Matérias | Geral


Ocupação hospitalar no limite na região

Hospitais de Itajaí e Balneário Camboriú estão com a taxa de ocupação da UTI chegando a 95% em Itajaí e BC

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



ocupação hospitalar pra tratamento de covid-19 aumentou no fim de semana na região da Amfri com o registro de novos casos de coronavírus. No sábado, a UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tinha só três leitos vagos, registrando 95% de ocupação. Em Balneário Camboriú, o centro municipal de covid atingiu 90% de ocupação no sábado, também só com três leitos intensivos desocupados. No estado, as UTIs de covid estavam 86,7% ocupadas.


Itajaí e Balneário Camboriú registraram quase 180 novos casos de coronavírus só de sexta-feira pra sábado, com duas novas mortes confirmadas no hospital Marieta. A alta de casos e mortes também seguiu no estado, com 3851 novos casos de contaminação e 41 óbitos registrados no sábado.

Continua depois da publicidade



A região da Amfri soma 599 mortes por coronavírus e caminha pra 50 mil infectados durante a pandemia, com 4752 casos ativos da doença. Balneário Camboriú liderava os casos ativos na região até sábado, com 1375 pacientes em tratamento. Em seguida aparecem Itajaí, com 1293 pessoas em recuperação até sábado, e Navegantes, com 751 pacientes com vírus ativo, segundo o último boletim da prefeitura, de sexta-feira.

No hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, a ocupação da UTI ficou estável na semana passada mas ainda segue alta, conforme informou o presidente Umberto João D´Ávila. “A gente não precisou transferir pacientes, mas estamos bem no limite”, observou. Neste domingo, o hospital tinha 30 pessoas internadas com covid, entre tratamento na UTI e na enfermaria.

Umberto avaliou que a restrição de horário de circulação na madrugada, adotada a partir deste fim de semana pelo estado, é uma medida assertiva neste momento em que os hospitais estão cheios, podendo ajudar a frear o contágio e evitar o colapso no sistema de saúde.

“Essa restrição noturna é mais pra facilitar a fiscalização dos eventos e das baladas, que realmente não estava tendo controle e nem distanciamento. Então, em vez de ir lá e fiscalizar uma balada, faz uma restrição de trânsito das pessoas”, comenta.

Continua depois da publicidade



A ocupação hospitalar no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, também aumentou nos últimos dias. Até sábado, de oito crianças em atendimento contra suspeita de covid, um caso era tratado na UTI e outros sete em isolamento na internação. Na segunda-feira passada, eram duas crianças, uma na UTI e outra em isolamento. O hospital tem seis leitos intensivos, com apenas cinco vagos no sábado.

A direção não respondeu sobre o motivo da alta das internações de crianças. Em virtude da demanda pelo coronavírus, o hospital reforçou o pedido por doações  de dinheiro pra manter o atendimento às crianças na região de Itajaí. A ajuda pode ser feita pelo site oficial, pelo telefone 0800-644-2722 ou direto por depósito (Banco do Brasil, agência 3007-4, conta 42506-0, CNPJ 08.325.231/0003-49).

Ex-secretário de Turismo de Penha morre vítima de covid

O ex-secretário de Turismo de Penha, Arnaldo Dias, 62 anos, o Arnaldinho, morreu vítima de covid-19. Ele estava internado no hospital Marieta desde o dia 29 de novembro e faleceu às 11h45 de domingo.

Arnaldinho foi secretário de Turismo até março de 2019, quando saiu da pasta e ficou meses fazendo uma assessoria especial ao prefeito Aquiles Costa (MDB). Atualmente, ele não estava mais no governo.

Arnaldinho era publicitário, tocava o hotel Mirante do Bosque e mantinha o canal Mundo Web TV.  Ele veio morar em Penha por conta da proximidade com Sérgio Murad, o falecido Beto Carrero.

O sepultamento de Arnaldinho acontece nesta segunda-feira no cemitério Vertical de Curitiba. O velório será das 10h40 às 11h, somente para familiares.

Penha chegou a 28 óbitos causados pela doença, além de 1822 casos confirmados, com 1753 recuperados. Outros 41 pacientes  estão com a doença confirmada e se tratando.

Na sexta-feira, o diácono Antônio Zimmermann, 66 anos, bastante conhecido em Penha, mas que morava em Blumenau, também faleceu vítima de covid. Ele foi internado com dificuldades respiratórias na sexta-feira, em Blumenau, onde faleceu da doença.

Criança de três anos morre de covid em BC

Balneário Camboriú registrou a morte de uma criança, vítima de covid, neste final de semana. Um menino de três anos, que sofria com encefalopatia hipóxia crônica, morreu internado no hospital Pequeno Anjo, na tarde de sábado.

Já no domingo, uma idosa de 80 anos, com comorbidades, morreu no centro Municipal de Covid de BC. Balneário Camboriú chegou a 123 mortes causadas pela doença.

A cidade ainda confirmou mais 81 novos casos no final de semana. Foram 44 infectados no sábado e mais 37 no domingo.

O município acumula 11.023 casos da doença. Do total, 9490 pacientes estão curados e outros 1411 permanecem em tratamento, sendo 1367 se tratando em casa e 44 internados no hospital.

A UTI do centro de covid tem 26 dos 30 leitos ocupados. Outros 21 pacientes estão no isolamento.

Itajaí: 278 casos

Itajaí registrou mais duas mortes e 278 novos casos de covid-19 no final de semana. A cidade agora tem 11.167  infectados e 206 mortes causadas pela doença.

As vítimas fatais mais recentes são dois homens, de 63 e 69 anos, com registro de comorbidades. Os dois faleceram sábado no hospital Marieta.

No sábado foram mais 133 casos, sendo 74 mulheres e 59 homens. No domingo foram 145 positivados: 74 mulheres e 73 homens.

Do total de contaminados, 9530 pacientes já se recuperaram e 1431 estão com o vírus ativo: 53 internados e 1378 em isolamento domiciliar. Há ainda 130 casos suspeitos aguardando o resultado de exames.

A UTI do hospital Marieta está com 90% de ocupação. Dos 79 internados, 54 casos estão na UTI e 25 casos em isolamento. Há seis leitos vagos.

Já no hospital infantil Pequeno Anjo são oito internados. Um caso suspeito está na UTI e outros sete suspeitos em isolamento.

Morte em Camboriú

Mais um morador de Camboriú faleceu vítima de covid no sábado. A vítima é uma mulher, de 46 anos, moradora do bairro Monte Alegre, que estava internada no hospital Ruth Cardoso, em BC. Ela tinha comorbidades.

No final de semana foram  registrados 50 novos casos, 37 no sábado e 13 no domingo. Dos 5021 pacientes positivos, 4567 já se recuperaram e 61 morreram vítimas da doença. Outros 393 pacientes estão em tratamento, sendo 381 em isolamento domiciliar e 12 internados. 



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.230.144.31

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog do Ton

Confraria da Cozinha confirma dois novos eventos gastronômicos em Floripa

Blog do JC

Irmão Maier chegou

A bordo do esporte

Vela mundial perde o diretor de regatas Jack Loyd

Blog da Ale Francoise

Você conhece os benefícios do cravo?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”

Jorginho Mello

“Eu tenho o compromisso do presidente: se eu for disputar a eleição para governador, tenho o apoio dele”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯