Matérias | Geral


Atividades ao ar livre e locais tranquilos são as dicas de lazer

A recomendação dos especialistas em saúde é aproveitar o feriado em praças, parques e praias em horários alternativos sem aglomeração

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Quando soarem as 12 badaladas do relógio e 2020 virar 2021,  deixaremos para trás um ano marcado pela dor da pandemia do coronavírus. O  papel de cada pessoa no combate à doença e na prevenção ainda fazem toda a diferença para salvar vidas. O fim de ano, o feriado, o sol e o calor,  contudo, dão uma vontade imensa de voltar a curtir a vida.  E o DIARINHO foi atrás de informações de especialistas para que nossos leitores curtam a virada de ano sempre em segurança.


Raphael Nunes Bueno, especialista em saúde pública, e Raphael Alexandre, infectologista da rede municipal de Saúde de Itajaí, garantem que é possível fazer tarefas rotineiras e atividades de lazer com responsabilidade.

Continua depois da publicidade



Para curtir o feriadão na região, que promete ter sol predominando e períodos de chuva ao final do dia, os especialistas recomendam atividades ao ar livre, o uso de máscara e o álcool em gel para garantir a higienização das mãos. Outra dica importante é escolher horários alternativos para as atividades em praças, praias ou outros locais públicos, evitando sempre as aglomerações.

É possível curtir a praia e tomar sol, dar um mergulho ou praticar esportes tranquilos, como  pedalar, surfar ou jogar frescobol. “Já sabemos os horários em que os locais ficam mais lotados. Evite esses horários e os lugares com  aglomeração. São dicas simples e que reduzem a possibilidade da transmissão da covid-19”, explica Raphael Bueno.

Além dos horários alternativos, nos espaços públicos é importante manter dois metros de distância das outras pessoas e nunca compartilhar objetos, como toalhas e filtro solar, por exemplo. Ele também recomenda evitar o consumo de comidas e coisas vendidas por ambulantes. Se não der para resistir, a dica é higienizar antes do uso. 

Andar de bicicleta ou caminhar  é outra atividade super de boa. O ciclista e pedestre devem  usar a máscara durante todo o trajeto, é claro. “O uso da máscara é imprescindível. Ela só pode deixar de ser usada se você estiver em um local completamente isolado de outras pessoas”, orienta.

Continua depois da publicidade



Para quem quiser aproveitar  as praias da região a orientação do infectologista Raphael é esquecer lazer em grupos de amigos. A pessoa deve ir sozinha ou com alguém do seu convívio diário. Outra atividade recomendada por Raphael é ler um livro ao ar livre numa praça sossegada.

Festa só se for íntima

Os especialistas também dão dicas para a ceia da virada e qualquer almoço ou jantar agendado para o feriadão. “A recomendação é que as pessoas só socializem dentro do núcleo familiar dos que vivem na mesma casa. Evite circular com familiares ou amigos com os quais não esteja convivendo diariamente”, orienta Raphael.

Se encontrar familiares ou amigos distantes, deve-se manter cerca de dois metros de distância durante a conversa. “Se estou no espaço aberto, mas vou ter contato com alguém, eu não tiro a máscara e sempre mantenho distância de segurança”, explica Raphael.

O especialista reconhece que depois de quase um ano usando máscara e com restrições de circulação estamos todos cansados e querendo socializar, mas o importante agora é manter o senso de coletividade para superar a situação gravíssima pra covid ainda vivida no Brasil.

“Mesmo fazendo calor, a máscara é necessária. É recomendado o bom senso. Todo mundo está cansado, todo mundo quer socializar, mas as pessoas precisam entender que estamos em uma situação de pandemia. É um problema de saúde coletivo. A coletividade deve ser mais importante que as vontades individuais,” conclui.

Restrições pro réveillon só em Balneário

Apenas Balneário Camboriú editou decreto com restrições pra virada do ano.  Nas demais cidades está tudo liberado. Em BC está proibida a instalação de tendas  e barracas nas praias e o uso de fogos de artifício. A proibição vale das 18h de quinta-feira até às seis da manhã de sexta-feira. O uso de equipamentos de som e de narguilés estão proibido em locais públicos.

O decreto não proíbe a circulação na faixa de areia, mas os molhes Sul e Norte estarão fechados para o acesso de pessoas em BC. Como não haverá shows de fogos, a avenida Atlântica não deve ser fechada para o trânsito de carros. A prefeitura fará uma avaliação entre às 21h30 e 22h de quinta-feira sobre a circulação de pessoas na orla. Caso haja necessidade, o trânsito será interrompido até às duas da madrugada do dia 1º.

O restante dos municípios da região não tem restrições no acesso às praias,  mas não serão promovidas festas públicas de réveillon.

Fique ligado nos horários do comércio

O comércio, os bancos e shoppings terão horário especial. Quinta-feira, o comércio de Itajaí e Navegantes funcionará das 9h às 16h. No primeiro dia do ano as lojas estarão fechadas.

Supermercados e lojas no interior dos mercados funcionam das 8h às 19h no dia 31, e a partir das 15h no dia primeiro.

A galera precisa ter atenção porque o Itajaí Shopping estará fechado no dia 1º de janeiro. Já na véspera da virada, o empreendimento atende das 10h às 15h.

Em Balneário Camboriú, o comércio pode funcionar sem restrições, com o horário a critério de cada estabelecimento.

O Atlântico Shopping, também em BC, terá funcionamento de lojas e da praça de alimentação das 10h às 19h no dia 31. No dia 1º o shopping estará fechado.

Já o Balneário Shopping, em BC, vai funcionar das 11h às 19h no dia 31. No primeiro dia do ano, as lojas abrem das 15h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 23h.

Bancos fechados

Ontem foi o último dia de atendimento dos bancos em 2020. A federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências só voltam a abrir as portas no dia 4 de janeiro.

A população pode usar os canais alternativos, internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes bancários pra fazer transações financeiras. Os carnês e contas vencidos no feriadão poderão ser pagos sem juros na próxima segunda-feira.

Mercado do Peixe

O mercado do Peixe,   no dia 31 e no sábado,  dia 2, abre das sete da manhã às quatro da tarde.  No dia 1º e no domingo o local estará fechado. A partir de segunda-feira, dia 3, o mercado retorna ao horário de funcionamento das 7h às 19h.

Prefeituras fechadas

As prefeituras da região estarão de portas fechadas no feriado. O atendimento volta ao normal no dia 4 de janeiro.

Em Itajaí, a saúde mantém atendimento nas UPAs do bairro Cordeiros e do São Vicente. A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte público de Itajaí, funcionará normalmente no dia 31.

Já em Balneário Camboriú, os atendimentos de saúde se concentram na UPA 24h das Nações, PA do bairro da Barra e no hospital Ruth Cardoso.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.235.179.111

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 27/10/2021

Publicado 27/10/2021 19:56



Especiais

Efeitos colaterais da pandemia

Outubro Rosa tem a missão de resgatar pacientes que não fizeram os exames preventivos em 2020

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui



Blogs

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW

Blog do JC

Naatz defende manutenção da administração pública do porto de Itajaí

A bordo do esporte

Brasileiros aprovam desempenho no Mundial de Formula Kite

Blog da Ale Francoise

Magnésio e suas funções!

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Blog Doutor Multas

Como comprar o melhor carro dentro de seu orçamento

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯