Matérias | Geral


Itajaí

Edital do transporte é apresentado hoje

Ampliação da cobertura, mais integração, uso de tecnologia e sistema de tarifas diária, semanal e mensal estão previstos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



audiência pública para abertura da licitação do transporte público em Itajaí acontece nesta quarta-feira, às 14h, no formato online, pelo site transportecoletivo.itajai.sc.gov.br, com transmissão pelo Youtube. Não precisa se cadastrar, basta acessar diretamente o link ao vivo. Na reunião virtual será apresentado o edital de concorrência pública e explicado como vai funcionar a nova concessão, que prevê contrato de 20 anos para a empresa que assumir o serviço.

Ao final da apresentação haverá um tempo para esclarecimentos e perguntas das pessoas que tiverem acompanhado a discussão. Após a audiência, o município tem um prazo de 15 dias pra publicar o edital e começar o processo licitatório.

O edital define como será a operação do transporte coletivo no período da concessão, que não poderá ser renovado. A empresa vencedora ficará responsável também pela administração, manutenção e conservação dos terminais de integração e postos de atendimentos, vendas de bilhetes, serviço de atendimento presencial aos usuários e serviços de tecnologia e gestão de informação.



O novo modelo de transporte público prevê 95% de abrangência na área urbana com operações integradas. Os ônibus terão prioridade na mobilidade urbana, com a implantação de faixas exclusivas nas vias. De início, são previstos ao menos oito quilômetros de corredores exclusivos, previstos ao longo das avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro, que serão revitalizadas e formarão um binário, e na avenida Irineu Bornhausen.

Outra novidade é a criação das tarifas diária, semanal e mensal, pelas quais o usuário paga o valor e pode circular de ônibus o dia, semana ou mês inteiro. A tecnologia também estará mais presente no serviço, por meio de aplicativo pelo qual será possível acompanhar em tempo real o trajeto e as linhas.

As rotas vão priorizar a ligação com órgãos municipais, como escolas, hospitais, creches e postos de saúde. A previsão é que o usuário possa trocar de ônibus descendo em qualquer ponto do trajeto, sem necessidade de entrar nos terminais pra fazer a baldeação. O novo edital ainda traz a criação de um fundo de mobilidade, reunindo recursos pra serem investidos em melhorias no próprio sistema.


Contrato emergencial até dia 30

Enquanto o novo edital não sai, a prefeitura abriu uma chamada pública pra contratar emergencialmente uma empresa pra tocar o transporte coletivo. O chamamento foi lançado na sexta-feira passada e segue aberto até o dia 30 de setembro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Lamim, a contratação provisória ficará entre 60 e 90 dias ativa, prazo que poderá ser prorrogado.

O transporte público municipal, intermunicipal e interestadual foi retomado em Santa Catarina no dia 25 de agosto, com autorização do governo estadual. Em Itajaí, os ônibus não voltaram porque a prefeitura não renovou o contrato com a Transpiedade, empresa paranaense que tocava o serviço emergencialmente desde 2017, após a saída da concessionária Coletivo Itajaí. A frota da Transpiedade deixou a cidade em agosto.

No momento, os usuários estão contando apenas com as linhas intermunicipais tocadas pela Viação Praiana, que retomou trajetos entre Itajaí e Tijucas, incluindo Balneário, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A proposta pra ampliação das linhas pra passar nos bairros Cidade Nova, São Vicente, Santa Regina e Cordeiros foi descartada, segundo o secretário, pra não sobrepor linhas e tirar passageiros do sistema municipal.

Propostas passaram por consulta popular e TCE


O edital vem sendo elaborado há mais de um ano e teve por base os estudos de mobilidade urbana do laboratório de Transportes e Logística (Labtrans), feito pela UFSC, reunindo planilhas e diversos levantamentos técnicos. Também foram consideradas no trabalho sugestões da comunidade recolhidas em consulta popular pela plataforma Itajaí Decide na internet. Todo o processo já foi analisado pelo tribunal de Contas do Estado.

Segundo o diretor de Mobilidade da secretaria de Urbanismo, Benício Silvio da Silva, a realização da audiência atende uma exigência legal pra que o edital seja lançado. “Basicamente é para apresentar o sistema que vai ser licitado. Para o edital, a população foi ouvida pelo Itajaí Decide e todas as propostas que foram votadas estão neste edital”, explica. Questões sobre tarifas, subsídios, qualidade, conforto e prioridades no serviço serão apresentadas.

O plano de concessão permite que o sistema seja reavaliado a cada ano, prevendo adequações em linha e horários conforme as necessidades. A tarifa básica diária era de R$ 6, mas a prefeitura não informou ontem se haverá atualização. No novo sistema tarifário, é previsto um esquema de pontuação e vantagens para o usuário, como descontos em atrações turísticas.

O sistema deve contar com uma frota de 40 veículos, incluindo 13 micro-ônibus e cinco ônibus articulados e um ônibus turístico. Eles estarão distribuídos em linhas circulares dentro dos bairros e em linhas alimentadoras e troncais, que ligarão os bairros com o centro e terminais em horários contínuos.


Foro defende bilhete único

O foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí vai participar da audiência levando propostas defendidas pela entidade, entre elas a que prevê a integração do transporte por bilhete único entre Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.

De acordo com o presidente da associação, Rafael Mayer da Silva, as prefeituras receberam meses atrás um estudo feito pelo foro com melhorias sugeridas nos serviços na região. “Entendemos que essa audiência é um importante passo. Nessa pandemia vimos o quão importante é o transporte público coletivo”, comenta.

No documento, o foro defende para Itajaí medidas pra garantir a qualidade, conforto e tarifas acessíveis. Os destaques são uso o obrigatório de tecnologia pra localização dos ônibus e cadastramento das rotas por aplicativo, adoção de linhas circulares como base do sistema e ônibus com ar condicionado e de grande capacidade.

O órgão ainda apoia que haja a previsão de subsídios ao transporte, mas com análise e acompanhamento de um conselho de usuários, também a ser criado, substituindo o atual conselho de transporte.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.201.69.22

Últimas notícias

PÁSCOA 

Bolsonaro chega a Balneário pra passar o feriadão

Condenado

Traficante que é filho de vereador tá em prisão domiciliar

11 mortes

Cabeleireiro de Itajaí morre vítima de dengue

“front” dos SUV-cupês

Novo Citroën Basalt é revelado

30 Years

Audi lança perua exclusiva para o Brasil

PODCAST

Ouça agora entrevista com Leandro Peixoto, coordenador do Instituto Nadar

Sem sede

Clubes terão que distribuir água de graça nas finais do Catarinense

BR 101

Vereador sofre acidente com caminhão de boi

Juntos pelo rio

Mutirão retirou mais de 5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Açu

EU ACEITO!

Casamento Coletivo de Balneário Camboriú tá com inscrições abertas



Colunistas

Coluna do Ton

Clique pra coluna

JotaCê

Professora tá entrando na política

Coluna Esplanada

Condicionante

Histórias que eu conto

Anos cinquenta

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


O líder da oposição ao governo Volnei Morastoni (MDB) na Câmara de Vereadores de Itajaí é o parlamentar ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação