Matérias | Geral


Cobrança do Semasa retomada; conta de água com desconto

Confira como será a cobrança dos 25 dias em que a água estava imprópria para consumo

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Semasa iniciou ontem a entrega das faturas com o desconto devido aos 25 dias em que a água chegou com excesso de sal nas torneiras dos itajaienses. O desconto foi autorizado por lei aprovada na semana passada. O perdão é referente ao período entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro, quando a autarquia enfrentou o rompimento da barragem do rio Itajaí-mirim. A taxa de esgoto virá normalmente na fatura.


Os consumidores precisam ficam atentos à conta porque o abatimento dos dias de água salgada será dividido em duas faturas. Uma parte do desconto vai aparecer na conta deste mês e a outra em janeiro, conforme a data de leitura do hidrômetro. Quem recebeu a conta sem desconto e já pagou o valor integral, será ressarcido nas próximas faturas. Segundo o Semasa, o desconto virá já na próxima fatura em aberto.

Continua depois da publicidade



Os dias descontados poderão ser conferidos na própria fatura. O período em que a água foi fornecida imprópria aos moradores representa cerca de 80% do consumo de um mês, mas como pegou parte de dois meses, o abatimento também foi distribuído em mais de uma fatura. A quantidade de dias abatidos na primeira e na segunda faturas varia de acordo com cada bairro e o cronograma de leitura. 

Em razão da necessidade do abatimento ser autorizado por lei, o prazo pra pagamento das faturas referentes aos meses de outubro e novembro foi prorrogado em 30 dias. A prorrogação vale pra contas vencidas entre os dias 13 de outubro e 16 de novembro, contadas a partir da data do vencimento, sem juros, multa ou correção.

As opções de parcelamento de valores seguem normalmente. A solicitação deve ser feita pelo titular da conta, com documento de identificação, presencialmente na sede da autarquia ou através do WhatsApp.

Outras contestações

Continua depois da publicidade



Há reclamações de clientes do Semasa de que, mesmo após o período da água salgada, os hidrômetros registraram a passagem de ar das tubulações ou de água barrenta como se fosse consumo normal. Conforme uma moradora, a sua média de 50 metros cúbicos de consumo mensal passou pra 222.

“Exatamente no mês que quase nunca pudemos usar a água por estar salgada ou preta de sujeira”, relatou, avaliando que a cobrança também seria indevida. O Semasa esclareceu que eventual desconto nesses casos vai depender de uma avaliação específica da situação.

Além do problema da salinidade, o abastecimento foi prejudicado pela turbidez no final de outubro após o rompimento de uma adutora na avenida Mário Uriarte, em Cordeiros. Para conter o vazamento e fazer a manutenção, a estação de tratamento do São Roque teve que ser paralisada.

A autarquia ainda está analisando parte dos pedidos de ressarcimentos de resistências e aparelhos elétricos que teriam sido estragados pela água salgada. Mais de 3300 processos foram abertos pelo Semasa, com parte já concluída. O prazo pra requerer o ressarcimento já terminou em 16 de novembro.

Salinidade voltou à normalidade

O rompimento na barragem do rio Itajaí-mirim ocorreu no dia 13 de outubro. O pico de alta salinidade na água foi em 15 de outubro, com taxa de 3.725 mg/L, quando o padrão para o consumo humano é de até 250 mg/l.

A passagem do sal foi controlada em 4 de novembro, com obras emergenciais de contenção. A rede ainda registrou pico de sal nos dois dias seguintes, em virtude da água acumulada nas tubulações e nos reservatórios.

Nesse mês de dezembro, a salinidade tem ficado em índices mínimos, abaixo dos 100 mg/L. Ontem, às 14h, a taxa era de 15 mg/L no ponto de captação.

Obras de reforço na contenção da cunha salina seguem em andamento na barragem. O Semasa está colocando estacas-pranchas no fundo rio, pra segurar a cunha salina por baixos das comportas que regulam a passagem da água.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.95.208

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯