaria abriu a vacinação pra pessoas da população em geral com 59 anos ou mais, sem comorbidades. A medida segue autorização do governo estadual, pela qual a vacinação em pessoas sem comorbidades pode avançar nos municípios desde que não afete a vacinação dos grupos prioritários.

“Balneário Camboriú vai avançar gradativamente na vacinação desse novo grupo. Começamos com 59 anos ou mais para sentir o ritmo. O plano é não afetar nenhuma vacinação, como temos feito desde o início”, informou a secretaria.

A segunda dose para pessoas com 66 anos ou mais segue normalmente. As doses são aplicadas nas unidades de saúde e no mutirão de carros no centro Educacional Ivo Silveira. Conforme dados do município, 97,7% dos idosos já foram vacinados com a primeira dose e a vacinação chegou nas pessoas acima dos 18 anos com comorbidades, avançando também entre os profissionais da saúde e na educação.

Balneário espera nessa semana novas doses da vacina da Pfizer pra intensificar a imunização entre os grupos prioritários e poder avançar nos demais grupos. A cidade já vacinou mais de 40 mil pessoas com a primeira dose, incluindo 7195 profissionais de saúde, 24.130 pessoas com mais de 59 anos, 1110 professores e auxiliares na educação, 7633 pessoas com comorbidade, gestantes e deficientes e 715 agentes das forças de segurança.

 

 

vacinaçãovacinacovid-19grupoprioritáriosaúdeprioridadeplanoimunização


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.236.187.155

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 16/06/2021

Publicado 16/06/2021 20:58



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

A bordo do esporte

Esquiva Falcão confirma luta em 28 de agosto e prevê mais um nocaute

Blog do JC

Pegou fogo na casa do povo

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯