Matérias | Geral


FIM DE SEMANA

Novas regras pra esportes mudam liberações para a região

Restrições no comércio e serviços seguem valendo, independentemente do mapa de risco; esportes ao ar livre estão liberados

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Beach tênis em dupla está liberado na praia, mas o futebol e o vôlei não FOTO - joão batista


Apesar de a região da Foz do Rio Itajaí ter saído da classificação gravíssima de coronavírus na última atualização do mapa de risco, as restrições do decreto 1218, prorrogadas pela governadora interina Daniela Reinehr, estão valendo até o dia 26 de abril em Santa Catarina. As medidas e proibições foram determinadas pra todas as regiões, independentemente da situação de risco em cada local. A exceção são as regras atualizadas nessa semana para a prática de esportes coletivos.


O governo estadual criou um regramento específico pra atividades esportivas, prevendo a liberação por modalidades conforme a matriz de risco das regiões e o local da prática, se aberto ou fechado. O esquema prevê regras tanto pra competições e eventos esportivos como pra treinamentos e a prática recreativa ou educacional dos esportes.

Continua depois da publicidade



Exercícios de aquecimento em grupo, aglomeros e concentração de pessoas antes e depois dos jogos estão proibidos, bem como a presença de público e torcidas. Os organizadores devem disponibilizar álcool em gel, monitorar sintomas suspeitos e medir a temperatura dos participantes na entrada dos eventos. O uso de máscara só pode ser dispensado durante a prática esportiva, sendo obrigatório antes ou após a atividade.

Os esportes estão divididos em três categorias - rendimento, lazer e educacional -, que foram subdivididas em quatro modalidades: individual sem contato direto, individual com contato direto, coletiva com pouco contato e coletiva com contato intenso. A liberação dos esportes em cada modalidade e em cada categoria fica condicionada ao ao nível de risco pra covid em cada região.

Itajaí e Balneário

Mesmo com as mudanças das regras pra prática esportiva, as prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú informaram que vão manter durante o fim de semana a fiscalização das medidas contra a covid dentro  do que já vem sendo feito, seguindo as mesmas normas estaduais.

Continua depois da publicidade



As demais regras do estado para o funcionamento de comércios e serviços não essenciais e circulação em locais públicos continuam valendo. A permanência está proibida, exceto pra prática de exercício físico e esportes, conforme as normas divulgadas nessa semana.

Parques, clubes, academias e igrejas podem funcionar entre 6h e 22h, com limite de ocupação de 25% da capacidade. Lojas de rua podem abrir das 8h às 20h. Restaurantes, bares, pizzarias e sorveterias  podem atender até às 22h, com a chegada de novos clientes até às 21h.

A venda e o consumo de bebidas alcoólicas pra consumo nos estabelecimentos é proibida das 22h às 6h. As regras estão em vigor desde o final de março e já foram prorrogadas duas vezes. Novas revisões podem ocorrer conforme a situação da pandemia no estado.

Estado analisa mudanças no setor de eventos

Bolsonaro posa com o secretário de Pesca, o catarinense Jorge Seif, e material de divulgação de casa noturna

O governo do estado informou que ainda analisa os pedidos de mudanças nas regras sanitárias encaminhados por representantes dos setores de eventos e de gastronomia. Nessa semana, empresários ligados às casas de shows, músicos e artistas, na quarta-feira, e donos de bares e restaurantes, na quinta, fizeram manifestação em Floripa cobrando novas liberações e ajuda à categoria.

O setor de eventos defende a reabertura dos estabelecimentos sob normas sanitárias semelhantes às adotadas para o funcionamento de igrejas, shoppings, restaurantes e esportes coletivos. O protocolo apresentado prevê limite de até quatros músicos nos shows e ocupação das casas restrita a 20% da capacidade, valendo mesmo em regiões com risco gravíssimo.

Já o setor de bares e restaurantes quer a revisão das regras pra ampliar o horário de atendimento e retirar o limite pra venda de bebidas alcoólicas. A categoria ainda cobra que a fiscalização seja mais rígida e que as restrições "mais justas entre todas as atividades econômicas".

Regras do esporte: entenda!

A região da Foz do Rio Itajaí está em nível grave pelo atual mapa de risco, que será atualizado neste sábado. Entre os esportes de rendimento, a portaria estadual permite pra região modalidades individuais sem contato físico em local aberto.

Estão incluídos parapente, surf, bodyboard, skate, escalada, remo, vela, beach tênis, corrida, bocha, ginástica e ciclismo, entre outros. Também estão permitidas atividades de treinamento dessas modalidades e de esportes com baixo contato físico, de forma individualizada, seja em local aberto ou fechado.

Na categoria esportes de lazer, estão liberadas modalidades sem contato direto feitas ao ar livre em competições e as modalidades não competitivas em ambiente aberto. No caso de esportes individuais com contato ou em grupo com pouco contato, o limite de capacidade deve respeitar 50% participantes em ambientes internos.

Para esportes nas escolas ou de caráter educacional, estão proibidas na região competições das modalidades de todos os grupos, independentemente de local ou nível de contato. Treinos estão liberados pra todas as modalidades em ambientes abertos, e nas modalidades individuais sem contato ou coletivas com pouco contato, para locais fechados, com limite de 50% da capacidade.

Beach tênis, tênis de mesa, bocha e vela, quando praticados em duplas ou trios, são considerados esportes coletivos de baixo contato pela portaria estadual e estão liberados na região.

Já basquetebol, futevolei, voleibol, vôlei de praia, beach soccer, futebol amador, futsal e handebol, são tidos como modalidades coletivas de contato físico intenso. Eles estão proibidos em regiões com risco grave e gravíssimo, seja pra competições ou treinamentos, exceto ser forem práticas de caráter educacional em locais abertos.

ESPORTESREGRACOVIDRESTRIÇÕESMAPADERISCOSANTACATARINA


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.170.171

TV DIARINHO


Vem aí: Itajaí, sua linda! Acompanhe a série de vídeos que é um presente de aniversário a Itajaí. Na ...



Podcast

Minuto DIARINHO 11/06/2021

Publicado 11/06/2021 21:26



Especiais

Números

Itajaí investe R$ 98 milhões no enfrentamento à pandemia

Compras seguras

Comércios e serviços garantem protocolos sanitários

Navegantes 

Enfrentamento à pandemia é desafio

Para não errar

Máscaras caseira, cirúrgica e N95: quando usá-las?

Análise

Vacina é solução e não milagre



Blogs

A bordo do esporte

Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada

Blog do JC

Vereador Kaká garante mais de dois milhões em emendas

Blog Doutor Multas

Recurso de multa por estacionar no acostamento

Blog Clique Diário

Exposição Itajaí em Imagens

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯