Matérias | Geral


Itajaí

Praia central terá chuveiros pra temporada

Geringonça terá medidor de tempo pra evitar o desperdício de água e botões especiais pra que os vândalos de plantão não detonem com a traquitana

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A praia central do Balneário Camboriú é uma das mais badaladas do Brasil. Só que a orla que atrai milhares de pessoas por ano não tem chuveiro pra galera se lavar depois do banho de mar. Pra finalmente acabar com o perrengue, a prefeitura vai gastar R$280 mil pra instalar os aparelhos nos sete quilômetros de praia. Os 60 postes com chuveiros e lava-pés tão sendo instalados e tudo deve ficar pronto até metade do mês. O povão não vai gastar um centavo pra tirar a água salgada do couro.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






A administradora curitibana Simone Piaskowy, 41 anos, frequenta Balneário Camboriú há 13 anos. Ela conta que passa as temporadas de verão por lá, pois considera a praia ótima, mas sente falta apenas dos chuveiros. Quando precisa passar uma água na filhinha Sofia, de apenas cinco anos, tem que pedinchar uma mangueira pra turma dos quiosques. “Ela se enche de areia. Aí vai comer um picolé, tenho que dar um jeito de deixar ela limpinha”, conta.

Continua depois da publicidade



Pra acabar com o problema estão sendo instalados 60 totens com dois chuveiros e dois lava-pés cada um nos sete quilômetros de praia. A prefeitura contratou a construtora Roselaine, do Balneário, que terá R$ 280 mil pra fazer toda a instalação. Eles estão montando os suportes em concreto e fazendo a ligação da tubulação. A obra deve ficar pronta em 15 de dezembro.

O diretor da companhia de Planejamento Urbano da cidade (Compur), Giovane Constante, diz que os chuveiros são chiquetosos, pois são antivandalismo. Eles terão medidor de tempo com 30 segundos, pra não haver desperdício de água. Além disso, os botões serão internos. “Não há como arrancar ou quebrá-los”, garante.

Cada chuveiro ficará a uma distância de 100 metros um do outro. “Foi calculado de acordo com o tamanho da praia”, explica Giovane. A água será fornecida através de uma adutora que passa pela avenida Atlântica. Já a limpeza da caixa de concreto, onde o povão vai botar o pé, será feita com um caminhão hidrojato. Giovane afirma que os chuveiros serão mantidos no mesmo local até durante a reubarnização da orla prevista pra rolar ano que vem.

Iluminação

Continua depois da publicidade



No dia 15 de dezembro também deverá funcionar toda a nova iluminação da orla marítima. Há mais de um mês são instalados 118 postes com refletores potentes, de 800 watts, que ficarão virados pra areia da praia e irão garantir mais segurança para os moradores e turistas. Já foram instalados postes do trecho entre a rua 2300 e a avenida Alvim Bauer e nos próximos dias serão concluídas a colocação das luminárias entre a Barra Sul e a área central.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.206.238.77

TV DIARINHO


Entrevistão com Heli Schlickmann - Técnico Agrícola e Gestor ambiental



Podcast

Minuto DIARINHO 14/05/2021

Publicado 14/05/2021 20:29



Blogs

Blog do JC

Morre Bruno Covas

Blog Doutor Multas

Cadastro do Bom Motorista: o que é e como fazer o seu?

A bordo do esporte

Team Childhood vence etapa prólogo da The Ocean Race Europa

Blog Clique Diário

A Ilha de Pedra

Blog do Ton

Maior importadora de móveis do Brasil abre a primeira loja própria em Santa Catarina

Blog da Ale Francoise

Ervas do bem para o estresse!

Blog da Jackie

Hering comprou a Arezzo

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯