Matérias | Geral


olho nos números

BC foi a cidade que mais investiu em saúde na região

BC destinou 32% do orçamento para a saúde pública, segundo os dados do TCE

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Lei da Responsabilidade Fiscal obriga que, no mínimo, 15% dos orçamentos dos municípios seja direcionado à saúde pública


As cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Luiz Alves, Penha, Porto Belo, Itajaí e Balneário Piçarras investiram mais de 20% dos seus orçamentos em saúde no ano de 2020. Balneário Camboriú foi o destaque entre as 11 cidades da Amfri ao investir R$ 162 milhões em saúde, o que representa 32,37% de toda a receita do município.


Esse valor representa mais que o dobro do investimento obrigatório previsto pela Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 15%.  Camboriú e Itapema fizeram investimentos na casa dos 19% e Ilhota foi a cidade que menos investiu na região, ficando em 16%.   

Continua depois da publicidade



Além de dinheiro destinado ao tratamento de pacientes de covid-19, Balneário informa que investiu na abertura da UPA do Bairro das Nações, com atendimento 24 horas por dia.

Recentemente, o centro de Diagnose ganhou um novo espaço, mais amplo, para melhor atender a população na hora de exames como ultrassom, eletrocardiograma, endoscopia, teste ergométrico e raio-X.  E foi implantado um sistema de tele consultoria pra qualificar os encaminhamentos e agilizar a lista de espera das especialidades como neurologia, cardiologia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia e dermatologia. 

Centro de covid

Balneário foi a primeira cidade da região a implantar um centro Municipal de Tratamento e Acolhimento a Covid. Há 34 leitos (30 pactuados e quatro mantidos pelo município) e 28 leitos clínicos, com uma unidade hospitalar exclusiva à pacientes com covid-19.

Continua depois da publicidade



O Centro de BC atende pacientes de toda a região. No local, é oferecido acompanhamento odontológico com cuidados durante a hospitalização para prevenir a pneumonia aspirativa, provocada pela ventilação mecânica. Mais de 1500 idosos já receberam esse acompanhamento pós- internação e 140 deles fazem sessões de fisioterapia em casa. 

Com a volta às aulas presenciais, um ambulatório foi montado dentro da secretaria de Educação para atender os trabalhadores das escolas com sintomas da covid-19. “O município tem investido na saúde e colocado em prática diversos programas e ações que estimulam o bem-estar de quem precisa utilizar a rede hospitalar ou as demais unidades de saúde. Compramos exames na rede particular, investimos na humanização do atendimento e aproximamos os serviços do cidadão”, diz o prefeito Fabricio Oliveira (Podemos).

Outro destaque, lembra o prefeito, é o leito exclusivo para testagem do coronavírus que foi colocado em funcionamento para atender prioritariamente os profissionais sintomáticos de saúde, segurança e assistência social que atuam na linha de frente da pandemia, mas também pacientes sintomáticos, encaminhados pela atenção básica e pela vigilância Epidemiológica.

Serviços para mulheres grávidas

As mulheres gestantes e puérperas internadas recebem atendimento dos profissionais de fisioterapia do hospital Municipal Ruth Cardoso. A ação rola desde o mês de julho de 2020.

O programa auxilia as mães que passam pelo período de gestação e no pós-parto, além de orientar sobre os cuidados necessários após a alta.

O hospita é líder na captação de órgãos em Santa Catarina, segundo dados do SC Transplantes, Central de Transplantes de Santa Catarina, setor responsável pela notificação, captação e distribuição de órgãos e tecidos no estado.

O hospital criou uma ala pediátrica prometendo atendimento de qualidade e humanizado às crianças. O pronto atendimento tem um acesso separado do atendimento adulto.

Na oferta de exames também há resultados positivos, informa o município. Não há fila de espera nos exames de tomografia. Um mutirão para cirurgias de catarata foi realizado e mais de 200 pacientes foram atendidos recentemente.

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.226.76.98

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 22/04/2021

Publicado 22/04/2021 22:04



Blogs

A bordo do esporte

The Ocean Race anuncia nova iniciativa sobre a mudança climática

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯