ao ar livre
Avenida Beira Rio vai dispor de “bancos e mesas” compartilhados em frente a comércio
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Itajaí vai ganhar a partir dessa semana o primeiro “parklet” na região central da cidade. A estrutura de madeira, montada em frente ao comércio Fiambreria Brava, na avenida Beira Rio, dispõe de bicicletário, floreira, guarda-sol, mesa e banco públicos.
O espaço foi construído e pago pelo comércio e teve a autorização do município. Os parkelets, como se chamam essas estruturas, são novidade em Itajaí, mas já existem em cidades como Balneário Camboriú, Curitiba e São Paulo.

O empresário Lisandro Luís Pereira, 42 anos, sócio-proprietário da Fiambreria Brava, solicitou a instalação do espaço à secretaria de Urbanismo e teve o aval do secretário Rodrigo Lamim, através de uma autorização para o uso de área pública. “A prefeitura sede o espaço público e nós fizemos toda a parte de investimento e manutenção”, explicou o comerciante ao DIARINHO.
Lisandro comenta que a instalação do parklet ganhou força depois da pandemia de covid-19, quando as pessoas buscam espaços ao ar livre e mantendo o distanciamento social. “Com essa ideia a gente consegue explorar aquele espaço e os clientes ficam mais à vontade. Nem foi inaugurado e já tem famílias com crianças aproveitando,” afirma.
A fiambreria funciona de segunda-feira a sábado, a partir das 15h, mas o espaço do parklet ficará permanentemente aberto e será de uso público, explica o comerciante. “Não tem fechamento do espaço antes ou depois de encerrarmos o expediente. O equipamento pode ser usado tranquilamente por qualquer pessoa”, explica Lisandro.
A instalação do parklet da Beira Rio servirá como modelo para outras instalações de estruturas semelhantes na cidade. A secretaria de Urbanismo explica que a solicitação do empresário foi feita no sistema Aprova Digital, e é similar às concedidas aos foodtrucks, caçambas de entulhos, feiras e outras.
Segundo o secretário Rodrigo Lamim, outros estabelecimentos já manifestaram o interesse de instalar um parklet também. “Os casos serão analisados individualmente e autorizados de acordo com o interesse público,” afirmou o secretário.
Em Balneário Camboriú, onde os parklets existem desde 2019, houve aprovação da lei municipal 4246/19 que regula a permissão para esses espaços.

Não foi informado quais os critérios serão analisados pela prefeitura de Itajaí para a liberação de mais parklets.
parkletitajaibeirarioarlivre