Matérias | Geral


Itajaí

Quiosques são fechados na orla do Balneário

Apenas 10 casinhas ganharam na dona justa o direito de permanecerem abertas. Novos quiosqueiros só assumem a partir de quarta-feira

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Quem for pra praia Central de Balneário Camboriú terá que levar isopor com água e lanchinhos de casa. Mesmo com a temporada de verão bombando e o Natal batendo na porta, os quiosques da orla tão sendo fechados. Desde a semana passada, as casinhas começaram a ser lacradas. Na manhã de sexta-feira os oficiais de justiça deram a ordem pra fechar todos os pontos de vez.


 

Este conteúdo é exclusivo para usuários cadastrados.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






O DIARINHO passou pela orla e encontrou 15 dos 32 quiosques fechados. O fechamento rolou por recomendação do Tribunal de Justiça, que mandou os quiosques serem entregues aos vencedores da licitação. A nova galera foi nomeada na semana passada e agora está pronta pra assumir as casinhas.

O fechamento dos quiosques não agrada quem frequenta o principal cartão postal e atrativo turístico da cidade. Segundo a turma da secretaria de Turismo, cerca de 200 mil pessoas já circularam pela cidade nos 15 dias de dezembro, um aumento de 80% em comparação com o mês passado. Toda essa galera vai ter que se virar pra conseguir tomar uma água, comer um lanche ou ir ao banheiro enquanto os quiosques estiverem fechados.

O servidor público paulista Thiago Thiner, 27 anos, conta que este é o segundo ano que curte férias na city, mas agora considera que a orla deixou de ser perfeita. “Estou sentado na frente de um quiosque, mas tenho que caminhar muito pra comprar uma cervejinha”, reclama. Já a comerciante Fabiana dos Santos, 37, relembra que, com os quiosques abertos, os banhistas ainda tinham a opção do uso dos banheiros. “Os quiosques são mais que necessários, ainda mais na temporada”, opina.

A balconista A. C, 23, conta que tava no quiosque 15 na manhã de sexta-feira, quando os oficiais de justiça chegaram e mandaram fechar o local. “Eles foram super educados, pediram pra todos saírem, mas agora, pra onde posso ir?”, questiona.

Segundo a turma da prefa, a maioria dos quiosques será fechada até o início da semana que vem e, por enquanto, os novos quiosqueiros não assumem. “O município está sendo reintegrado da posse, então, por enquanto, não temos como colocar ninguém ali”, lamenta o procurador do município, Marcelo Freitas. Caso ninguém recorra da nova licitação dos quiosques até terça-feira, a partir da próxima quarta-feira, dia 21, os novos quiosqueiros poderão assumir as casinhas. Eles ocuparão o local por 16 meses.

Dotô Marcelo explica que não puderam fazer a troca de donos antes da temporada, pois dependiam de licitação pro chamamento dos interessados e prazos de recursos que correm na dona justa. Pra piorar, o projeto de lei da licitação passou meses rolando na câmara de vereadores, aí o edital foi aberto pertinho da temporada.

Somente 10 quiosques tão abertos

A maioria dos quiosqueiros entrou com ação na dona justa pra evitar o lacre do seu ponto, mas nem por isso conseguiu uma decisão favorável da dona justa. Segundo o dotô Marcelo, apenas 10 quiosqueiros conseguiram autorização pra continuar nos pontos até mês que vem. Com o arrego, eles ficam intocáveis pelos oficiais de justiça e podem tocar os serviços normalmente até janeiro. O procurador conta que a prefa vai recorrer da decisão e pretende reintegrar a posse desses quiosques o quanto antes. Ele conta que as 10 pessoas que ganharam a licitação pra administrar esses pontos terão que esperar desocupar o local. É melhor esperar sentado.

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.232.129.123

TV DIARINHO




Podcast

Minuto DIARINHO 03/03/2021

Publicado 03/03/2021 19:34



Blogs

A bordo do esporte

Lorient será a cidade da largada da The Ocean Race Europa

Blog Clique Diário

Mostra Mulheres do Mundo por Ligiane Finardi

Blog do JC

Ponte Itajaí - Navegantes

Blog da Ale Francoise

Folha de louro e seus benefícios

Blog da Jackie

Coluna do impresso

Blog Doutor Multas

Proteção veicular: entenda como funciona!



Entrevistão

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 1)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 1)

Itajaí

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Porto Belo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯