Matérias | Especial


fevereiro

Aulas recomeçam nas redes pública e privada

Os modelos anunciam a modalidade presencial, remota e a híbrida, essa última intercala as aulas virtuais e presenciais

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Depois de um 2020 de muitas dúvidas com a retomada das aulas presenciais devido a pandemia de covid-19, o ano letivo inicia na região em fevereiro próximo. Desde dezembro do ano passado, o governo do estado de Santa Catarina considerou, via lei, a educação como serviço essencial diante de um evento de calamidade pública.

Com isso, as unidades públicas e particulares de ensino iniciam suas aulas em fevereiro e três modelos de ensino [presencial, remoto e híbrido] poderão ser adotados. Porém, mesmo com um rígido protocolo de segurança implementado pelo governo estadual por meio de decreto, a volta às aulas ainda divide opiniões.

“Acho que as aulas deveriam ter sido retomadas antes. As escolas vão adotar as medidas de segurança necessárias para evitar a contaminação das crianças”, diz Antônio Marcos, que tem três filhos matriculados em uma escola particular de Itajaí.



Opinião compartilhada por Eduardo Soares: “está tudo liberado. Porque não liberar as aulas”. Já Adalberto pensa diferente. “Meu filho vai continuar no sistema remoto enquanto for possível. Temos pessoas de grupos de risco na família e as crianças acabam sendo um vetor,” alega.

Além de alguns pais não se sentirem seguros com o modelo presencial, há profissionais da educação que veem o momento de retomada como inadequado. Adércia Bezerra Hostin, presidente do sindicato dos Professores de Itajaí e Região (Sinpro), diz que a entidade se posiciona contra o retorno. “Principalmente porque temos conhecimento das dificuldades das instituições de ensino, mesmo as privadas, em cumprir o protocolo sanitário,” justifica.

O crescimento dos casos de contaminação e de óbitos preocupam Adércia. “O aumento de pessoas na rua em decorrência da volta das aulas, certamente, vai se transformar num agente multiplicador no número de casos”, acrescenta.


A dirigente critica a falta de gerenciamento da crise sanitária por parte do governo federal. “É uma realidade que muitos precisam das escolas e creches em funcionamento porque não têm onde deixar as crianças. Mas isso é uma questão da ordem estrutural, do âmbito da assistência à população neste momento pandêmico, que não foi gerenciado com eficiência e clareza.”

O Sinpro-SC, juntamente com o sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte-SC) e outras entidades sindicais ligadas à educação, está elaborado um documento para entregar aos órgãos governamentais e apresentar à sociedade na próxima semana, para o não retorno das aulas presenciais. O documento está sendo elaborado de forma conjunta e está em discussão.

O sindicato das Escolas Particulares de SC (Sinepe), que representa 1,3 mil unidades privadas com mais de 500 mil alunos matriculados, diz que segundo a legislação, a escola particular tem autonomia no cumprimento da carga horária e dias letivos anuais.

“Como há autonomia, cada escola estabelece o calendário adequado às suas necessidades”, diz o presidente Aldo Granjeiro. Ele defende a flexibilidade [com a adoção do ensino híbrido], ao mesmo tempo em que diz que a lei 18.032 [que estabelece as normas para as aulas presenciais em 2021] e a portaria 983 [que regulamentou a referida lei], estabelecem claramente as diretrizes, liberando o funcionamento de todas as escolas de todos os níveis e graus.

Granjeiro diz ainda que a prioridade no momento é atender a população estudantil seguindo com rigor as normas de segurança e higiene e que nas regiões liberadas as escolas poderão manter aulas em até 100% dos alunos, desde que tenham espaço físico para cumprir com o distanciamento social  estabelecido.


Prefeituras e o estado de SC optam pelo modelo híbrido

A rede Estadual de Ensino inicia o ano letivo em 18 de fevereiro, a quinta-feira da semana do fim do carnaval. São mais de 520 mil alunos matriculados em mais de mil unidades escolares que voltam às aulas em modelos distintos. O primeiro modelo prevê aulas presenciais todos os dias. Será adotado pelas escolas em que o tamanho das salas de aula comportar o atendimento dos alunos respeitando o distanciamento social.

No segundo modelo, os alunos terão o regime de alternância dividindo o tempo  entre as aulas virtuais e as presenciais. As turmas serão divididas para atender a capacidade conforme a possibilidade de distanciamento social. Nesse modelo haverá atendimento presencial de duas a três vezes por semana nos anos iniciais e todos os dias da semana para os anos finais e ensino médio. Já o terceiro modelo previsto pelo estado, com aulas 100% remotas, será aplicado aos estudantes que integram grupos de risco ou aqueles cujos pais optarem pelo ensino remoto. Esses alunos serão agrupados em escolas polo.

A rede Municipal de Ensino de Itajaí inicia as aulas em 8 de fevereiro. A retomada será de forma escalonada, ou seja, alternando aulas presenciais e on-line. Cada unidade escolar do município já tem seu Plano de Contingência aprovado com as medidas sanitárias necessárias para o retorno das atividades. “É importante destacar que todos os protocolos de segurança estão sendo respeitados”, informa a secretaria de Saúde.


Os pais vão poder optar se querem aula presencial ou somente on-line. O município conta com 35 mil alunos distribuídos em 115 unidades escolares.

Em Balneário Camboriú o ano letivo da rede municipal inicia em 18 de fevereiro, com encerramento previsto para 10 de dezembro. As datas foram definidas pela secretaria de Educação e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação (Conseme). O modelo adotado é o híbrido. No caso dos professores, o retorno acontece 10 dias antes, para a preparação das unidades escolares e adequação aos Planos de Contingência.

Em Navegantes a retomada das aulas está prevista para 10 de fevereiro, também mesclando atividades presenciais e remotas. Os professores retomam as atividades uma semana antes. São 50 escolas municipais com mais de 15,5 mil alunos matriculados.

Em Balneário Piçarras a volta às aulas na rede municipal ocorre em 18 de fevereiro. A decisão acompanha o calendário da secretaria de Estado da Educação e foi tomada em conjunto com a associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí e Federação Catarinense dos Municípios.

A rede municipal de Penha inicia as aulas, também, no dia 18 de fevereiro. O ensino será híbrido e escalonado. A secretária de educação e vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino, diz que o planejamento envolve um novo desenho do espaço escolar e levando em consideração o transporte escolar.

Camboriú também já definiu a data pra iniciar o ano letivo na rede municipal. O retorno dos professores está previsto pro dia 8 de fevereiro. Já o retorno das aulas presenciais está previsto pro dia 18 de fevereiro. O formato e detalhes da retomada ainda estão sendo debatidos. Camboriú ainda não definiu o modelo de retomada.


Em Porto Belo, as aulas na rede municipal retornarão no dia 17 de fevereiro e serão no sistema híbrido. Itapema tem previsão de retorno das aulas dia 18 de fevereiro na rede municipal. O modelo adotado será o híbrido. A família poderá escolher se vai mandar ou não o aluno pras aulas presenciais.

Já em Bombinhas as aulas  na rede municipal começam apenas dia 24 de fevereiro. O município ainda não decidiu como será o modelo  de aulas oferecido.

Unificado

Aulas presenciais em 1º de fevereiro para o ensino infantil e em 8 de fevereiro para os ensinos fundamental, médio e terceirão. Serão aulas diárias e presenciais.  São cerca de três mil alunos nas oito unidades do Unificado. Também há a possibilidade de aulas remotas se as famílias preferirem. 

Aplicação da Univali

A partir de 8 de fevereiro, há atividades remotas de avaliação diagnóstica, recuperação de conteúdo e treinamento dos protocolos sanitários. A retomada das aulas ocorre  em 18 de fevereiro, com aulas  escalonadas entre presenciais e remotas para todos as etapas de ensino.  As datas para o início das aulas presenciais da graduação ainda não estão definidas. Para as aulas presenciais, a organização prevê um grupo no modo presencial e outro no modo remoto.  O CAU conta com 1120 alunos matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio.

Salesiano

Aulas a partir do dia 17 de fevereiro, no período vespertino, para os alunos do ensino infantil e turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. No dia 18, no período matutino, começam as aulas das turmas finais do ensino fundamental e ensino médio. 

Para as turmas do ensino infantil e primeiro ano, o colégio informa que não haverá rodízio de alunos nas aulas presenciais. Já a partir do segundo ano do fundamental, terá rodízio com aulas simultâneas: uma parte da turma vai para escola e a outra acompanha de casa.  O colégio atende 1540 alunos.

São José

A partir de 1º de fevereiro aulas para os cerca de 1,1 mil alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio. Para as crianças do ensino infantil as aulas serão totalmente presenciais e, para os ensinos fundamental e médio, no formato híbrido. Apenas o contraturno bilíngue [English Club] inicia em 8 de fevereiro. A escola prevê revezamento semanal, com turmas divididas ao meio [de acordo com a primeira letra dos nomes A a L e M a Z] e as aulas presenciais e remotas alternadas. Alunos que pertencem aos grupos de risco ou prefiram continuar com o ensino online podem optar por essa modalidade.

Adventista

As aulas retornam dia 2 de fevereiro no formato híbrido. A ocupação das salas será de 50% quando o mapa de risco da covid-19 estiver em nível gravíssimo e de 75% em nível grave. Há também a possibilidade da continuidade do ensino apenas online. O colégio tem 1375 alunos distribuídos nos ensinos infantil, fundamental e médio. 

Sinergia

A partir de 8 de fevereiro com forma escalonada. As aulas presenciais preveem turmas divididas num primeiro momento. O Sinergia tem 850 alunos matriculados.

Uniavan

Aulas presenciais a partir de 8 de fevereiro, formatos presencial e remoto. Na atual condição gravíssima no Mapa de Risco do Contágio pela covid-19, as aulas presenciais serão limitadas a 50% do contingente da escola, no sistema de revezamento com atividades remotas. Grupos de risco ou quem quiser  o ensino remoto pode continuar nessa condição.  A instituição conta com cerca de 200 alunos matriculados no ensino médio. Os cursos de graduação serão retomados em 18 de fevereiro, também com atividades presenciais e remotas. 

Energia

Aulas presenciais a partir de 8 de fevereiro com sistema de transmissão ao vivo para os alunos que se enquadrem em grupos de risco ou que queiram a modalidade remota. Não se definiu ainda se haverá revezamento ou não. O número de alunos não foi informado. 

Saiba como funcionam as regras para as salas de aula

Haverá menos carteiras nas salas, demarcações de espaço e a disponibilização de álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório. Essas são algumas das determinações de decreto do governador Carlos Moisés da Silva, publicado em 14 de dezembro do ano passado, que considera as aulas presenciais como atividade essencial durante a pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.

Na prática, mesmo que a região esteja em nível gravíssimo para a doença as aulas vão ocorrer e cada unidade de ensino da rede pública ou privada deve definir os critérios para alternar os grupos de estudantes para garantir o distanciamento de 1,5 metro em todos ambientes.

Nas áreas classificadas como em risco gravíssimo as atividades presenciais ficam limitadas em até 50% por turno, para a classificação de grave 75% e, alto e moderado, não há restrições. Limitações também são válidas para as bibliotecas.

O decreto determina ainda que estudantes e servidores que se enquadrem nos grupos de risco devem ser mantidos em atividades remotas [desde que o responsável legal pelo estudante opte por essa opção]. Para isso, deve assinar um termo de responsabilidade junto à escola.

Cada município e cada escola deve elaborar o próprio Plano de Contingência Escolar para a covid-19 e esse deve ser aprovado no Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia.

Em caso de surto de covid-19 na escola, a instituição deve informar às autoridades de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. A fiscalização ficará a cargo do estado e municípios.

Segundo informou o departamento de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, o Plano de Contingência desenvolvido pela secretaria da Educação define as estratégias, ações e rotinas para o enfrentamento da pandemia, incluindo as diretrizes para o retorno das atividades presenciais, administrativas e escolares.

“Cada escola do município adapta as ações para sua realidade, elaborando um plano de trabalho com o intuito de proteger alunos, professores, funcionários e familiares e cabe à vigilância Sanitária de Itajaí fiscalizar o cumprimento das medidas estabelecidas no plano e orientar as escolas sobre as regras”, informa a nota da secretaria de saúde de Itajaí. Inclusive, segundo o documento, os fiscais já estão vistoriando as unidades para verificar se possuem plano autorizado para funcionar, se receberam selo do Placon e se as medidas sanitárias estão sendo seguidas. Até o momento não foram constatadas irregularidades.

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.143.244.83

Últimas notícias

SE LIGA

Site da prefeitura de BC está fora do ar após invasão

Para pequenos negócios

Governo Lula lança programa de crédito e renegociação de dívidas

pegadas da picape

Chevrolet Trailblazer chega em maio às concessionárias

2024

Itajaí recebe regional de Bocha Paralímpica neste final de semana

Balneário Camboriú

Maior temporada de cruzeiros da história de BC encerra no sábado

ITAJAÍ

Polícia investiga morte de homem achado às margens da Antônio Heil

Sub-16

Atletas de Balneário Piçarras são campeãs sul-brasileiras de basquete

ITAJAÍ

Sobrinho do traficante Marcola é preso no São João

Sênior

Itajaí é pentacampeão do Brasileiro de bolão 16

Futebol

Barra renova com Marcelinho, artilheiro do clube no Catarinense



Colunistas

Coluna Esplanada

Triunvirato

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...





Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação