Matérias | Geral


Banhistas denunciam loteamento da Brava

Frequentadores da orla da Brava alegam que bares querem forçar consumação pra usar mesas e cadeiras na faixa de areia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os primeiros dias da temporada em que estão valendo as normas para ocupação da faixa de areia por bares e restaurantes na Praia Brava, em Itajaí, geraram reclamações dos frequentadores. Um dos pontos criticados é um “loteamento” do La Belle na praia, com dezenas de mesas, cadeiras, guarda-sóis e até tapetes. Segundo a prefeitura, a estrutura colocada está de acordo com as normas. Porém, a conduta dos funcionários deixou os visitantes descontentes.


O jornalista Ariel Silva diz que frequenta sempre o mesmo local da praia e foi surpreendido com o espaço tomado pelos equipamentos do bar. “Querem criar um clima de que a praia é deles, que é uma área exclusiva. O que estão fazendo é ridículo, eu sempre frequento o mesmo ponto da praia e agora eles tomaram conta”, critica.

Continua depois da publicidade



Além de não concordar com o uso da faixa de areia pelo bar, Ariel conta que tentaram obrigá-lo a consumir bebidas do local. “A gente trouxe nosso guarda-sol e as cadeiras, veio um garçom e ofereceu a estrutura. O garçom insistiu para abrir uma comanda, pegar nosso nome, e disse que a gente era obrigado a consumir a bebida deles. Eu disse "eu não sou turista, a gente trouxe a nossa bebida, e podemos consumi-la aqui”, relata.

Segundo o jornalista, com a chegada do gerente eles puderam consumir a própria bebida, mas tiveram que guardar o cooler no bar e consumir a bebida no baldinho do La Belle. Aí veio outro problema: só a cerveja que Ariel e os amigos trouxeram foi servida, enquanto uma garrafa de vodca e os energéticos foram ‘confiscados’ pelo bar, que não queria deixar que eles consumissem o destilado no local, a não ser que comprassem do comércio.

Após outro bate-boca, Ariel e os amigos fizeram com que os funcionários retirassem as cadeiras e o guarda-sol e colocaram o próprio equipamento para poder curtir a praia numa boa, como tinham planejado. “Teve todo um constrangimento, com várias pessoas do lado. O garçom ficar do lado pedindo nome pra abrir comanda, dizendo que tem que consumir o produto deles. Um absurdo”, lasca.

Ontem, o La Belle tinha instalado placas na faixa de areia informando que o uso dos guarda-sóis e cadeira era gratuito. O clube colocou a informação em suas redes sociais.

Continua depois da publicidade



Loteamento

O promotor aposentado Rosan da Rocha também é contra o ‘loteamento’ da praia. “Minha opinião é que o uso de cadeira, guarda-sol e mesa de apoio para consumidores não pode ser previamente demarcado, somente disponibilizar quando o cliente pedir. Quando o cliente for embora, tem que remover. Mesmo assim deve ter um limite de espaço para os restaurantes que querem realizar este serviço e ocupam a faixa de areia”, acredita.

Prefeitura diz que local está dentro das normas; Procon tá fiscalizando

Questionada pelo DIARINHO, a assessoria da prefeitura de Itajaí informou que o local está dentro das regras estabelecidas para a temporada. “A instrução normativa prevê que estabelecimentos que dispuserem de tapetes de acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebê poderão iniciar o atendimento com 60 conjuntos instalados na Praia Brava e ampliar, conforme demanda. Essa modalidade já é usada em praias do exterior e tem sido uma aposta de alguns estabelecimentos privados como atrativo em Itajaí”, afirma a nota.

Com relação a uma foto tirada de um prédio que mostra muito mais do que 60 conjuntos instalados, todos com guarda-sol do La Belle, a prefeitura informou que a área corresponde a dois bares, por isso está legal.

Pela normativa, está proibida a exigência de consumação mínima para o uso dos equipamentos. Os comércios também não podem impedir ou dificultar o acesso de qualquer pessoa à praia e proibir ou cobrar pelo uso do banheiro dos locais.

Durante todo o feriadão de Natal, o Procon fiscalizou se os bares e restaurantes estavam seguindo as regras da normativa. A fiscalização foi feita com a guarda Municipal e os servidores da secretaria Municipal de Urbanismo.

O fiscal Francisco Johansen diz que o Procon não recebeu denúncias de cobrança dos bares pra usar os guarda-sóis na beira-mar. Ele pede que as pessoas que foram intimidadas pra pagar pela estrutura procurem o Procon. A denúncia pode ser enviada pro e-mail: Fiscal.procon@itajai.sc.gov.br . A fiscalização seguirá na orla neste início de semana de Réveillon.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





44.192.254.246

TV DIARINHO






Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

Blog do JC

Linguagem neutra

A bordo do esporte

Fãs disputam em leilão itens históricos e raridades da Stock Car para Instituto Ingo Hoffmann

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯