Matérias | Geral


Mudança

Projeto incentiva leitura entre detentos em Itajaí

Atividades vão começar com mulheres do presídio feminino

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Trabalho dos acadêmicos da Univali reúne podcasts sobre livros e ações nas redes sociais com divulgações literárias (Foto: Divulgação/SAP)

Um projeto comunitário de extensão universitária de acadêmicos da Univali quer estimular a leitura entre as detentas do presídio feminino, dentro do complexo penitenciário de Itajaí.  A proposta é que as ações sejam estendidas posteriormente para escolas e outras instituições da cidade.


A proposta de incentivo à leitura ser contará com postagens diárias de podcasts, que são programas em áudio disponibilizados na internet, e ações de divulgação literária, com dicas de livros e informações sobre o hábito da leitura. Os materiais serão publicados no Facebook, Telegram, WhatsApp, Twitter e Instagram. Também haverá atividade com doação de livros.

Continua depois da publicidade



O projeto é pioneiro na região e pretende atingir o público de diferentes gostos e idades. O trabalho já foi lançado e conta com mais de mil visualizações nos canais pela internet. A ação no presídio ainda não começou em razão da pandemia. Mas os detentos já receberam um formulário com perguntas elaboradas pela equipe que vão ajudar no desenvolvimento das atividades. As primeiras visitas ainda serão agendadas.

“Vamos levar para os reeducandos uma visão diferente da literatura, dando oportunidade para o cotidiano dos apenados, bem como levar os diferentes benefícios com o hábito e apego à leitura”, comenta Fernanda das Neves Schmitz, uma das organizadoras.  A proposta quer alcançar o maior número de detentos possível, dentro dos requisitos da lei de Execução Penal, que estabelece as atividades que podem ser usadas para a redução de pena.

Os idealizadores do projeto destacam que a leitura permite que o leitor amplie seus horizontes culturas e pessoais, contribuindo para a formação crítica e emancipação.

“A leitura não será só incentivada na rotina desses presidiários, mas também mostrada numa forma divertida, para assim os mesmos perceberem que ler pode trazer inúmeros benefícios, não somente promover a redução da pena deles”, destaca Fernanda.

Continua depois da publicidade



Conteúdos diários

Os podcasts literários serão postados diariamente com as produções dos integrantes da equipe. O conteúdo com resumos de livros de vários gêneros e dicas literárias  fica no canal do projeto no Youtube e na plataforma do Spotify. Além disso, a cada duas semanas a equipe se reúne virtualmente para discutir em conjunto um livro. Essa reunião é gravada e postada no YouTube e no Spotify em formato de podcast.

O projeto é tocado pelos alunos da disciplina de projeto Comunitário de Extensão Comunitária da Univali, da professora Helia Del Carmen Farias Espinoza. A equipe é formada pelos acadêmicos Carlos Eduardo Oliveira Becher, Djeine Gabriela Moser, Fernanda das Neves Schmitz, Guilherme Meneghelli, Lucas Eduardo Craveiro de Souza e Volnei Sá Cimiano Junior.

O trabalho ainda conta com parceria de outras pessoas, entre elas, o presidente do Conselho da Comunidade, Robert Wagner Sichmann, e dos professores Maria da Luz Branco e Jairo Demm Junkes. Os podcasts também contarão com a participação de convidados especiais nas discussões literárias.  As contas do canal Projeto Leitura estão ativas nas redes sociais e as publicações já podem ser acompanhadas no Youtube, Spotify, Instagram, Twitter e Facebook. 

A parceria entre o projeto e a direção do complexo penitenciário da Canhandunba ainda está em fase de finalização. Ainda não há previsão de data de início. 

leituraprojetouniversidadeunivaliculturapodcastliteratura


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





35.170.64.36

TV DIARINHO


Itajaí completa 161 anos neste dia 15 de junho e o DIARINHO, que há 42 anos faz parte dessa história ...



Podcast

MINUTO DIARINHO 15/06/21

Publicado 15/06/2021 22:36



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog do JC

Privatização do aeroporto dengo dengo

A bordo do esporte

De Alicante para Gênova, a decisão da The Ocean Race Europe

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯