Matérias | Geral


Estapar não toca mais o estacionamento rotativo de Itajaí

Parquímetros foram desativados ontem; prefeitura prepara nova licitação com melhorias no serviço

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

cobrança do estacionamento da zona azul em Itajaí foi encerrada ontem pela prefeitura. O contrato de concessão com a empresa Estapar terminou na terça-feira e não será mais prorrogado. Segundo o município, um novo processo de licitação, que prevê melhorias e novas facilidades no rotativo, será lançado nas próximas semanas.


O uso das vagas está liberado sem cobrança até que haja a definição sobre o futuro do serviço. Os parquímetros já foram desativados ontem pela empresa, que ainda deve fixar avisos nos equipamentos sobre o encerramento das operações, constando no material informações de contato para os clientes. A Estapar vai manter o escritório de atendimento ao cidadão, na rua João Bauer, 440, no centro de Itajaí.

Continua depois da publicidade



Conforme a empresa, quem possui créditos no cartão recarregável deve se dirigir ao escritório até o dia 30 de dezembro para que seja feita a devolução de valores remanescentes no cartão. Após esta data, será preciso consultar o site da empresa em www.estapar.com.br/itajai para obter orientações de como o procedimento de devolução será feito.

Já quem usa o aplicativo Vaga Inteligente ou o portal do Cliente e deseja o reembolso do saldo remanescente deverá acessar o site da empresa a partir do dia 21 de dezembro e consultar as orientações específicas. Os usuários do aplicativo ainda poderão continuar utilizando o saldo em outros serviços da empresa, como reserva de vagas em aeroportos, estacionamento de shoppings e zona azul de outras cidades.

Na região, a Estapar administra os estacionamentos da rodoviária de Itajaí e de Balneário Camboriú, além das vagas dos shoppings Itajaí e Balneário e dos campi da Univali, entre outros empreendimentos e garagens.

O contrato de 10 anos de concessão do estacionamento rotativo em Itajaí venceu em maio, mas foi prorrogado diversas vezes ao longo do ano pra compensar a suspensão da cobrança durante a greve do transporte coletivo em 2017 e a interrupção do serviço no começo da pandemia. A última prorrogação venceu nessa terça-feira, com o contrato sendo encerrado de vez.

Continua depois da publicidade



Nova concessão

Conforme a prefeitura, a nova concessão está dentro dos projetos de melhorias na mobilidade urbana em andamento em Itajaí, como a abertura de novas ruas, criação de binários e construção de novas pontes e acessos para os bairros. O município informa que já iniciou o novo processo licitatório para a concessão da zona azul.

A promessa é de um modelo inovador, que prevê melhorias no sistema e a implantação de novas tecnologias alinhadas com os projetos de mobilidade urbana e o novo modelo de transporte público, cuja licitação ainda aguarda ser lançada. O edital do rotativo foi encaminhado pela prefeitura e está sob a análise do tribunal de Contas do Estado (TCE).

O município defende um “remodelamento” do sistema diante do aumento da frota de carros na cidade. Atualmente são mais de 150 mil veículos registrados, numa cidade com a população de 200 mil habitantes. As operações da Estapar foram encerradas com cerca de 2400 vagas na zona azul. O novo projeto deve contemplar a ampliação das vagas e implantação do serviço em corredores comerciais nos bairros, como a rua Estefano José Vanolli.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.233.242.204

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 23/09/2021

Publicado 23/09/2021 20:50



Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

Blog do JC

Linguagem neutra

A bordo do esporte

Fãs disputam em leilão itens históricos e raridades da Stock Car para Instituto Ingo Hoffmann

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯