Matérias | Geral


BOMBINHAS

Projeto quer transformar praia em parque

Movimento defende que praia do Ribeiro vire um parque natural municipal

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Mudança proibiria construção de condomínio no local FOTO - DIVULGAÇÃO

Um movimento de moradores em Bombinhas busca transformar a área da praia do Ribeiro em parque natural municipal pra evitar a construção de um condomínio no local. A praia do Ribeiro guarda a curiosidade de ser uma das últimas sem ocupação urbana no município, com acesso restrito por trilhas e costões, e está encravada entre as praias de Bombas e Bombinhas, as principais da cidade.


A proposta do grupo é manter a área preservada, criando uma unidade de proteção integral que abrangeria a pequena faixa de areia de quase 80 metros, a vegetação e a morraria do entorno, desde a subida da avenida Manoel dos Santos. O terreno está numa área de preservação permanente e zona de interesse turístico, local em que é permitida a construção de hotéis, parques de lazer, marinas e moradias ligadas às atividades turísticas.

Continua depois da publicidade



O movimento “Salve o Ribeiro” começou após o grupo saber que a área foi vendida pra uma construtora, que tem projeto já com licença prévia pra construir um condomínio no local. O empreendimento prevê três blocos de três pisos com 15 apartamentos cada, e mais quatro casas. Também são previstos espaços de lazer, como piscina, academia, paisagismo, passarela e um mirante aberto à comunidade. As antigas instalações do instituto Kat Schurmann seriam reformadas pra abrigar um salão de festas.

Para tentar barrar a construção, o grupo elaborou um projeto de lei de iniciativa popular que cria o parque municipal e lançou uma campanha pelas redes sociais em busca de apoio. Um abaixo-assinado começou a recolher assinaturas na quinta-feira pra que o projeto seja encaminhado à câmara. É preciso alcançar 5% dos eleitores, o que dá em torno de 800 pessoas, pra proposta avançar.

“É uma corrida contra o tempo pois, após a coleta de assinaturas, é necessário passar pela câmara em duas votações e, se aprovado, o prefeito tem que sancionar”, comenta um representante do movimento. Ele destaca que, na condição de parque, não seria permitido empreendimentos privados na área e a prefeitura teria que desapropriar o local. “O movimento acredita que a prefeitura poderia utilizar recursos da TPA, por exemplo, para implementar o parque”, sugere.

Área particular

Continua depois da publicidade



O prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho (DEM), destacou que a área é particular e permite uso do potencial construtivo pelo empreendedor. “Nem eu querendo posso proibir de construir. Ele tem direito adquirido por lei”, afirmou ao DIARINHO.

O plano diretor vigente no município foi instituído em 2010. Paulinho diz que entre as pessoas que agora estão lutando pelo parque está um secretário da época da aprovação da lei.

“Esta discussão deveria ter sido feita lá em 2010, na administração do prefeito Maneca [Manoel Marcílio dos Santos], quando foi alterado o plano diretor que deu potencial de construção”, afirmou. 

Demanda por preservação após construção de passarela

O projeto do condomínio está em análise pela secretaria de Planejamento. Conforme o movimento, a construtora espera pela aprovação pra conseguir a licença de instalação, que autoriza o início das obras. Por isso, as lideranças do movimento apelam para o apoio popular à criação do parque. 

Segundo um dos membros do grupo, a proposta tem ainda maior importância porque a praia do Ribeiro vem atraindo mais visitantes após a nova passarela que contorna o costão. Antes, o acesso era só por trilhas. O primeiro trecho (Bombas-Ribeiro) já foi entregue e o segundo (Ribeiro-Bombinhas) será inaugurado no dia 30, com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado.

A praia do Ribeiro e o entorno constam no diagnóstico socioambiental de Bombinhas como área prioritária pra preservação. “A instituição de um parque, e depois a elaboração do plano de manejo, só tende a contribuir para a gestão do local. Mas o principal benefício é manter o local preservado”, avalia o morador.

Bombinhaspraia#salveoribeiroparquemeioambientesantacatarina


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.170.171

TV DIARINHO


Vem aí: Itajaí, sua linda! Acompanhe a série de vídeos que é um presente de aniversário a Itajaí. Na ...



Podcast

Minuto DIARINHO 11/06/2021

Publicado 11/06/2021 21:26



Especiais

Números

Itajaí investe R$ 98 milhões no enfrentamento à pandemia

Compras seguras

Comércios e serviços garantem protocolos sanitários

Navegantes 

Enfrentamento à pandemia é desafio

Para não errar

Máscaras caseira, cirúrgica e N95: quando usá-las?

Análise

Vacina é solução e não milagre



Blogs

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada

Blog do JC

Vereador Kaká garante mais de dois milhões em emendas

Blog Doutor Multas

Recurso de multa por estacionar no acostamento

Blog Clique Diário

Exposição Itajaí em Imagens

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯