Matérias | Geral


Fundador da Uniavan morre de complicações da covid

Arternir Werner será cremado em Balneário. Uniavan decretou luto de sete dias

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Artenir Werner, 80 anos, sócio-fundador do Centro Universitário Avantis (Uniavan), morreu na tarde de ontem, vítima de covid-19. Ele estava internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde 27 de novembro, mas acabou falecendo vítima de complicações da doença.


Ele deixa seis filhos, netos e bisnetos. A esposa dele, Marlene Werner, faleceu no último dia três de agosto. Artenir será cremado em Balneário Camboriú, cidade onde morava.

Continua depois da publicidade



Natural de Rio do Sul e formado em Economia, Artenir foi prefeito da cidade onde nasceu entre os anos de 1969 e 1972. Também foi deputado federal por três mandatos (de 1979 a 1991).

Artenir Werner foi um dos sócios-fundadores da então Faculdade Avantis, em 2002, quando começou a colocar em prática o sonho de ofertar ensino superior acessível e de qualidade na nossa região. Em 2019 atuou de forma intensa na mudança da instituição para Centro Universitário e na ampliação das redes  do grupo para outras cidades catarinenses.

Por sua contribuição, recebeu diversos reconhecimentos e honrarias, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pelos serviços prestados à Educação, em 2018, e o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, em 2017.

Durante a jornada, usava  uma  frase como um objetivo de vida: “Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo”.

Continua depois da publicidade



A UniAvan decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao fundador.

Duas mortes em 24h

Além da morte de Artenir, Balneário Camboriú registrou mais o o óbito de uma idosa de 71 anos, ontem.

Com as duas mortes, a cidade chega a 129 óbitos desde o início da pandemia. A morte da idosa já consta no boletim da vigilância Epidemiológica Municipal. A morte de Artenir ainda não.

Quarta-feira, a cidade confirmou mais 144 infectados pela doença, acumulando 11.492 casos desde o início da pandemia. Do total, 9766 pessoas já estão recuperadas e 1599 permanecem em tratamento, sendo 1553 pacientes  isolados em casa  e 46 internados.

A UTI do centro Municipal de Balneário está com 93% de ocupação, com 28 leitos ocupados e dois vagos.  O isolamento da unidade tem 17 pacientes internados.

Itajaí, Penha e Itapema registram mortes pela covid

Além de Balneário Camboriú, outras três cidades da região da Amfri registraram mortes pela covid ontem. Foi um óbito em Itajaí, outro em Penha e dois em Itapema.

Itajaí registrou a morte de número 213. A vítima é um homem de 53 anos, com registro de comorbidades, que estava internado no hospital do Coração, em Balneário Camboriú.

Também foram registrados mais 101 casos positivos. A cidade soma 11.517 confirmados, com 10.095 pacientes recuperados e 1209 se tratando do vírus. São 48 internados e 1161 em isolamento domiciliar. Há ainda 174 casos suspeitos aguardando o resultado de exames.

A taxa de ocupação da UTI do Marieta é de 88,33%. Dos 76 internados, 53 casos estão na ala de terapia intensiva e 23 casos em isolamento. Há sete leitos vagos. Já no Pequeno Anjo são sete casos, um positivo na UTI e seis em isolamento.

29ª vítima de Penha

A morte de Penha foi de um idoso de 91 anos, que morava no centro da cidade. Ele foi internado no dia 3 de dezembro, no hospital Marieta Konder Bornhausen, onde morreu na noite de terça-feira. Este é o 29º óbito de covid registrado. Penha confirmou 34 novos casos da doença. São 1891 pacientes recuperados e 56 pacientes que seguem com a doença ativa.

Duas mortes em Itapema

As mortes em Itapema são de uma mulher de 55 anos, que estava internada no centro de Covid de Balneário, e de uma idosa de 87 anos, que morreu internada no hospital da Unimed, no dia 2 de dezembro. A idosa tinha comorbidades. A vigilância investiga se a mulher de 55 anos tinha registro de doença crônica.

A cidade tem 5692 infectados, com 5254 curados e 331 pessoas em isolamento domiciliar. Itapema ainda tem 15 pacientes no isolamento e oito na UTI. A cidade acumula 84 óbitos desde o início da pandemia.

Região da Amfri volta pro nível grave pra covid

A secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem o boletim atualizado sobre a situação da covid-19 em Santa Catarina. São 14 regiões em risco gravíssimo (vermelho) e duas em risco grave (laranja).

A mudança ocorreu na região Foz do Rio Itajaí que foi reclassificada, passando de gravíssimo (vermelho) para grave (laranja). O Extremo-Oeste segue em nível grave.

A reclassificação da região Foz do Rio Itajaí pode ter acontecido pela desocupação dos leitos de UTI. Os leitos vagaram porque houve várias mortes de pacientes.

Na terça-feira, o estado contabilizou o maior número de mortes durante toda a pandemia, com 91 vítimas fatais num único dia.

Todas as regiões do estado registraram alta na transmissão e na mortalidade e estão em alerta máximo pra ocupação de leitos de UTI.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





44.192.254.246

TV DIARINHO






Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

Blog do JC

Linguagem neutra

A bordo do esporte

Fãs disputam em leilão itens históricos e raridades da Stock Car para Instituto Ingo Hoffmann

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯