Matérias | Geral


VACINA RUSSA

Anvisa discute importação da Sputnik V

Consultor da Fecam avalia que decisão judicial já garante compra da vacina, independentemente da análise do órgão federal

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Consultor da Fecam avalia que decisão judicial já garante compra da vacina (Foto: Reuters/Agência Brasil)

A autorização para importação da vacina russa Sputnik V contra a covid-19 foi avaliada pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite de segunda-feira, atendendo determinação do ministro do supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Até o fechamento deste edição, não foi divulgado um pronunciamento oficial do orgão sobre a  decisão.


Mais cedo, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou requisitos de biossegurança da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto russo Gamaleya em parceria com a farmacêutica brasileira União Química.A aprovação é condição para a inserção de qualquer organismo geneticamente modificado no mercado brasileiro.

Continua depois da publicidade



Independentemente da decisão do órgão, o consultor em saúde da federação Catarinenses dos Municípios (Fecam), Jailson Lima, afirmou que há jurisprudência que permite a importação do produto, após o estado do Maranhão conseguir na justiça o direito de comprar a vacina mesmo sem a manifestação da Anvisa.

A falta de liberação do órgão atravanca os pedidos de compras de estados e municípios. Na região de Itajaí, todas as cidades da Amfri estão na listagem da Fecam, que articula a compra de 4,1 milhões de doses da vacina para o estado. Itajaí e Balneário Camboriú também integram o consórcio da frente Nacional de Prefeitos (FNP), que espera 30 milhões de doses da vacina russa.

A demora na avaliação da Anvisa comprometeu a entrega das primeiras importações que eram previstas pra abril pelo consórcio e também pela Fecam. Jailson informou que outros estados, como o Piauí, e cidades, com Niteroi e Rio de Janeiro, também entraram com ações no STF pra que a importação do produto não dependa de liberação da Anvisa.

Ele destaca que a decisão favorável ao Maranhão dá tranquilidade pra que o processo de compra conduzido pela Fecam possa continuar. “Essa não é mais uma preocupação nossa. Não vejo dificuldade de a Anvisa querer decidir agora”, analisa. Na semana que vem, representantes da Fecam viajam até a Rússia para reunião com membros do instituto Gamaleya, que é o fabricante da Sputnik, e o fundo Soberano Russo, órgão que financia o desenvolvimento da vacina.

Continua depois da publicidade



O encontro, segundo Jailson está previsto pra ocorrer no dia 7 ou 8, a ser definido, onde serão discutidos os detalhes da compra. Com o resultado da reunião ele informou que será possível estimar a data em que a primeira carga da vacina poderá chegar ao estado e ser distribuída aos municípios.

No domingo passado o fundo russo divulgou que a Sputnik V é a vacina mais eficaz e segura em comparação com outros quatro imunizantes, as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, SinoPharm e Moderna. A eficácia da vacina russa chegou aos 97,6%, conforme os testes dos cientistas com 3,8 milhões de pessoas, em novo estudo que ainda será publicado em revista médica no mês que vem.

Vacina da Pfizer

O Brasil tem previsão de receber na próxima quinta-feira a primeira remessa com um milhão de doses da vacina da Pfizer. Santa Catarina também vai receber as doses mas, a princípio, apenas Florianópolis será atendida, em razão de a vacina ter diferentes condições de armazenagem. A remessa pra outras cidades vai depender da entrega, a partir de junho, de ultracongeladores comprados pelo ministério da Saúde.

vacinacovid-19dosesplanoimunizaçãofecamgovernofederalpfizersputnikanvisa


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.117.38

TV DIARINHO


Vem aí: Itajaí, sua linda! A partir do dia 14 de junho, na TV DIARINHO e em todas as redes sociais. # ...



Podcast

Minuto DIARINHO 11/06/2021

Publicado 11/06/2021 21:26



Especiais

Números

Itajaí investe R$ 98 milhões no enfrentamento à pandemia

Compras seguras

Comércios e serviços garantem protocolos sanitários

Navegantes 

Enfrentamento à pandemia é desafio

Para não errar

Máscaras caseira, cirúrgica e N95: quando usá-las?

Análise

Vacina é solução e não milagre



Blogs

Blog Clique Diário

BC noturna

Blog do JC

Proteger

Blog Doutor Multas

Multa por não usar cinto de segurança: valores [2021] e como recorrer

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯