Matérias | Geral


Aeroporto será licitado em abril

O edital de concessão está liberado para consulta, a partir de hoje, na sede da Anac. Nova pista não está garantida

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



agência Nacional de Aviação Civil (Anac)  divulgou a data da licitação  para a concessão para ampliação e manutenção de alguns aeroportos do Brasil. Entre eles, está o aeroporto Ministro Victor Konder, o de Navegantes, que terá concessão de 30 anos à iniciativa privada. A licitação será em 7 de abril de 2021.


O edital da licitação e todas as informações, estudos e projetos disponíveis sobre os aeroportos poderão ser obtidos eletronicamente, na sede da Anac, em Brasília. O prazo de consulta do edital é de 21 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021, das 9h às 16h.

Continua depois da publicidade



Os requisitos para a participação dos interessados, as condições de apresentação da documentação, o critério de julgamento do leilão e demais condições pra celebração do contrato de concessão estão definidos no edital.

As proponentes interessadas deverão apresentar, no dia 1ª de abril de 2021, as declarações preliminares, documentos de representação e garantia de proposta. A sessão pública do leilão será na sede da entidade organizadora com abertura das propostas.

No final de agosto a federação das Associações Comerciais (Facisc) e as associações empresariais do Vale do Itajaí enviaram um ofício ao ministério da Infraestrutura, Infraero e Frente Parlamentar Catarinense pedindo a revisão do edital de licitação para a concessão do aeroporto de Navegantes.  A preocupação é a ausência de garantia de uma nova pista no aeroporto local.

As entidades apontaram falhas no edital de licitação que podem prejudicar o desenvolvimento econômico e turístico da região. A maior preocupação do empresariado é que o aeroporto perca o status de internacional, já que a concessionária escolhida teria obrigação de operar apenas voos domésticos. Também foram questionados a ausência de obrigação da construção da nova pista de pouso de 2600 metros, falta de incremento no terminal de cargas e o risco do aeroporto ficar os próximos 30 anos sem melhorias.

Continua depois da publicidade



No dia 9 de dezembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se reuniu com a bancada de deputados federais e senadores de Santa Catarina para tratar do edital de concessão. Segundo ele, a concessionária pode construir uma nova pista se achar viável economicamente.  Mas ele já avisou que a obra não é prioridade.

“O que precisa ficar claro é que quando lançamos os estudos de viabilidade, nós fazemos uma previsão de investimentos mínimos. E as projeções apontadas por nossos consultores é que essa ampliação da pista não é prioritária. Bom lembrar que estão previstos R$ 600 milhões em investimentos em Navegantes, o que já multiplicará em três a capacidade do ativo,” justificou.

Apagão no final da tarde de sábado

O temporal que caiu no início da noite de sábado e a queda de um poste da rede elétrica deixaram o aeroporto internacional de Navegantes às escuras. A falta de luz foi registrada por volta das 18h.

O aeroporto continuou operando com um gerador próprio, mas só com os serviços essenciais. Passageiros que aguardavam o embarque postaram vídeos nas redes sociais mostrando o terminal na penumbra. Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, disse que, antes do temporal, uma máquina retroescavadeira derrubou um poste na rua Honório Bortolato. “Como era um poste maior, só conseguimos fazer a troca domingo de manhã”, informou. O acidente deixou 6739 consumidores às escuras no sábado. Outros 15 consumidores ficaram sem energia até a manhã de domingo.

A assessoria da Infraero informou que o aeroporto ficou sem energia por pouco mais de uma hora. O apagão começou às 16h40 e terminou às 17h49. Não houve impactos nos voos, segundo a Infraero.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.95.208

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯