Matérias | Política


Itajaí

"Ou advoga ou ocupa o cargo"

Jandir dá ultimato no coordenador da Moralidade administrativa do seu governo

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A denúncia de que Márcio Sagaz (PPS), o coordenador da Moralidade Administrativa da prefa peixeira, estaria exercendo a advocacia de forma irregular já chegou às mãos do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Itajaí, Ricardo Izidoro Koch. Ele bizolhou o papéli e já iniciou os trâmites. Nenhuma decisão deve sair este ano. Por outro lado, o prefeito Jandir Bellini (PP) pode ser mais rápido que a OAB. Isso porque só agora ele ficou sabendo que, além do estatuto da Ordem, existe uma lei municipal que proíbe que o coordenador da Moralidade trampe em qualquer outro emprego.


 

Este conteúdo é exclusivo para usuários cadastrados.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






“Eu nem sabia dessa lei. Na verdade, nem sabia que ele estava advogando também. Mas segunda-feira vou ver isso. Ou advoga ou ocupa o cargo. Cumpra-se a lei!”, lasca o chefão da prefa. Na quinta-feira, Jandir tinha se isentado da responsa de investigar o caso, mas como tem lei municipal regulamentando o cargo do bragrão, o prefeito garante que vai tomar providências. “Isso é difícil. O bom profissional não vem ocupar uma secretaria por sete ou oito mil reais por mês e larga a profissão. É complicado”, analisa Jandir.

Na quinta-feira à tarde, o funcionário público Francisco Eduardo Johannsen protocolou uma reclamação na OAB, alegando que o bagrão não poderia conciliar o trampo na prefa com o dos tribunais. “Analisei o código de ética e o estatuto da OAB, conversei com alguns advogados e vi que ele deveria estar impedido de exercer as duas funções”, justificou Francisco. Mas, em entrevista ao DIARINHO, Márcio disse estar tranquilo. “Acabei de receber o presidente da OAB pra tratar de um outro assunto e já adiantei a história pra ele, que me disse que não tem impedimento. Então, nada me preocupa”, comentou. Na ocasião a reportagem não conseguiu conversar com o chefão da Ordem na city peixeira.

Com a palavra, o presidente!

Depois que foi publicada a reportagem sobre a denúncia de que Márcio estava exercendo a profissão irregularmente, Ricardo Koch, presidente da OAB de Itajaí, entrou em contato com o DIARINHO. Ele disse não poder comentar especificamente o caso, já que deu sequência à denúncia protocolada na entidade. Agora, o caso segue os trâmites. “Antes eu teria me manifestado, mas quando é protocolada a reclamação, não é recomendável que eu externe minha opinião, porque o caso será levado ao conselho, composto por 20 advogados”, explica o dotô.

Ricardo conta que no estatuto existem duas situações: a incompatibilidade (quando não se pode conciliar nada) e o impedimento (quando é permitido exercer o cargo, desde que não atue contra ente público ou em horário de trabalho). “Não é a denominação do cargo que ele ocupa que vai determinar isso, mas sim a atividade que ele desempenha nesta função. Por isso foi bom terem formalizado a reclamação, para que possamos investigar”, destaca o presidente da Ordem.

O papéli já foi encaminhado pra comissão de admissibilidade que, se decidir aceitar a denúncia, nomeia um relator que vai estudar o caso e depois passar pros demais membros do conselho da OAB peixeira, que darão um veredicto. “Nem somos algozes nem defensores. Vamos investigar. Nós tomaremos uma posição independente do que a prefeitura vai fazer. Isso é outra história”, garante Ricardo.

O chefão da Ordem diz que as penas podem ir da mais branda – advertência velada, quando o dotô recebe um puxão de orelha sem ninguém saber – até a suspensão e, em último caso, a expulsão. Ricardo continua com a postura de não querer analisar o caso específico de Márcio, mas, de forma generalizada, acredita que este não seja um caso pra exclusão do advogado.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.7.202

TV DIARINHO




Podcast

Minuto DIARINHO 01/03/2021

Publicado 01/03/2021 20:00



Blogs

Blog do JC

Nove sugestões

A bordo do esporte

Dupla brasileira da NACRA faz desafio diferente em SC

Blog Clique Diário

Hora colorida - Crepúsculo

Blog da Ale Francoise

Cor de verão o ano todo!

Blog da Jackie

Coluna do impresso

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: entenda como funciona!



Entrevistão

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 1)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 1)

Itajaí

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Porto Belo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯