Matérias | Geral


Frente ao Giassi

Pedestres se arriscam na Osvaldo Reis

Tempo curto na pausa da sinaleira e desrespeito dos motoristas estão entre as queixas dos moradores das proximidades

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



As mudanças no trânsito na rodovia Osvaldo Reis, em frente ao supermercado Giassi, no bairro Fazenda, em Itajaí, continuam gerando queixas entre a vizinhança. Dessa vez são os pedestres que reclamam das modificações. Eles contam que a instalação das sinaleiras não está garantindo a segurança na travessia e que os motoristas não respeitam a parada no sinal vermelho.


O trecho contava com uma passarela antes das alterações viárias no local, mas a estrutura foi derrubada pra criação do novo retorno e os acessos ao supermercado. Nessa semana, a moradora Karina Ferreira relatou que passou por uma situação de risco devido ao desrespeito dos motoristas para a passagem de pedestres.

Continua depois da publicidade



“Tiraram a passarela onde tínhamos segurança com as crianças e agora está uma vergonha. Fui atravessar com meu filho e, mesmo com a sinaleira no vermelho, os motoristas ultrapassaram. Se fosse uma criança sem os pais, iria ser atropelada”, disse. Karina destaca ainda que o tempo pra travessia é muito curto. “Para atravessar só se for correndo, pois o sinal abre em nove segundos”, narra.

Nos dois pontos de travessia em frente ao mercado, os pedestres costumam atravessar até o meio da pista e esperar até que o sinal abra novamente pra completar a travessia. O chefe da Codetran, Robson Costa, acredita que o tempo do semáforo está adequado às necessidades do local. Ele informou que a implantação está baseada em pesquisa de campo feita antes das mudanças. Mesmo assim, ele informou que a situação será analisada.

Robson adiantou que no trecho está prevista a instalação de um radar eletrônico. O processo licitatório dos radares, no entanto, está suspenso no momento porque uma das empresas concorrentes contestou o resultado na justiça. “Mas ali teremos fiscalização eletrônica nos dois sentidos”, adianta Robson.

Atualmente, há um radar pouco antes do semáforo, após a descida do Morro Cortado. A nova licitação prevê os controladores de velocidade também no sentido para Balneário Camboriú. Logo após as mudanças viárias na frente do mercado, os motoristas também se queixaram da falta de melhorias de sinalização no entorno do ginásio Ivo Silveira, usado pra fazer o retorno na Osvado Reis e para o acesso ao Giassi.

Continua depois da publicidade



Melhorias foram feitas nas ruas laterais, com recuperação do asfalto, colocação de placas e sinalização com pinturas na via. Apesar da sinalização, um dos moradores relatou que motoristas que saem do mercado têm ignorado as placas e cruzado a rodovia sem fazer o retorno por trás do ginásio. “A gente espera que ninguém se machuque, mas daaqui a pouco poderemos ter algum acidente grave por conta disso”, alerta.

Ponto de ônibus ao relento

Além da passarela, também foi retirado do local o abrigo do ponto de ônibus. Os usuários pedem a recolocação da estrutura. A parada de embarque e desembarque foi mantida no local, ficando entre os acessos ao mercado, mas sem a proteção aos usuários do sistema coletivo.

O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, informou que o abrigo será colocado em breve. “Compramos material pra fazer 10 abrigos e um deles é ali”, disse. A previsão é que a instalação ocorra no início de junho. Outros pontos nos bairros São Vicente e Cordeiros serão atendidos.

Os abrigos serão do modelo já usado pela prefeitura, com estrutura e cobertura metálica. Um novo padrão de abrigo ainda está sendo estudado pela secretaria de Obras junto com a secretaria de Urbanismo.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯