Matérias | Política


Santa Catarina 

Moisés será afastado e Daniela assumirá o governo temporariamente

Por 6 votos a 4, tribunal decidiu pelo prosseguimento do processo de impeachment

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Governador de Santa Catarina será afastado provisoriamente a partir do dia 30 de março (Foto: Murici Balbinot/Arquivo)

A sessão do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment de sexta-feira, que levou mais de 14 horas, avaliou a denúncia contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) no caso da compra dos respiradores, e decidiu, por seis votos a quatro, pelo início do processo de impedimento. Moisés será afastado do governo do estado de Santa Catarina a partir da próxima terça-feira, por até 120 dias, ou até o julgamento do mérito do processo. A vice, Daniela Reinehr, assumirá o comando de maneira temporária.

O próximo passo é o julgamento definitivo, agora com a produção de provas, oitiva de testemunhas, e avaliação do mérito, com data ainda a ser definida. O julgamento foi disputado voto a voto. Os cinco desembargadores do Tribunal votaram pelo prosseguimento da denúncia. Eles se juntaram ao voto do deputado Laércio Schuster (PSB), que também votou pela admissibilidade. Os outros quatro parlamentares decidiram pela absolvição do governador.

O resultado foi muito diferente do que ocorreu no julgamento de admissibilidade do primeiro processo - o do aumento de salário dos procuradores - quando aconteceu o contrário: a maioria dos desembargadores entendeu que Moisés era inocente enquanto os deputados decidiram pelo afastamento.



Dos quatro crimes de responsabilidade atribuídos a Moisés, apenas um restou: a ordenação de despesas sem as observâncias das prescrições legais no caso da compra dos respiradores. As acusações de crime de responsabilidade na tentativa de construção de um hospital de campanha de Itajaí, a suposta mentira à CPI dos respiradores, e a suposta omissão em punir os responsáveis pela compra dos equipamentos, fatos citados na denúncia inicial, foram desconsiderados pelo TJ.

Para os julgadores que decidiram pelo recebimento da representação, ficou claro que os fatos descritos na denúncia apontam para indícios de que Moisés sabia da compra dos respiradores.  

Esta é a segunda vez que Moisés é afastado da chefia do executivo estadual. No ano passado, entre outubro e novembro, o governador também foi afastado em função do processo de impeachment referente ao reajuste de salário dos procuradores do Estado. No julgamento definitivo, ele foi absolvido e retornou ao cargo.


Veja como votou cada um dos membros do tribunal (pelo acolhimento da denúncia):

Desembargadora Sônia Maria Schmitz - Sim

Deputado Marcos Vieira (PSDB) - Não

Desembargador Roberto Lucas Pacheco - Sim

Deputado José Milton Scheffer (PP) - Não

Desembargador Luiz Zanelato - Sim


Deputado Valdir Cobalchini (MDB) - Não

Desembargadora Rosane Portella Wolff (relatora) - Sim

Deputado Fabiano da Luz (PT) - Não

Desembargador Luiz Antônio Fornerolli - Sim


Deputado Laércio Schuster (PSB) - Sim

O teor dos votos

Após a manifestação dos advogados de acusação e de defesa, a relatora, a desembargadora Rosane Wolff, proferiu, por quase duas horas, o voto, no qual recomendou o acatamento da denúncia, excluindo a questão relacionada à tentativa da contratação do hospital de campanha de Itajaí.

Segunda julgadora a votar, a desembargadora Sonia Schmidt considerou que cabia julgar Moisés pela compra dos respiradores, descartando os demais pontos da denúncia. Ela reforçou a tese de que houve omissão do chefe do Executivo na questão dos respiradores.

O deputado Marcos Vieira (PSDB) foi o primeiro parlamentar a apresentar seu voto e rejeitou a denúncia. Ele considerou que ministério Público de Santa Catarina e a polícia Federal afastaram a responsabilidade direta de Moisés na compra dos respiradores.

O desembargador Roberto Lucas Pacheco foi o quarto julgador a se manifestar e acatou a denúncia nos pontos referentes aos respiradores e à prestação de informações falsas à CPI. “Ainda que o ordenador direto da despesa tenha sido o secretário da Saúde, a omissão do governador deve ser considerada relevante”, afirmou o magistrado.

Na sequência, o deputado José Milton Scheffer (PP) votou contra o início do processo de impeachment e considerou Moisés vítima da “difícil tarefa de manter a governabilidade”. Para ele, o governante não tem como acompanhar detalhes de todos os processos de compras do Estado.


Sexto a se manifestar, o desembargador Luiz Zanelato votou pelo recebimento da denúncia na questão dos respiradores. Para ele, na condição de governador, Moisés não teria como fiscalizar todos os atos de seus subordinados diretos, mas, por ter conhecimento da compra dos ventiladores, o governador deveria ter agido.

Já era noite quando o deputado Valdir Cobalchini (MDB) votou contra o acolhimento da denúncia. Relator da comissão especial do impeachment na Alesc, o parlamentar afirmou que, da análise inicial da representação, em outubro, até hoje, procedimentos feitos pela polícia e pelo ministério Público apontaram que “não é possível afirmar com segurança que Carlos Moisés teve ciência dos aspectos mais específicos da compra dos respiradores.”

O deputado Fabiano da Luz (PT) foi o seguinte a votar. Ele relembrou que votou pela abertura do processo de impeachment e afirmou que decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no ministério Público e da polícia Federal o fizeram mudar de ideia. “Há de se ter cautela quando estamos com martelo [de juiz] na mão”, ponderou. “Noto a falta de provas da participação do governador, bem como que ele tenha se beneficiado dessa compra”, completou.

Penúltimo a se manifestar, o desembargador Luiz Fornerolli afirmou que decisões do MP e da PF não poderiam ser utilizadas no julgamento do impeachment, por se tratarem de outras investigações. O magistrado citou nove evidências que o levaram a votar pelo acolhimento da denúncia no caso dos respiradores e da prestação de informações falsas à CPI da Alesc. “Tenho enorme tristeza em chegar a essa conclusão, mas a função me impõe”, concluiu.

O último julgador a votar, deputado Laércio Schuster (PSB) definiu o placar pelo afastamento de Moisés e o prosseguimento do processo de impeachment. Ele afirmou que Moisés se colocou na posição de líder no combate à doença e, por isso, “deveria ter tido um zelo que não teve”. Para o parlamentar, há indícios suficientes para se processar o governador. “Por que deveríamos nos furtar de investigar?”, questionou Laércio.

 

 




Comentários:

Maria Inês Marks

27/03/2021 20:30

Na minha opinião o governador Moisés não sabendo ao certo que doença estava chegando, ninguém sabia, se precipitou na intensão de nada faltar aos catarinenses. Foi trapaceado por espertalhões e depois traido por políticos safados que querem o poder, pois colocaram no rolo até a vice. Do sr. Dep. que votou a favor do afastamento, logo saberemos.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.143.17.128

Últimas notícias

OPORTUNIDADE

Vestibular da UFSC e IFSC abre mais de 1000 vagas

BALNEÁRIO

Feira da construção civil reunirá 150 expositores no Expocentro

ITAJAÍ

Mãe de aluna denuncia falta de vigilante em creche onde arma de segurança foi roubada

Cultura

Último sebo da região fecha as portas após 22 anos de história

VIOLÊNCIA

Marido bêbado dá socos e tapas na esposa em Camboriú

ITAJAÍ

Estuprador que se escondeu em Itajaí é preso pela Federal

Olha a bandidagem 

Golpistas usam antigo número do DIARINHO para enganar leitores

PENHA

Mãe e seis doguinhos abandonados são resgatados em Penha

Nova C&A

5 dicas pra renovar o guarda-roupa com peças a partir de R$ 89,90

Série B

Após reformulação no elenco, Chapecoense recebe o Ituano na estreia da Série B



Colunistas

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação