Matérias | Geral


Proteção às buraqueiras

Navegantes vai sinalizar ninhos de corujas na orla

Ação ganhou força após morador matar uma coruja com uma chinelada

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Conscientização ganhou força após morador matar uma coruja com umachinelada (foto: divulgação)

A coruja-buraqueira é uma espécie comum nas áreas de restinga do litoral catarinense. A ave, de olhos amarelos e brilhantes, chama a atenção pela beleza. Recentemente, um caso de agressão à coruja, na orla de Navegantes, provocou uma notificação da ONG Greenpeace Vale do Itajaí à prefeitura de Navega.


Populares viram quando um homem arremessou um chinelo contra uma coruja. A ave morreu. Ele cometeu crime ambiental que está sendo investigado pela polícia Civil.

Continua depois da publicidade



A ocorrência ligou o alerta na equipe do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), que decidiu fazer uma campanha informativa à comunidade.  Placas serão colocadas na orla identificando os ninhos das buraqueiras e também contando algumas curiosidades sobre a espécie.

O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que a identificação e o monitoramento dos ninhos foram feitos pela bióloga Alana Drielle Rocha. “Faremos a implantação de 13 placas personalizadas, recortadas no formato do animal, em diversos pontos das trilhas que dão acesso à praia, com informações sobre a espécie, incluindo as restrições quanto a aproximação dos ninhos”, diz.

As placas devem começar a ser instaladas em junho. “É preciso que os moradores e banhistas saibam respeitar os espaços, apreciando a natureza sem interferir no seu habitat”, explica.

150 moradora da região

Continua depois da publicidade



A bióloga Alana, que atua como professora e pesquisadora, acredita que em Balneário Camboriú (Interpraias), Itajaí (Praia Brava), Navegantes (toda orla) e Barra Velha (Praia da Península) vivam atualmente cerca de 150 corujas.

A informação faz parte do estudo feito entre 2016 e 2020, quando Alana fez um levantamento sobre a alimentação, caracterização corporal e comportamento de defesa das corujas.

“A coruja buraqueira é distribuída por todo o continente americano. Ela constrói seus ninhos no solo, como nas restingas das praias, nos terrenos amplos e em campos abertos. Elas vivem em casais e ou grupos familiares (pais e filhos) e se reproduzem uma vez ao ano durante os meses quentes, tendo de um a cinco filhotes”, explica.

A buraqueira tem hábitos diurnos e noturnos. Durante o dia, ela permanece em vigilância no ninho, e à noite sai pra caçar.  “Por ser uma coruja comum, muitas pessoas acreditam que não precisam se preocupar com a preservação, o que não é verdade. Ao longo do estudo observei a redução no número de tocas e de indivíduos na região. Essa redução pode ser influenciada por diversos fatores, como a predação por cachorros, atropelamentos no período noturno, perda de habitat e perturbação externa”, comenta. Como a ave  sai pra caçar à noite, muitas vezes acaba ofuscada pelos faróis dos carros e pode ser atropelada.

Mantenha distância

A bióloga reforça que as pessoas devem se manter  distantes das corujas.  “São animais maravilhosos, mas não podemos e nem devemos capturá-los para tentativas de domesticação. O ambiente deles é a natureza, em liberdade, e devemos manter distância para não estressá-las”.

Alana sugere algumas medidas que podem ser tomadas pelo poder público para garantir a sobrevivência da espécie na região. Entre os cuidados está a manutenção da restinga, reduzir a velocidade dos carros perto de ambientes naturais e entender que a expansão urbana descontrolada pode destruir habitats de diversos animais.   

Denúncias de crimes ambientais podem ser feiats ao IAN pelo telefone (47) 3185-2015, e-mail ian@navegantes.sc.gov.br ou diretamente na rua Itajaí, 230, no bairro São Domingos, das 13h às 19h.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.56.11

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

Referência

Balneário Shopping é porta de entrada de grandes marcas

Boas compras

Diversidade e qualidade caracterizam o comércio de Balneário Camboriú

Uma nova BC

Investimentos públicos pesados para a retomada da economia

Cartão postal de Balneário Camboriú

Roda-gigante mudou a paisagem para sempre

Parque Unipraias

Tedesco é pioneiro no turismo de BC



Blogs

A bordo do esporte

Dia decisivo para RS:X em Tóquio; Scheidt volta a competir

Blog do JC

Bolo sem açúcar

Blog Doutor Multas

Cassação do direito de dirigir: dúvidas frequentes

Blog da Ale Francoise

Dê olho na sua saúde!

Blog Clique Diário

Retornando...

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Blog do Ton

One of a Kind: coleção inédita será apresentada pela joalheira Cristina Pessoa durante evento na Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”

André Gobbo

"Eu tenho absoluta certeza que estamos formando profissionais para o presente e para o futuro”

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯