Matérias | Economia


Itajaí

Itajaí e Santa Catarina fazem bonito e registram crescimento de trampos no mês de novembro

Dados são do ministério do Trabalho e Emprego e foram divulgados oficialmente ontem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina é o terceiro estado que em novembro mais gerou empregos em todo o país. Os dados são do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo novo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Roberto dos Santos Pinto. A Santa & Bela criou no mês passado nada menos que 12.089 postos de trabalho. Um crescimento de 0,66% se comparado com outubro. Itajaí também teve saldo positivo.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Em todo o país, a geração de empregos com carteira assinada em novembro foi de 42.735. Uma alta de 0,11% em relação ao mês anterior. Se contar de janeiro a novembro, foram 2,3 milhões de novos trampos formais criados em todo o país. O número é grande, mas é menor que o ano passado, quando no mesmo período o Brasil criou 2.918.549 empregos. Ou seja, o nível de emprego continua em alta e crescendo, mas deu uma desacelerada. Esse comportamento pode ser justificado, em parte, pela presença de fatores sazonais, como também, conjunturais, em razão da repercussão dos efeitos da crise internacional“, justifica o ministro do Trabalho e Emprego.

Continua depois da publicidade



O comércio foi o setor que mais ajudou a criar vagas de emprego com carteira assinada. Foram 107.920 novos trampos. Um crescimento de 1,30% e que foi a maior taxa de crescimento entre todos os setores da economia. Na outra ponta ficou a indústria da transformação, que no balança das contratações e demissões acabou ceifando 54.306 postos.

Pra chegar aos números divulgados ontem, os técnicos do TEM calculam a diferença entre o número de pessoas que assinaram carteira e o número de trabalhadores formais que ganharam o pé na bunda. O resultado é que vai dizer se houve ou não criação de novos postos de trabalho no país. Apesar do Caged já ter mais de quatro décadas, a pesquisa mensal de empregos só começou a ser divulgada oficialmente a partir de 2003.

Itajaí também fez bonito nos empregos

Itajaí também registrou saldo positivo de empregos. Em no­vembro, foram feitas 4471 admis­sões e 4124 demissões. Na conta final, isso resultou na criação de 347 novos postos de trabalho na city peixeira. No acumulado do ano, a coisa também tá boa. A geração de empregos com cartei­ra assinada chegou a 5343 pos­tos. Foram contratadas 51.765 pessoas e demitidas 46.422.

Continua depois da publicidade



O setor de serviços deu um ba­nho em Itajaí tanto em novembro quanto no acumulado do ano. Mês passado, criou 376 novas vagas de emprego na cidade. De janeiro a junho, contribuiu com 2217 novos postos de trabalho. Esse setor inclui serviços de ho­telaria e de administração, ven­das de imóveis, trampos médicos e de dentistas, transporte e traba­lhos de comunicação, além dos bancos e financeiras.

O que é o Caged

É um sistema de informa­ções que começou a funcionar em 1966. Com ele, o gover­no consegue saber quantos e quais empregos com carteira assinada existem em todo o país. Todo mês, as firmas são obrigadas a mandar pro MTE uma relação de contratados e demitidos do mês anterior. São esses dados que vão formar o cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.231.61

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 11/05/2021

Publicado 11/05/2021 22:10



Blogs

Blog Clique Diário

A Ilha de Pedra

Blog Doutor Multas

Modelo de recurso de multa online

Blog do JC

Salvo pela velha política?

A bordo do esporte

Inmarsat será pela sexta vez parceira de comunicações via satélite da The Ocean Race

Blog do Ton

Maior importadora de móveis do Brasil abre a primeira loja própria em Santa Catarina

Blog da Ale Francoise

Ervas do bem para o estresse!

Blog da Jackie

Hering comprou a Arezzo

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯