Matérias | Geral


Documentos e regras pra menores viajarem de boa

Normas variam de acordo com o tipo de viagem e a idade dos passageiros

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Mesmo com o período de pandemia, muitas famílias optaram por aproveitar o fim de ano para viajar pelo Brasil e até para o exterior. Nesses casos, sempre surgem dúvidas de quais documentos e como as crianças e adolescentes podem viajar, sozinhas ou acompanhadas de pais ou responsáveis. Segundo o Oficialato da Infância e da Juventude, as regras de viagens nacionais e internacionais são bem diferentes.


Adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos podem fazer viagens nacionais sozinhos, livres de autorização, seja dos pais ou judicial. A única exigência é a apresentação de um documento original de identificação com foto no momento do embarque.

Continua depois da publicidade



Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), crianças e adolescentes com até 16 anos incompletos não podem viajar desacompanhados, exceto se portarem autorização de um dos pais com firma reconhecida ou autorização judicial. Só é possível viajar sem autorização se estiverem acompanhados de pai, mãe, avós, bisavós ou parentes de até terceiro grau maiores de 18 anos como irmãos, tios, sobrinhos, devidamente identificados com documento que comprove o parentesco.

Viagens internacionais

Crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade  só podem viajar pro exterior se estiverem acompanhados do pai e da mãe. Nesse caso, basta apresentar passaporte, sendo que para os países do Mercosul a apresentação da carteira de identidade é suficiente. Já se a criança ou adolescente estiver acompanhada de somente um dos pais, é necessário apresentar uma autorização do outro genitor por escrito com firma reconhecida em cartório.

Crianças e adolescentes desacompanhados ou acompanhados de terceiros maiores de idade que não sejam o pai ou a mãe devem levar para as viagens ao exterior uma autorização assinada por ambos ou pelo responsável legal com firma registrada em cartório. Os formulários de autorização, seja para viagem desacompanhada ou acompanhado de terceiros, bem como os telefones dos Oficialatos da Infância e da Juventude estão disponíveis no endereço eletrônico: https://bit.ly/2LAtuG8

Continua depois da publicidade



Para viagens internacionais, é importante ressaltar que as crianças de até 12 anos incompletos podem viajar portando apenas a certidão de nascimento e os adolescentes maiores de 12 anos deverão apresentar um documento original com foto.

A coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude de Santa Catarina recomenda que todo documento para viagem deve ser original ou com uma fotocópia autenticada. Em caso de necessidade de obter a autorização judicial, o interessado deve procurar com antecedência o juizado da Infância e da Juventude da comarca da respectiva região.

Meninos de malas prontas pra curtir a casa do pai

Aguardando para embarque na tarde dessa terça-feira no terminal rodoviário de Itajaí, o agricultor Aristeu Henrique Coelho, de 70 anos, e os filhos, Jacó, de 14, e Abraão José, de 10, estavam indo para Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Aristeu veio só para buscar as crianças para passar o período de férias escolares com ele e ainda comemorar junto o aniversário do menino mais novo, que faz 11 anos nesta quarta-feira.

Ele conta que sempre que embarca com os filhos, o motorista do ônibus pede a documentação para comprovar o parentesco e daí a viagem segue numa boa. Passar as férias com o pai já é tradição para os meninos, que moram com a mãe em Itajaí. Nessa temporada, eles ficarão em Ituporanga até o dia 15 de janeiro.

“Eles ficam muito tempo aqui e lá é totalmente diferente, é uma cidade mais de interior. Como eu sou agricultor, eles vão para o campo, gostam de correr, andar de bicicleta, pescar. Além disso tem toda a família de lá que eles veem pouco, então interagem bastante com outros primos e parentes”, conta Aristeu.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.95.208

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯