Matérias | Reclamações


Itajaí

Morador tá incomodado com sujeirada produzida por moradores de rua no calçadão da praia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O autônomo F.G., 31 anos, tá cansado de sair de casa e dar dicara com mendigos pedindo esmolas o tempo todo. O pior, segundo o homem, é que não dá pra suportar o cheiro forte pelas ruas do Balneário Piçarras, especialmente no calçadão da praia, já que os pedintes têm usado o passeio como banheiro ao ar livre.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






“Tá uma nojeira terrível. Não dá pra andar que vem aquele cheiro, ainda tem que cuidar para não pisar em alguma coisa. Não consigo mais sair pra dar uma volta com a minha família. Eles vêm pra cima e pedem dinheiro o tempo todo. Deve ter no mínimo uns 30 por aí, tá feia a coisa”, lasca.

Continua depois da publicidade



O número chutado por F. ultrapassou as contas da prefa piçarrana. Segundo o diretor do Bem-Estar Social e coordenador da Defesa Civil de Piçarras, Rogério de Lima, a cidade abriga hoje cerca de 10 moradores de rua. “Nós sempre mandamos assistentes sociais falarem com eles. Oferecemos comida, banho. Aí, vemos onde é a casa deles e levamos até na cidade. Faz uns 15 dias que fizemos uma limpa. Mas a gente tira dois e chegam 20. Esses dias vimos um carro da prefeitura de Blumenau deixando três aqui. Assim não dá, né? Mas até o Natal vamos levar todos daqui para a casa deles ou de parentes”, conta.

O secretário de Obras, Rubens Batista Pereira, confirmou que os mendigos tão fazendo a maior sujeirada pela cidade. “Fazem bastante coisa. Além de fazer as necessidades na rua, amarram roupas nas árvores. Soube até que invadiram casas abandonadas. Nós temos que limpar a praia todos os dias, então acabamos limpando a sujeira deles. Mas o pessoal da defesa civil já tá vendo isso. Até a temporada vai tá tudo certinho’, explica.

Prefa da Terra dos Alemóns sidefende

A prefa de Blumenau, através da assessoria de imprensa, afirmou desconhecer que algum morador de rua tenha sido levado pras Piçarras. Porém, não descarta essa possibilidade, já que quando os mendigos solicitam uma ida para outras cidades, eles os encaminham. Hoje, Blumenau oferece um abrigo municipal especialmente pros moradores de rua. Porém, a maioria vai pra lá apenas para tomar banho e volta para as ruas.

Continua depois da publicidade



Especialista diz que faltam políticas públicas

O sabichão em gestão de políticas públicas da Univali, Eduardo Guerini, contou que a sociedade em geral, inclusive políticos, não está preparada pra lidar adequadamente com moradores de rua.

“Temos no nosso meio uma assistência social precária. Ao invés de integrá-los à sociedade, agimos com violência continuada. Um município os joga para outro tentando se livrar de um problema, enquanto deveriam criar programas sociais mais adequados. Tentar educá-los continuamente, mesmo que eles não queiram. Uma política ativa resolveria. Mas não fazem isso, apenas limpezas sociais que excluem e marginalizam. Se essa questão não for tratada de maneira adequada, o problema se manterá até chegar à morte violenta desses indivíduos”, lamenta.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.231.61

TV DIARINHO


Entrevistão com Heli Schlickmann - Técnico Agrícola e Gestor ambiental



Podcast

Minuto DIARINHO 14/05/2021

Publicado 14/05/2021 20:29



Blogs

Blog do JC

Treta total

A bordo do esporte

The Ocean Race e TIME firmam parceria

Blog Doutor Multas

Cadastro do Bom Motorista: o que é e como fazer o seu?

Blog Clique Diário

A Ilha de Pedra

Blog do Ton

Maior importadora de móveis do Brasil abre a primeira loja própria em Santa Catarina

Blog da Ale Francoise

Ervas do bem para o estresse!

Blog da Jackie

Hering comprou a Arezzo

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯