Matérias | Geral


Centro de Itajaí

Sábado teve protesto contra a suspensão de live cultural

Polêmica iniciou após prefeito cancelar programa aprovado pela superintendência de cultura por repudiar o termo “Criança Viada”

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Protesto ocorreu em frente da fundação Cultural de Itajaí (Fotos: Sandro Silva)


Um protesto público no mesmo horário em que estreariam os episódios do programa  “Criança Viada Show, do projeto Roda Bixa” aconteceu na noite de sábado em Itajaí. O protesto foi uma reação à suspensão do programa cultural, anunciada através de um vídeo pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB), na última sexta-feira. O prefeito também determinou a destituição dos membros da comissão municipal que fez a seleção do projeto  cultural. O programa foi financiado através de verba federal.


Cerca de 30 pessoas se reuniram em frente à fundação Cultural de Itajaí, na rua Lauro Muller, no centro, às 20h. O ato foi proposto pelo Coletivo Epicena e teve apoio do grupo Mães pela Diversidade.

Continua depois da publicidade



Joá Bitencourt, 21 anos, estudante de jornalismo e assistente de produção cultural, diz que o protesto rechaça o "ato arbitrário do cancelamento da live e da destituição da comissão técnica". “A gente entende que a ação da prefeitura foi arbitrária e autoritária. Ela culminou em uma sequência de acontecimentos onde a população LGBT+ é diretamente atingida”, acusa Joaá.

O universitário lembrou que em fevereiro deste ano, Itajaí teve uma vítima fatal da transfobia. A transexual Duda dos Santos foi executada a tiros na avenida Reinaldo Schmithausen, vítima do que seria um crime de ódio. “Essa censura foi mais uma ação que aconteceu contra a causa e sentimos o impacto direto. O prefeito, neste mesmo ato autoritário e arbitrário, destituiu a comissão avaliadora da Lei Aldir Blanc, que era uma comissão respeitada pelo setor cultural da região”, lamentou Joá.

A vereadora Hilda Deola (PDT)  participou do ato de protesto. “Vi na internet muitas declarações de ódio e  de fake news falando sobre o teor do projeto. Gostaria que o Daniel Olivetto tivesse todo e qualquer espaço para desmistificar tantas colocações que foram feitas. Eu e meu gabinete estamos dialogando com a equipe para auxiliar no que for possível dentro do âmbito legislativo para esclarecer essa situação”, afirmou Hilda.

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) prestou solidariedade ao grupo. Já os deputado Jessé Lopes e Ana Campagnolo, ambos do PSL, se posicionaram contrários ao projeto e prometeram cobrar ações do governo federal contra esse tipo de programa.

Continua depois da publicidade



Suspensão

Na sexta-feira, o prefeito Volnei justificou a suspensão do projeto alegando  ser  inaceitável a expressão “Criança Viada Show” usada no material de divulgação do evento.

A intervenção, segundo o prefeito, foi feita porque o projeto foi credenciado através de verbas dos Prêmios e Projetos Artístico-Culturais, e, em tese, poderia confrontar o estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O caso foi remetido à procuradoria-Geral do município e também ao ministério Público.

Segundo os artistas, o Criança Viada Show é um projeto de memória e registros de cinco artistas homossexuais, que explanariam, em formatos de podcasts e vídeos, sobre suas trajetórias e vidas  enquanto homosexuais. O projeto era direcionado ao público adulto.

O termo “Criança Viada” se tornou popular entre ativistas da causa em 2004, na figura do ativista Iran Giusti, que criou um blog onde discutia a experiência das pessoas homossexuais, principalmente homens gays, na infância e na adolescência, discutindo o bullying sofrido devido a comportamentos que destoavam de padrões sociais estabelecidos.

ATOPROTESTOCRIANÇAVIADAITAJAIPREFEITOSUSPENSAOCENSURA


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.236.187.155

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 16/06/2021

Publicado 16/06/2021 20:58



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

A bordo do esporte

Esquiva Falcão confirma luta em 28 de agosto e prevê mais um nocaute

Blog do JC

Pegou fogo na casa do povo

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯