Matérias | Geral


ano inteiro

Plano de turismo de Balneário Camboriú prevê supertemporada a partir de julho

Projeto BC 4 Estações quer garantir atrações turísticas de janeiro a janeiro. Licitação do centro de eventos será lançada semana que vem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Planejamento está integrado a obras como a revitalização da orla e a criação de novos parques {Foto: João Batista}


O plano de retomada do turismo em Balneário Camboriú prevê uma “supertemporada” de nove meses a partir de julho deste ano até março de 2022. A proposta busca atrair os turistas para a cidade e recuperar os prejuízos sofridos pelo setor com a pandemia. O projeto foi apresentado na manhã dessa terça-feira pela secretaria de Turismo, dentro de um pacote de ações que planeja atrações turísticas o ano inteiro.

O calendário da supertemporada terá o lançamento de roteiros inéditos entre julho e agosto, incluindo uma remodelação do tradicional Encontro dos Amigos e do festival gastronômico Balneário Saboroso. Entre as principais atrações está a realização de uma regata internacional, com cinco dias em julho, marcando o mês de aniversário da cidade. A programação prevê circuito com volta na ilha das Cabras e presença do navegador Amyr Klink e o do velejador Lars Grael.

Em setembro, é previsto o festival da Primavera, com atrações sempre aos fins de semana. Para outubro, o município que estimular o turista a curtir as opções diurnas de passeios em Balneário. Na programação está a realização de maratonas temáticas, arraial do Bom Sucesso no bairro da Barra, a recepção de eventos da Red Bull e o incentivo pra que a cidade seja destino para festas de casamentos.



Entre novembro e dezembro, BC terá diversas ações, entre decoração, concursos e atividades artísticas para celebrar o natal, com projetos também para incrementar o réveillon. Entre janeiro e março, serão focados projetos de verão e do carnaval. O munícipio quer estimular o carnaval de blocos, nas casas noturnas e com programações para a família.

De acordo com o secretário de Turismo de Balneário, Geninho Góes, o cronograma da supertemporada poderá ser alterado, conforme as condições da pandemia. Ele destacou que, nesse momento, o importante é ter um plano para a retomada. “Se em julho não acontecer, a gente prorroga pra dois meses mais. Aquilo que a gente puder protelar, a gente vai protelar, mas a gente precisa ter um plano para, quando isso passar, saber o que fazer”, ressalta.

21 motivos para vir


A reestrutruração do turismo em Balneário passa pela integração do setor com outras secretarias, incluindo obras, educação e esportes, além de parcerias com empresas e entidades, segundo anunciou o secretário. O projeto BC 4 Estações, apresentado ontem, soma 21 ações para que os turistas tenham motivos para visitar a cidade o ano inteiro. Conforme o secretário de Turismo, o plano será importante pra preparar o setor na retomada pós-pandemia.

A secretaria quer trazer pra cidade novos roteiros que permitam experiências únicas aos turistas, inspirados em atrações de outras cidades no Brasil e no mundo. Entre as propostas estão passeios de barco pelo rio Camboriú, jantares românticos nas alturas  em atrações como a roda gigante, Cristo Luz e parque Unipraias, balada móvel em ônibus que fará circuito por quatro casas noturnas, restaurantes temáticos, massagem na praia, roteiros de luxo, galerias de arte ao ar livre e roteiro de arte urbana.

Algumas dessas atrações serviriam para incentivar os passageiros de cruzeiros a ficar em Balneário durante a parada dos navios. O plano também prevê a divulgação da cidade por meio de painéis que servirão de cenários para os visitantes tirarem fotos para as redes sociais, estimular a produção de filmes com os cenários de Balneário e atração de artistas e famosos que promovem a cidade como destino.

Obras de infraestrutura e novos investimentos

Ainda com as restrições da pandemia, a secretaria de Turismo pretende começar a executar as ações com a capacitação do setor, treinamento, campanhas, reunião com parceiros, formulação de projetos e a captação de recursos. Uma nova sinalização turística está entre as prioridades.


O prefeito Fabrício Oliveira destacou que as ações no turismo estão ligadas às medidas do governo para o desenvolvimento econômico, incluindo grandes obras de infraestrutura e investimentos. Em março, está previsto o projeto de reestruturação da praia Central, com o alargamento da faixa de areia.

Nesse ano ainda deve iniciar o projeto do parque linear do rio Camboriú, que terá integração com o mercado público no bairro da Barra e ligação com a abertura do binário da 4ª avenida até a Barra Sul. O município também vai estimular a construção de novos parques. Duas atrações temáticas devem ser anunciadas em breve.

Projetos de ecoturismo também estão previstos na praia de Taquarinhas e na antiga pedreira na morraria das praias agrestes, locais que a prefeitura pretende transformar em parques municipais. As ações de desenvolvimento por bairros e regiões estão dentro das diretrizes elaboradas pelo Masterplan, feito pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, ainda a ser apresentado em audiência pública.

“Nós estamos enfrentando uma crise severa, as nossas condições sanitárias ainda precisam ser enfrentadas e precisam ter soluções, mas é bem verdade que nós também precisamos nos organizar com relação ao que nós queremos para Balneário Camboriú no futuro”, ressaltou o prefeito.


Concessão do centro de eventos

A abertura do centro de Eventos de Balneário Camboriú está nos planos do município para estimular o turismo de negócios. A prefeitura aguarda o lançamento de uma nova licitação da concessão do espaço pelo Estado, com previsão para o dia 5 de março, conforme o secretário estadual de Turismo, Mané Ferrari, informou ao prefeito Fabrício Oliveira na segunda-feira.

A primeira licitação feita pelo estado terminou sem interessados no fim do ano passado. Os critérios e exigências da concessão passaram por ajustes visando o relançamento do edital. A expectativa é que dessa vez a proposta atraia empresas interessadas.

“O secretário [Mané Ferrari] comentou que já há uma procura e isso é muito positivo. Estamos num momento diferente agora. A vinda da vacina acabou dando um otimismo maior”, avalia o prefeito.

O centro de Eventos poderá receber o nome do empresário Júlio Tedesco, que faleceu na sexta-feira passada por complicações da covid-19. A sugestão foi dada à Santur e encaminhada ao governador Carlos Moisés.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.119.213.235

Últimas notícias

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

Dengue

Vacinação chega a pessoas de até 59 anos

RElâmpago italiano

Maserati revela primeiro carro elétrico conversível de luxo

AEGEA

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Brasileiro

Avaí visita o Operário-PR na estreia da Série B

TRISTEZA

Mulher morre afogada em festa de casamento

Caiu!

Técnico Thiago Carpini é demitido pelo São Paulo

ITAJAÍ

Portuários protestam contra terceirização da mão de obra

ITAJAÍ

Ex-funcionário da drogaria Catarinense morre com suspeita de dengue

Polêmica

Técnicos deixam o Camboriú Futsal e equipe abandona o Catarinense antes da estreia



Colunistas

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação