Matérias | Geral


TECNOLOGIA

Equipe de robótica de Itajaí participa de torneio regional 

É a primeira vez que a etapa conta com uma equipe itajaiense

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Evento pode ser acompanhado online. (Foto: divulgação)

A operação online do Torneio SESI de Robótica da First Lego League (FLL) estreia nesta sexta-feira, dia nove. É a primeira vez que a etapa não é realizada presencialmente. Os dois dias de evento poderão ser acompanhados gratuitamente.  O evento evidencia os benefícios do ensino da robótica nas escolas. Desafios ao vivo, conteúdos exclusivos sobre robótica e depoimentos de quem já participou estão entre as atrações do torneio. 


Pela primeira vez, uma equipe itajaiense participa do evento. A Cyber Hunters, da Escola S, vai participar da competição que tem como tema RePLAY. O objetivo é o incentivo da prática de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Os participantes devem pensar em formas inovadoras para motivar as pessoas a serem mais ativas. A equipe precisa cumprir outros desafios durante o torneio.

Continua depois da publicidade



A equipe desenvolveu uma pulseira inteligente com sensor cardíaco que se comunica com um aplicativo de smartphone via bluetooth. A pulseira monitora os batimentos cardíacos e detecta o aumento da atividade física do usuário. A ideia surgiu após os estudantes constatarem em pesquisas que o sedentarismo está ligado a falta de tempo ou motivação das pessoas. Também perceberam a necessidade de pessoas que precisam de monitoramento e suporte especializado para realizar atividades.

 A pulseira consegue monitorar a rotina de exercícios independente do movimento da pessoa. Ela também é capaz de detectar anomalias no ritmo cardíaco do usuário, um bônus que despreocupa quem tem problemas cardíacos.

Além da pulseira, a equipe participa também do Desafio do Robô. Eles precisam colocar em prática o que foi idealizado e o robô deve realizar 14 missões específicas, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.  

Seis equipes de escolas públicas e privadas participam da etapa regional da FLL, com 16 equipes da escola S. As equipes classificadas nessa fase vão para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica, que acontece entre 28 e 30 de maio. A programação do evento começa às nove da manhã de sexta-feira. No sábado, o desafio dos robôs na arena será transmitido a partir das quatro da tarde. Às 17h45 tem início a cerimônia de premiação.

Continua depois da publicidade



tecnologiarobóticatorneio


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.206.122

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 20/04/2021

Publicado 20/04/2021 21:32



Blogs

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

A bordo do esporte

Tradicional regata Rolex Capri Napoli confirmada em maio

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯