Matérias | Geral


Sem tendas e fogos; molhes fechados

Balneário Camboriú publicou as regras para o réveillon e anunciou o fechamento dos acessos aos molhes Sul e Norte

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



prefeitura de Balneário Camboriú definiu as regras  para a virada de ano na orla da cidade. Entre as medidas anunciadas, via decreto municipal, está a proibição de fogos, de instalação de barracas e de tendas na areia e o fechamento dos molhes da Barra Sul e o do pontal Norte.


A reunião entre o prefeito Fabricio Oliveira (Podemos), representantes da secretaria de Segurança, guarda Municipal, secretaria de Saúde, polícia Militar, polícia Civil, corpo de Bombeiros, fiscalização de Posturas e vigilância Sanitária aconteceu na última segunda-feira.

Continua depois da publicidade



Ontem, o município publicou o decreto com as definições pra virada de ano. Pelo decreto está proibida a instalação de tendas em espaços públicos e o uso de fogos de artifício das 18h da quinta-feira até às seis horas da manhã de sexta-feira, dia 1º de janeiro.

O uso de equipamentos de som e narguilés segue vedado em locais públicos como praias, parques e praças. Não há proibição para a circulação de pessoas nas praias de Balneário  durante a virada de ano.

Quem for flagrado desrespeitando o decreto municipal pode levar multa e ter objetos apreendidos. Se for comércio que descumprir as normas, está prevista a cassação de alvará e até a interdição dos locais.

Saúde na praça

Continua depois da publicidade



A secretaria de Saúde terá uma estrutura montada na praça Almirante Tamandaré para oferecer  os primeiros socorros aos moradores. O local também terá ambulâncias de prontidão. Já os casos mais graves serão encaminhados ao hospital Ruth Cardoso e à UPA do bairro das Nações.

O comitê de Crise terá um gabinete provisório instalado na praça Tamandaré para fazer a gestão integrada da operação de segurança.

Tenda em Estaleirinho

Moradores denunciaram ao DIARINHO que uma enorme tenda está sendo montada na praia de Estaleirinho, em frente ao condomínio Green Ocean, para uma festa privada de réveillon.

A prefeitura de Balneário confirmou que recebeu a denúncia, mas diz que os fiscais não encontraram a instalação.

O município pede que as denúncias sejam feitas no telefone de plantão dos fiscais de Postura da cidade que é o (47) 99232-0187.

Justiça libera ocupação de hotéis em 100%; baladinhas estão proibidas

O desembargador Raulino Jacó Bruning, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, suspendeu a liminar que limitava a ocupação dos hotéis e a realização de eventos sociais em regiões de nível gravíssimo para a covid-19. A decisão foi publicada ontem à noite.

A liminar derrubou a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Floripa que, no dia 22 de dezembro, determinou ao governo de Santa Catarina restrições para o  funcionamento de hotéis e pousadas, casas noturnas, cinemas, teatros e eventos sociais. A decisão atendia ação do ministério Público.

A partir da decisão do TJ, voltam a valer os decretos estaduais 1.003/2020 e 1.027/2020. Os hotéis e pousadas podem operar com 100% da capacidade mesmo em regiões grave e gravíssimo para o coronavírus, desde que seguidas as regras sanitárias.

Já os eventos sociais estão permitidos com a capacidade limitada pela classificação de risco de cada região. No risco gravíssimo, que é o caso aqui na região, os eventos sociais só podem acontecer com 30% de ocupação. Já no grave com 50%, 75% no nível alto e a ocupação está liberada em 100% no risco moderado.

Segundo o decreto, as casas noturnas continuam proibidas aqui na nossa região enquanto estivermos em risco gravíssimo para a covid.

Cinemas e teatros podem ter ocupação máxima de 30% aqui na região.

Na decisão, o desembargador justifica que “os decretos estaduais não repercutem no agravamento da pandemia, mas sim facilitam a fiscalização do Estado e a observância dos critérios de segurança estabelecidos, afastando-se eventual clandestinidade de hospedagem e de eventos."

Algazarra em casas alugadas por temporada em Balneário

Enquanto tem gente aproveitando para curtir a última semana do ano, tem quem esteja vivendo um verdadeiro inferno dentro de casa. Moradores de Balneário Camboriú denunciam o que chamaram de “horror” vivenciado nos últimos dias. 

Isso porque quatro casas que foram alugadas na rua Jaime Jacinto Emerenciano, na praia do Estaleirinho, tem tirado a paz da vizinhança. Uma das queixas é de uma moradora que vive no local há 10 anos.

De acordo com ela, as festanças não têm hora para acontecer, não respeitam o limite de horário e muito menos as restrições impostas pela pandemia. Na madrugada de ontem, rolou até uma banda com percussão em uma das casas.

Segundo a vizinhança, a quarta casa só está “fechada” porque há alguns dias ficou destruída após uma festa. “As perturbações ocorrem no fim de tarde, noite adentro e terminam pelas oito da manhã. Essas casas eram alugadas para famílias no ano passado, mas este ano já no início da pandemia começaram a ser alugadas para jovens fazerem festas. Os donos fazem de conta que não sabem,  mas algumas das casas têm até câmeras,” comenta a vizinha.

A queixa dos moradores também recai sobre a falha da fiscalização. As forças de segurança já foram acionadas várias vezes, mas assim que viram as costas a baderna volta a ocorrer. “A impressão é que quem faz a coisa errada está certo, e quem faz a coisa certa está errado,” desabafa.

A guarda Municipal informou que foi acionada ontem pra atender ocorrência de som alto no local. De acordo com a GM, o dono da residência acatou ao pedido e, em seguida, desligou o som. Já a vigilância sanitária afirmou que recebeu denúncias sobre perturbação de sossego e aglomeração. A equipe esteve no local no domingo pra encerrar uma festa privada que tinha até DJ.

Aglomeração e lotação máxima em balada da Brava

O clube Belvedere, na praia Brava, em Itajaí, bombou na noite da última segunda-feira de 2020. O show nacional com o grupo “Menos é Mais” levou uma multidão à baladinha. Mesmo as casas noturnas estando proibidas de funcionar, pois a região está em risco gravíssimo pra covid, a balada rolou solta, com muita aglomeração e sem uso de máscaras. 

Os vídeos e fotos circulam nas redes sociais. As imagens mostram uma noite de dezembro na praia Brava. Pagode nas alturas, galera dançando e ninguém usando máscaras ou mantendo  distanciamento social pra evitar a contaminação pela covid.

Alguns frequentadores contaram que a casa só estava exigindo o uso de máscaras no deslocamento ao banheiro ou para comprar bebida no balcão.

O show de segunda-feira foi o primeiro de muitos anunciados pro feriadão. Pela programação ontem tinha Kwsh Jord; na quarta Turma do Pagode; no sábado Dub Dogz e a semana encerra no domingo com Pixote.

Segundo a polícia Militar, o Belvedere mudou a atividade de casa noturna pra restaurante. A PM esteve segunda-feira, às 20h no local, e não havia descumprimento dos decretos. “A casa apresentou todos os alvarás para a atividade de restaurante. Havia  música ao vivo, o que não está proibido em restaurantes”, informou a PM.

O DIARINHO enviou fotos da festa com o grupo Mais é menos, que começou perto da meia-noite, e a PM diz que não ficou sabendo da aglomeração. A PM também informou que a direção da casa tinha se comprometido em cancelar todos os shows nacionais da semana.

A PM diz que fará novas fiscalizações.  As denúncias de desrespeito devem ser feitas nos telefones 190 e 153.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.95.208

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯