Matérias | Geral


Itajaí

MP manda Procon ficar de olho nos comércios

Ideia é evitar que comerciantes dobrem o preço dos produtos e serviços no verão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O Ministério Público de Balneário Camboriú está de olho na galera dos hotéis, bares e restaurantes que tá começando a aumentar os preços dos seus produtos por conta da chegada dos turistas e da temporada de verão. Pra evitar os abusos, o MP recomendou à procuradoria dos Direitos do Consumidor (Procon) que fiscalize os comércios e, se precisar, meta a caneta os safadinhos.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Com a estação mais quente do ano, o Balneário mais badalado do sul do mundo fica socado de turistas. Com tanto cliente, cresce o olho de alguns comerciantes que jogam o preço dos produtos lá em cima, pra garantir uma dinheirama na temporada. O funcionário público R.S., 31 anos, conta que no domingão foi num restaurante da city, na avenida Gastronômica, onde ele sempre costuma almoçar com a família. Ele afirma que a porção com 200 gramas de camarão, arroz e salada custava em média R$ 50 e agora dobrou para R$ 100. “Nem conseguimos comer direito, saímos de lá com fome e ainda tivemos que pagar caro”, lamenta.

Continua depois da publicidade



Pra evitar pendengas como esta, o promotor Rosan da Rocha recomendou à Procon que dê uma dura nos espertinhos de plantão. “Todo ano é verificado que alguns hotéis e restaurantes procedem aumento injustificável de preços de produtos e serviços no verão”, declara o promotor, sem citar o nome dos comércios.

O dotô deu 30 dias pra turma da Procon encaminhar o primeiro relatório com a análise dos comércios. “Se verificada a prática, o Procon irá exercer a autuação do estabelecimento e remeterá cópia ao Ministério Público”, explica o promotor. Além da multa da procuradoria, o comércio ainda pode responder pela bronca na dona justa.

Fiscalização começa hoje

A diretora da Procon do Balneário, Nena Amorim, avisa que os fiscais começam a dar a geral na city hoje. Os restaurantes das avenidas Atlântica, Brasil e Gastronômica serão o primeiro alvo da galera. Em seguida, eles irão bizolhar os bares e hotéis. “Serão pedidas as notas de três meses e comparadas com as atuais pra ver se o aumento partiu do comerciante ou do fornecedor”, explica.

Continua depois da publicidade



Daqui um mês será encaminhado o primeiro relatório ao MP. Não foi citado o número de locais que serão checados no primeiro bizu. “Vamos fiscalizar durante toda a temporada pra evitar que eles voltem a praticar os preços abusivos”, garante Nena.

A chefona da Procon do Balneário conta que ano passado 18 restaurantes da city foram multados por meterem a faca nos clientes. Alguns teriam aumentado em até 50% o valor dos rangos oferecidos. Em 2010, os flagras rolaram através de denúncias, já que o MP não havia feito recomendação. Os consumidores que se sentirem lesados podem procurar a Procon nos telefones (47) 3367-0619 ou pelo telefone 151, ou ir pessoalmente na rua 2000, casa 856, no centro.

Abuso tem diminuído

O aumento abusivo dos preços dos restaurantes, bares e hotéis tem diminuído nos últimos anos, segundo a presidente do sindicato da categoria Karina Peters. A presidente afirma que há dois anos existia a prática dos comerciantes aumentarem os preços durante o verão, mas ela garante que essa situação tem mudado.

Karina comenta que a city tem recebido cada vez mais turistas durante todo o ano e tem orientado aos comerciantes no sentido de garantir o sustento da família em todas as épocas. “Pedimos que sejam praticados preços homogêneos nos 12 meses do ano”, explica. Karina lembra que o que tem motivado os comerciantes a manter o preço é o medo de perder o cliente. “Caso o cliente note que o aumento foi abusivo, ele não voltará lá, haverá um boicote natural”.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.206.122

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 20/04/2021

Publicado 20/04/2021 21:32



Blogs

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

A bordo do esporte

Tradicional regata Rolex Capri Napoli confirmada em maio

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯