Matérias | Reclamações


Itajaí

Cliente não gostou do que a pizzaria fez com nossa bandeira

Lei federal explica o que pode e o que não pode fazer com o símbolo da pátria

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O tipo de adesivo colocado na fachada da pizzaria Brazil, na avenida do Estado Dalmo Vieira, que representa a bandeira do Brasil, chamou a atenção do seu J.F.R., morador de Balneário Camboriú. Ele ficou de cabelo em pé com a forma como a bandeira é apresentada. “Eles botaram a bandeira e no lugar de Ordem e Progresso: “Forno à Lenha”. Isso não pode. É uma contravenção penal. Como é que a prefeitura, polícia, passam ali e não vê?”, questiona.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






A reportagem do DIARINHO foi atrás da legislação federal que regulamenta o uso dos símbolos nacionais, inclusive a bandeira.

Continua depois da publicidade



A lei número 5700, de 1º de setembro de 1971, diz que não se pode acrescentar outras inscrições à bandeira, exatamente como fizeram na fachada da pizzaria Brazil. Existe uma série de outras exigências pro uso da bandeira do Brasil. Por lei, é proibido apresentar a bandeira em mau estado de conservação. O que também não pode é mudar sua forma, cor, proporções ou até mesmo acrescentar outras inscrições. Além disso, a lei ainda proíbe que a bandeira seja usada como roupagem, pano de boca, reposteiro, revestimento de tribuna, cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar. Reproduzí-la em rótulos ou outros produtos expostos à venda também não pode. Não é permitido que bandeiras em mau estado de conservação sejam simplesmente jogadas fora. Elas devem ser entregues a qualquer unidade militar pra que sejam queimadas no Dia da Bandeira.

A pessoa que não cumprir essas determinações responde por uma contravenção penal. O infrator pode levar uma multa de uma a quatro vezes o maior valor de referência vigente no país, podendo ser elevado ao dobro nos casos de reincidência.

Ninguém respeita

O delegado da polícia Federal de Itajaí, Geraldo Barizon Filho, diz que o uso da bandeira tem várias regras, mas hoje em dia o pessoal não cumpre nenhuma das normas e estilizam os diversos tipos de uso da bandeira nacional. “Tem gente que usa até estilizada no peito. Usam a bandeira na Havaiana no pé. As pessoas não cumprem [essa legislação]”, lamenta.

Continua depois da publicidade



Valéria Maria Jensen, da associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), acredita que a dona da pizzaria tá errada em usar a bandeira nacional, mesmo que seja só o símbolo dela pintado na parede ou num adesivo. “Desde que represente a bandeira nacional, eu acredito que não possa ser usada pra outro fim, principalmente pra restaurante, porque ela é usada só em órgãos públicos, federais, em escolas e mesmo assim quando tem uma homenagem”, explica. Valéria conta que nunca viu o símbolo ser usado como acontece na fachada da pizzaria. “Eu, se fosse dona do restaurante, não usaria. Mas hoje em dia tudo é tão permissivo”, conclui.

Empresária acha que fez tudo certo

A dona da pizzaria Brazil, Kelly Fernanda, diz que já sabia da lei e verificou o que era permitido antes de expor.

Na visão dela, a fachada de seu estabelecimento não tá errada. “Não foi usado o modelo original da bandeira. Eu modifiquei. Não tá no formato original. Se fosse o modelo original da bandeira, aí sim não poderia, porque realmente seria uma afronta,” acredita.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.206.238.77

TV DIARINHO


Entrevistão com Heli Schlickmann - Técnico Agrícola e Gestor ambiental



Podcast

Minuto DIARINHO 14/05/2021

Publicado 14/05/2021 20:29



Blogs

Blog do JC

Morre Bruno Covas

Blog Doutor Multas

Cadastro do Bom Motorista: o que é e como fazer o seu?

A bordo do esporte

Team Childhood vence etapa prólogo da The Ocean Race Europa

Blog Clique Diário

A Ilha de Pedra

Blog do Ton

Maior importadora de móveis do Brasil abre a primeira loja própria em Santa Catarina

Blog da Ale Francoise

Ervas do bem para o estresse!

Blog da Jackie

Hering comprou a Arezzo

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯