Matérias | Geral


Prefeitura anuncia medidas contra buzinaços e lentidão no porto

Mais motoristas, novo sistema de senhas e conserto de guindaste prometem agilizar operações internas no cais da APM

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Após dezenas de reclamações sobre filas, tranqueira e buzinaços dos caminhões que esperam pra entrar no porto de Itajaí, a prefeitura anunciou medidas emergenciais prometendo agilizar o atendimento dos caminhoneiros e as operações internas no cais peixeiro. As ações foram discutidas em reunião na quarta-feira, em conjunto com a superintendência do porto de Itajaí, APM Terminals e representantes de caminhoneiros e portuários.


Nova reunião, no gabinete do prefeito Volnei Morastoni, vai seguir analisando o caso. O que já ficou encaminhado de imediato foram medidas pra garantir o sossego da vizinhança do porto. Nas ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Nova reunião, no gabinete do prefeito Volnei Morastoni, vai seguir analisando o caso. O que já ficou encaminhado de imediato foram medidas pra garantir o sossego da vizinhança do porto. Nas últimas semanas, moradores denunciaram buzinaços em plena madrugada de caminhoeiros indignados com a demora pra entrar no cais da APM. A fila tem se estendido do porto até a Barra do Rio.

Continua depois da publicidade



Será feita a contratação imediata de 35 motoristas pela APM, externos do órgão Gestor de Mão de Obras (Ogmo), com o aval dos representantes da mão de obra e dos sindicatos portuários. A ideia é dar rapidez na movimentação interna do porto. A APM ainda diz que vai importar da Alemanha a peça para reparo de um guindaste que garante maior agilidade nas operações dos navios. A previsão é que o equipamento comece a ser usado na primeira quinzena de dezembro.

A reunião definiu uma revisão nas emissões de senhas para adequar a capacidade operacional da APM com a demanda, reduzindo a fila de caminhões nas ruas. A Codetran criticava a empresa por chamar cem caminhões, mesmo com capacidade de atender só 30 por hora. Os serviços de guincho também deverão ser melhorados pra atender os caminhões após entrarem na área interna do terminal.

Está prevista a implantação do “sistema carrossel”. Pelo novo esquema logístico, todos os caminhões entrarão apenas pelo portão 1 e sairão pelo portão 2, diminuindo os conflitos. O início do sistema ainda depende de licitação agendada para 9 de dezembro e da liberação final por parte da receita Federal, segundo ressaltou a prefeitura.

No entorno do terminal, o município promete intensificar as rondas da guarda Municipal e dos agentes da Codetran pra conscientizar os caminhoneiros a não fazerem “buzinaços”. As ações serão educativas e ninguém será multado.

Continua depois da publicidade



Movimento grande

A superintendência do porto esclareceu que a lentidão na logística portuária está ligada ao aumento expressivo na movimentação de contêineres nas últimas semanas, aliada ao afastamento de trabalhadores infectados por covid-19 e a um guindaste quebrado da APM. Segundo a autoridade portuária, muitos motoristas também chegam adiantados em relação ao horário do agendamento, provocando aumento das filas nas ruas de acesso ao porto.

“O município de Itajaí e a superintendência do porto de Itajaí ressaltam que apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, o porto de Itajaí vive um momento pleno e intenso em sua movimentação”, argumenta a prefeitura em nota, destacando a importância do porto pra economia da cidade.

“A prioridade agora é minimizar, em curto espaço de tempo, os impactos negativos da atividade para a população”, completa.

Presidente do sindicato dos Arrumadores está com covid

Segundo a prefeitura, mais de 80 trabalhadores avulsos de mão de obra direta foram afastados por infecção de covid. Entre os doentes está Ernando João Alves Júnior, o “Correio”, presidente do sindicato dos Arrumadores, Trabalhadores Portuários Avulsos da Capatazia e Serviços de Blocos de Itajaí e Navegantes.

Ele teve fortes dores e falta de ar. O exame de tomografia mostrou que metade dos pulmões está comprometida. Com isso, Correio precisou ficar internado no hospital Marieta Konder Bornhausen, sob medicação e oxigênio, e tem previsão de alta pro fim de semana.

Correio disse que há afastamentos em todas as categorias, incluindo estivadores, conferentes e consertadores. Desde março, informa, foram 82 trabalhadores infectados e toda semana tem gente nova afastada por suspeita ou confirmação da doença. “Temos um rodízio de afastamento de mais 10 trabalhadores”, relata.

O sindicalista destacou o aumento no volume de contêineres, mas ressaltou que o espaço do porto é hoje o principal agravante. “Mesmo com essa crise de saúde fizemos os arranjos necessários para atender a demanda, mas o volume que é bom termos pelo espaço físico faz com que o giro diminua”, analisa. Ele observa que o problema só será superado com a ampliação da área retroportuária, já projetada pelo município.

A superintendência do porto tinha apontado lentidão no terminal também em razão do afastamento de funcionários da APM infectados por covid-19. No entanto, a empresa afirmaque o número de contaminados não impacta nas operações. A empresa diz que tem feito novos investimentos e novas contratações pra atender a demanda.

Diante da alta de covid na região, a APM informa que reforçou as orientações, palestras e reuniões internas com funcionários, além de manter as medidas de proteção adotadas desde o início da pandemia, incluindo grupos que seguem trabalhando de casa.



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.95.208

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯