Matérias | Geral


ano inteiro

Plano de turismo de Balneário Camboriú prevê supertemporada a partir de julho

Projeto BC 4 Estações quer garantir atrações turísticas de janeiro a janeiro. Licitação do centro de eventos será lançada semana que vem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Planejamento está integrado a obras como a revitalização da orla e a criação de novos parques {Foto: João Batista}


O plano de retomada do turismo em Balneário Camboriú prevê uma “supertemporada” de nove meses a partir de julho deste ano até março de 2022. A proposta busca atrair os turistas para a cidade e recuperar os prejuízos sofridos pelo setor com a pandemia. O projeto foi apresentado na manhã dessa terça-feira pela secretaria de Turismo, dentro de um pacote de ações que planeja atrações turísticas o ano inteiro.


O calendário da supertemporada terá o lançamento de roteiros inéditos entre julho e agosto, incluindo uma remodelação do tradicional Encontro dos Amigos e do festival gastronômico Balneário Saboroso. Entre as principais atrações está a realização de uma regata internacional, com cinco dias em julho, marcando o mês de aniversário da cidade. A programação prevê circuito com volta na ilha das Cabras e presença do navegador Amyr Klink e o do velejador Lars Grael.

Em setembro, é previsto o festival da Primavera, com atrações sempre aos fins de semana. Para outubro, o município que estimular o turista a curtir as opções diurnas de passeios em Balneário. Na programação está a realização de maratonas temáticas, arraial do Bom Sucesso no bairro da Barra, a recepção de eventos da Red Bull e o incentivo pra que a cidade seja destino para festas de casamentos.

Entre novembro e dezembro, BC terá diversas ações, entre decoração, concursos e atividades artísticas para celebrar o natal, com projetos também para incrementar o réveillon. Entre janeiro e março, serão focados projetos de verão e do carnaval. O munícipio quer estimular o carnaval de blocos, nas casas noturnas e com programações para a família.

De acordo com o secretário de Turismo de Balneário, Geninho Góes, o cronograma da supertemporada poderá ser alterado, conforme as condições da pandemia. Ele destacou que, nesse momento, o importante é ter um plano para a retomada. “Se em julho não acontecer, a gente prorroga pra dois meses mais. Aquilo que a gente puder protelar, a gente vai protelar, mas a gente precisa ter um plano para, quando isso passar, saber o que fazer”, ressalta.

21 motivos para vir

A reestrutruração do turismo em Balneário passa pela integração do setor com outras secretarias, incluindo obras, educação e esportes, além de parcerias com empresas e entidades, segundo anunciou o secretário. O projeto BC 4 Estações, apresentado ontem, soma 21 ações para que os turistas tenham motivos para visitar a cidade o ano inteiro. Conforme o secretário de Turismo, o plano será importante pra preparar o setor na retomada pós-pandemia.

A secretaria quer trazer pra cidade novos roteiros que permitam experiências únicas aos turistas, inspirados em atrações de outras cidades no Brasil e no mundo. Entre as propostas estão passeios de barco pelo rio Camboriú, jantares românticos nas alturas  em atrações como a roda gigante, Cristo Luz e parque Unipraias, balada móvel em ônibus que fará circuito por quatro casas noturnas, restaurantes temáticos, massagem na praia, roteiros de luxo, galerias de arte ao ar livre e roteiro de arte urbana.

Algumas dessas atrações serviriam para incentivar os passageiros de cruzeiros a ficar em Balneário durante a parada dos navios. O plano também prevê a divulgação da cidade por meio de painéis que servirão de cenários para os visitantes tirarem fotos para as redes sociais, estimular a produção de filmes com os cenários de Balneário e atração de artistas e famosos que promovem a cidade como destino.

Obras de infraestrutura e novos investimentos

Ainda com as restrições da pandemia, a secretaria de Turismo pretende começar a executar as ações com a capacitação do setor, treinamento, campanhas, reunião com parceiros, formulação de projetos e a captação de recursos. Uma nova sinalização turística está entre as prioridades.

O prefeito Fabrício Oliveira destacou que as ações no turismo estão ligadas às medidas do governo para o desenvolvimento econômico, incluindo grandes obras de infraestrutura e investimentos. Em março, está previsto o projeto de reestruturação da praia Central, com o alargamento da faixa de areia.

Nesse ano ainda deve iniciar o projeto do parque linear do rio Camboriú, que terá integração com o mercado público no bairro da Barra e ligação com a abertura do binário da 4ª avenida até a Barra Sul. O município também vai estimular a construção de novos parques. Duas atrações temáticas devem ser anunciadas em breve.

Projetos de ecoturismo também estão previstos na praia de Taquarinhas e na antiga pedreira na morraria das praias agrestes, locais que a prefeitura pretende transformar em parques municipais. As ações de desenvolvimento por bairros e regiões estão dentro das diretrizes elaboradas pelo Masterplan, feito pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, ainda a ser apresentado em audiência pública.

“Nós estamos enfrentando uma crise severa, as nossas condições sanitárias ainda precisam ser enfrentadas e precisam ter soluções, mas é bem verdade que nós também precisamos nos organizar com relação ao que nós queremos para Balneário Camboriú no futuro”, ressaltou o prefeito.

Concessão do centro de eventos

A abertura do centro de Eventos de Balneário Camboriú está nos planos do município para estimular o turismo de negócios. A prefeitura aguarda o lançamento de uma nova licitação da concessão do espaço pelo Estado, com previsão para o dia 5 de março, conforme o secretário estadual de Turismo, Mané Ferrari, informou ao prefeito Fabrício Oliveira na segunda-feira.

A primeira licitação feita pelo estado terminou sem interessados no fim do ano passado. Os critérios e exigências da concessão passaram por ajustes visando o relançamento do edital. A expectativa é que dessa vez a proposta atraia empresas interessadas.

“O secretário [Mané Ferrari] comentou que já há uma procura e isso é muito positivo. Estamos num momento diferente agora. A vinda da vacina acabou dando um otimismo maior”, avalia o prefeito.

O centro de Eventos poderá receber o nome do empresário Júlio Tedesco, que faleceu na sexta-feira passada por complicações da covid-19. A sugestão foi dada à Santur e encaminhada ao governador Carlos Moisés.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.237.178.91

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Presidente da Amfri fala sobre a ampliação dos leitos de UTI pra covid na região

Publicado 02/03/2021 23:27



Blogs

Blog do JC

Ponte Itajaí - Navegantes

Blog da Ale Francoise

Folha de louro e seus benefícios

A bordo do esporte

Dupla brasileira da NACRA faz desafio diferente em SC

Blog Clique Diário

Hora colorida - Crepúsculo

Blog da Jackie

Coluna do impresso

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: entenda como funciona!



Entrevistão

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 1)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 1)

Itajaí

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Porto Belo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯