Matérias | Geral


MARGENS DO ARIRIBÁ

Obra de contenção avança em vegetação e causa polêmica

Construtora faz “gabião” que foi autorizado pelos órgãos ambientais

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Corte de vegetação às margens do ribeirão causou revolta entre os vizinhos e nas redes

Um desmatamento às margens do ribeirão Ariribá, na rua Suécia, preocupa os moradores da praia Brava, em Itajaí. Na manhã de quinta-feira, algumas máquinas da CK 17 Incorporações derrubaram árvores nativas e chamaram a atenção da vizinhança.


“Precisamos descobrir como impedir que destruam esse paraíso. Esse é o rio que divide Balneário Camboriú e Itajaí, parece que vão desviar o rio para poder construir prédios”, acredita a moradora L.C.

Continua depois da publicidade



A prefeitura de Itajaí informou que a ação tem autorização do Instituto do Meio Ambiental (IMA), de Santa Catarina. A construtora está autorizada a fazer uma contenção das margens com um gabião - muro usado para estabilizar encostas e taludes.

O gerente de Desenvolvimento Ambiental, Frankie Luís Marin, do Ima de Itajaí, confirmou a autorização para a CK17. “Eles têm uma autorização para contenção de drenagem. Fazer o gabião para que a encosta não assoreie para dentro do rio”, informou o técnico.

Frankie explica que a empresa não tem qualquer tipo de autorização para  novas construções no local. Eles só podem fazer o gabião em um trecho do ribeirão, sem supressão de vegetação e sem represar o curso de água. “A autorização é apenas para obra de contenção. Eles só estão suprimindo o necessário de mata para entrar com as máquinas e fazer esse reparo”, informou.

Fiscalização

Continua depois da publicidade



Os fiscais do Ima estiveram no local e confirmaram que a empresa está agindo dentro do limite da licença. Após a finalização da obra, Frankie adianta que a construtora terá que documentar e enviar o relatório ao Ima comprovando que a obra atuou dentro do que foi autorizado.

Se houver qualquer tipo de ilegalidade, a empresa pode responder ao órgão ambiental. Os moradores que flagrarem qualquer irregularidade podem denunciar à ouvidoria de Santa Catarina no site www.ouvidoria.sc.gov.br ou pelo telefone 0800-6448500.

A secretaria de Urbanismo de Itajaí também confirmou que não há liberação para construção de prédios ou qualquer edificação naquele local.  A CK 17 é uma construtora com sede na avenida João Sacavem, no centro de Navegantes.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.206.122

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 20/04/2021

Publicado 20/04/2021 21:32



Blogs

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

A bordo do esporte

Tradicional regata Rolex Capri Napoli confirmada em maio

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯