Matérias | Especial


Litoral

O sonho de morar na praia e o investimento em qualidade de vida

Empreendimentos arrojados e paisagens naturais são os diferenciais

Especial Construção Civil [construcaocivilsc@gmail.com]

Morar na praia é um sonho de consumo que vem se tornando cada vez mais realidade. Essa tendência se consolida pela melhora da infraestrutura dos municípios litorâneos, pelo aumento no padrão dos imóveis e também pela mudança de hábitos dos brasileiros. Os municípios costeiros não agregam todas as comodidades de uma metrópole, mas têm qualidade de vida. Item cada vez mais apreciado. Diante dessa realidade, cidades como Balneário Camboriú e Itajaí se tornaram fonte de inspiração para quem procura um imóvel na praia e busca infraestrutura e mobilidade urbana.

O cartão postal urbano da região [com seus modernos e arrojados condomínios], em conjunto com as paisagens naturais e áreas de mata atlântica nativa preservada que a região oferece, aliadas à orla de areias claras e águas cristalinas, fazem do litoral norte catarinense um dos principais destinos turísticos do Brasil. Inclusive, procurado por um terço dos estrangeiros que visitam o país em viagens de lazer.

Essas características auxiliam no desenvolvimento da região, fazendo com que o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais valorizados do Brasil. A região conta com empreendimentos de ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O cartão postal urbano da região [com seus modernos e arrojados condomínios], em conjunto com as paisagens naturais e áreas de mata atlântica nativa preservada que a região oferece, aliadas à orla de areias claras e águas cristalinas, fazem do litoral norte catarinense um dos principais destinos turísticos do Brasil. Inclusive, procurado por um terço dos estrangeiros que visitam o país em viagens de lazer.

Essas características auxiliam no desenvolvimento da região, fazendo com que o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais valorizados do Brasil. A região conta com empreendimentos de alto padrão prontos para morar ou em construção. “É significativo o aquecimento nas vendas do segundo semestre do ano passado para cá, com maior procura pelos apartamentos à beira-mar”, diz o especialista em mercado da Tonadri Conexões Imobiliárias, de Balneário Camboriú, José Antônio Roncaglio.



Esse avanço foi alavancado pela queda na taxa de juros para 2% ao ano [2020] e também pelo fenômeno da pandemia. “A necessidade de isolamento social fez com que as pessoas ficassem mais em casa, e esse fator despertou a necessidade de mudança para apartamentos maiores e melhores”, explica Roncaglio. Aliado a isso, vem o fator investimento. “O mercado imobiliário continua sendo o investimento mais seguro e rentável”, opina.

Inclusive, esse cenário fez com que muitas incorporadoras antecipassem lançamentos para atender a crescente demanda. Realidade que tende a melhorar com investimentos do poder público em infraestrutura urbana e também pelo alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú. Roncaglio também defende a revitalização do calçadão como crucial.

O arquiteto e coordenador do Curso de Arquitetura da Univali, Carlos Alberto Barbosa de Souza, diz que Balneário Camboriú é conhecida nacionalmente e mesmo no exterior pela qualidade e pujança de sua economia e, principalmente, pelos aspectos que englobam a forte indústria da construção civil. “As edificações de grande altura na beira do mar são também exemplos estudados no mundo de engenharia. A grande densidade que a cidade apresenta lhe dá uma vida urbana invejável, que não acontece em outros lugares”, avalia o professor.


Por outro lado, segundo o arquiteto, estes fatores são finitos, pois dependem do território, e Balneário Camboriú é um dos menores municípios do estado. “A cidade deveria repensar sua matriz econômica e também sua ocupação territorial. Roncaglio vai mais longe e defende a implementação do masterplan desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura Jaime Lerner para a cidade e mais investimentos em infraestrutura básica. “A iniciativa privada vem fazendo a lição de casa e investindo em equipamentos turísticos que agregam valor ao destino. O poder público também precisa fazer sua parte.”

Mais de 1,33 milhão de m² em obras

A construção civil em Balneário Camboriú teve mais de 1,33 milhão de metros quadrados em projetos aprovados nos últimos cinco anos. O maior número foi registrado em 2019 [388,98 mil metros quadrados]. No ano passado foram aprovados 372,66 mil e, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 45,37 mil metros quadrados.

“Somos uma cidade verticalizada e isso traz muitos benefícios, como o desenvolvimento do setor de serviços ao redor das regiões já consolidadas”, diz o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Balneário Camboriú, Nelson Nitz. A preservação das áreas verdes no entorno da cidade [que evita a migração para as regiões periféricas] e a possibilidade da concentração de investimentos em infraestrutura, são apontados por Nitz como fatores que contribuem para o crescimento do setor na cidade.

Viver bem é uma tendência

Viver perto da praia pode garantir menos poluição visual e sonora e significativa redução no estresse diário, mas sem monotonia. Essa vem sendo a opção de moradores de grandes cidades. Estatísticas publicadas pela Datastore, especializada em pesquisas de demanda para o setor imobiliário, confirmam a tendência.

Em 2019, a intenção de compra para imóveis no litoral era de 20% [com 31% optando pela compra em até 12 meses]. Em 2020, a empresa registrou número parecido na intenção de compra, de 21%, mas com 47% dispostos a compra imediata. O principal motivo é que a casa de praia assumiu papel duplo – lazer e moradia definitiva.


Ainda segundo os estudos divulgados pela Datastore, as cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí aparecem como polos regionais de produtos de segunda residência, ao lado de Torres e Capão da Canoa/RS, e praias do litoral norte paulista, litoral sul carioca e litoral norte baiano.

A consultoria destaca que essa clientela é formada por pessoas com renda consolidada e que não têm mais necessidade de morar perto do trabalho, ou seja, “um grupo que trabalha com serviços e tem necessidades mínimas de encontros presenciais para produzir sua renda.”




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.17.74.153

Últimas notícias

#tánoDIARINHO

“Celular não é brinquedo”, alerta neuropediatra

mais esportivo

Novo Audi S3 está disponível na Europa

ATENÇÃO!

BR 470 terá interrupções no trânsito durante o fim de semana

Joia

Lamborghini lança novo superesportivo

ITAJAÍ

Justiça autoriza liberdade provisória de Fábio Negão

SAÚDE

Anvisa veta a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil

ESTACA ZERO

Governo suspende edital das alças da Antônio Heil

BOMBINHAS

Empreiteiro morre ao cair de andaime

BR 101

Traficante que trazia 135 kg de maconha pra BC é presa; veja o vídeo

CONFIRMAÇÃO

BC tem a segunda morte por dengue de 2024



Colunistas

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação