Matérias | Geral


Pandemia na região

Mais UTIs e abertura do Madre Teresa

Prefeitos da Amfri se reuniram com o secretário de estado da saúde. No Marieta, 25 leitos poderão ser transformados em UTI

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Hospitais de Itajaí e Balneário (foto), ontem, não tinham mais leitos disponíveis para UTI {Foto: João Batista}


Em reunião na sede da Amfri, em Itajaí, o secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, prometeu ativar novos leitos de retaguarda e abrir novas UTIs nos hospitais da região. Também foi discutida a entrega do complexo Hospitalar Madre Teresa, no hospital Marieta Konder Bornhausen, em até 90 dias, e ampliação da capacidade de atendimento no centro Municipal de Covid de Balneário Camboriú.

O secretário se reuniu com prefeitos da região da Amfri durante à tarde, em roteiro que incluiu uma visita ao Marieta. Ele avaliou que a abertura de novos leitos de retaguarda na região vai permitir que os hospitais Marieta, em Itajaí, e o Ruth Cardoso, em Balneário, ofertem mais serviços de alta complexidade.

De acordo com o presidente da Amfri e prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, levantamento será entregue terça-feira à secretaria estadual de Saúde com vistas à habilitação de leitos em hospitais de retaguarda e ativação de novas UTIs. O custeio dos recursos foi garantido pelo estado. “Temos essa garantia de pagamento e os municípios da Amfri irão cobrar para que seja o mais breve possível”, destacou Emerson. Outro compromisso da reunião foi que o complexo Madre Teresa, junto ao Marieta, seja concluído e entre em operação dentro de três meses.



A ampliação do atendimento e o custeio do Ruth Cardoso e do centro Municipal de Covid de Balneário também foi solicitada pelo município. Para outros hospitais da região, o pedido foi pela entrega de novos leitos de enfermaria.

O secretário disse que o governo estadual está mobilizando todos os esforços para reverter a situação do aumento dos casos de coronavírus. Ele afirmou que a prioridade é aumentar o número de leitos e melhorar ações no enfrentamento à doença, com diagnóstico precoce, tratamento imediato, monitoramento e rastreabilidade.

Ele reconheceu que o momento é delicado e que as soluções precisam ser construídas em parcerias com os municípios. “Precisamos organizar a região para que a situação não se agrave, assim como foi no oeste. Estamos oferecendo apoio com o custeio de leitos de retaguarda covid para todos os hospitais do estado que tiverem interesse”, avaliou.


O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), falou sobre o encontro dos prefeitos com o secretário. Ele  participa do “Papo do Dia”, podcast do DIARINHO. "A palavra de ordem para o estado é leito de hospital”, resume o prefeito. Acesse a entrevista completa no link: https://diarinho.net/podcast/66

Hospitais com 100% de lotação

Os hospitais Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e o centro Municipal de Covid de Balneário Camboriú, chegaram ontem a 100% de lotação dos leitos de UTI para pacientes infectados. Juntas, as duas unidades somam cem leitos intensivos e todos ficaram ocupados durante o dia. 

A lotação em Balneário ocorreu à tarde. Até o início da noite não havia pacientes em espera, segundo o hospital, mas no caso de necessidade os pacientes seriam transferidos para outros hospitais. A situação também era crítica na internação clínica do centro de covid, com 17 dos 20 leitos ocupados.

Em Itajaí, a lotação no Marieta já aparecia pela manhã, com os 70 leitos ocupados. Durante a visita do secretário estadual de Saúde, a direção do hospital e a prefeitura discutiram a alternativa de transformar 25 leitos de enfermaria do Marieta em UTI Covid, além de acordo para novos leitos de retaguarda no hospital.


A abertura de leitos de UTI vai depender do término das obras, o que pode levar até  90 dias, segundo a gestão do Marieta. No novo prédio haveria capacidade de instalar 40 novos leitos de UTI e outros 60 de enfermaria. A entrega do complexo se arrasta há longos anos. No ano passado, durante o primeiro pico da pandemia, a obra tinha sido prometida pra setembro.

Doença está “fora de controle” em SC

Boletim de monitoramento da pandemia feito pela UFSC, válido até sexta-feira passada, indica que a situação da covid-19 se agravou nas últimas semanas e que “a doença está fora de controle” no estado de Santa Catarina.

O relatório mostra que o agravamento da pandemia nas regiões Oeste e de Florianópolis alcançou também a foz do Rio Itajaí, com maior taxa de contaminação em Balneário Camboriú. Em Itajaí, o alerta foi pra a taxa de letalidade (2%), a maior entre as 10 cidades com mais mortes pelo vírus no estado.


Itajaí e Balneário também estão no grupo de cinco cidades que vem mantendo uma trajetória crescente de contaminação sempre perto da média estadual desde o início do ano. Em outras cidades, o contágio se acelerou nas últimas semanas.

O número de casos ativos no estado bateu novo recorde na sexta-feira passada, somando mais de 35 mil infectados, a maior marca desde o início da pandemia. “No mês de fevereiro rolou uma verdadeira explosão dos casos ativos com taxas de crescimento que nunca tinham sido vistas ao longo de quase um ano de pandemia”, diz o relatório.

Considerando a alta taxa de ocupação hospitalar e o ritmo lento da vacinação, o boletim solicita medidas mais efetivas dos governos pra achatar a curva de contágio.

“Diante  do descontrole da doença no estado, o governo resiste em tomar medidas efetivas visando controlar melhor a pandemia. E tudo isso sendo feito com o apoio de setores empresariais mais preocupados com os lucros de seus negócios do que com a saúde da população catarinense”, acusa o professor Lauro Mattei, coordenador do estudo.

Já há fila por vagas de UTIs

A ocupação dos leitos de UTI no estado bateu recorde ontem, com taxa de 99,38% pela manhã. Do total de 803 leitos ativos pra covid-19 em Santa Catarina, apenas cinco estavam disponíveis. Até ontem, eram ao menos 228 pessoas esperando uma vaga nos hospitais, aguardando a transferência. Na região da Amfri teria oito pacientes na fila por leitos.


O estado informou que está fortalecendo a rede de atenção hospitalar com a chegada de uma equipe da organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da organização Mundial de Saúde (OMS). Além de acordo para ativação de 170 novos leitos de UTI, o governo estadual também cobra a reativação de UTIs que foram fechadas em outubro.

São mais de 200 leitos que, apesar de custeio garantido, ainda seguem desativados pelos hospitais. Segundo a secretaria estadual de Saúde, os pacientes que aguardam transferência estão sendo cuidados por médicos em unidades de saúde. O governo do Espírito Santo anunciou ontem que abriria 15 leitos pra receber pacientes de Santa Catarina.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.137.170.183

Últimas notícias

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

BC ganha “point” para consertos gratuitos de bikes

Polêmica dos livros

Prefeita de SC que jogou livros da biblioteca no lixo será investigada pelo Ministério Público

#tánoDIARINHO

“Celular não é brinquedo”, alerta neuropediatra

mais esportivo

Novo Audi S3 está disponível na Europa

ATENÇÃO!

BR 470 terá interrupções no trânsito durante o fim de semana

Joia

Lamborghini lança novo superesportivo

ITAJAÍ

Justiça autoriza liberdade provisória de Fábio Negão

SAÚDE

Anvisa veta a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil

ESTACA ZERO

Governo suspende edital das alças da Antônio Heil

BOMBINHAS

Empreiteiro morre ao cair de andaime



Colunistas

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação