MERCADO NAVAL
Estaleiro Oceana de Itajaí vira o Brasil Sul
Empresa vai construir as quatro fragatas da Marinha do Brasil na sede de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A empresa Thyssenkrupp Marine Systems do Brasil comprou a operação do estaleiro Oceana, de Itajaí. O valor da negociação não foi divulgado. Com a conclusão da compra, a instalação agora é estaleiro Brasil Sul.
O negócio é parte da estratégia internacional da empresa para atuar nos serviços de fortalecimento da área de defesa naval no Brasil e América do Sul.

O estaleiro Brasil Sul manterá a sede no bairro da Murta, em Itajaí, e vai construir as quatro fragatas da classe Tamandaré para a Marinha do Brasil.
“Com o Estaleiro Brasil Sul, nós temos uma infraestrutura excelente para construir a mais moderna fragata para a Marinha do Brasil. O estaleiro também nos oferece a perspectiva de novos pedidos, não só localmente, mas também de outros países da América do Sul”, fala Rolf Wirtz, CEO da Marine Systems
Com mais de 20 anos de experiência, o estaleiro é um dos mais modernos do Brasil. Entre as embarcações construídas pela Oceana estão os navios para operações offshore.
A empresa que comprou a Oceana, a Thyssenkrupp Marine Systems é uma das líderes navais mundiais, com cerca de seis mil funcionários e 180 anos de história. Ela atua como fornecedora de sistemas de construção naval de superfície, submarinos e em eletrônica marítima e tecnologia de segurança.
Já a Thyssenkrupp é um grupo internacional formado por empresas industriais e tecnológicas independentes. O grupo gerou vendas de 29 bilhões de euros em 60 países só no ano passado. A empresa tem mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo.
Na América do Sul, o grupo atua desde 1837, gerando cerca de 3500 empregos nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa teve o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões em 2020.

O secretário interino de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Giovani Testoni, falou sobre as expectativas de geração de empregos e de consolidação do polo naval em Itajaí exclusivamente para o podcast do DIARINHO. Acesse o link https://diarinho.net/podcasts/ e ouça a entrevista completa.
oceanamercadonavaleconomianegocios