Matérias | Geral


Itajaí

Postos não tem como cumprir novas normas

Governo tá obrigando 20 postos da região a vender o combustível menos poluente

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uma nova resolução da agência Nacional do Petróleo (ANP) tá deixando os donos de postos de combustíveis cabreiros. A decisão estipula novas regras pra garantir o abastecimento em todo o Brasil de diesel de baixo teor de enxofre - que polui menos - a partir de janeiro de 2012. Ontem, em Itajaí, rolou uma assembleia do sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Litoral Catarinense e Região (Sincombustíveis) e os donos de postos tiveram um téti-a-téti com o chefão da ANP para o Sul do Brasil, Edson Silva. Apesar da prensa pra cima do bambambã, a decisão continua valendo e cerca de 20 postos na região de Itajaí terão que se adaptar ou acabarão punidos pelo governo, lamenta Roque Colpani, presidente do Sincombustíveis.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Uma das obrigações é que os postos que tenham número de bicos abastecedores de diesel superior aos de gasosa e de álcool, tenham que ofertar o novo diesel de baixo teor de enxofre a partir já de janeiro do ano que vem. Isso acontece principalmente em postos de beira de rodovias, que abastecem mais brutos do que possantes.

Continua depois da publicidade



No plá de ontem na sede da Intersindical Patronal de Itajaí, no centro da city, a única conclusão que saiu é que ninguém está preparado pra cumprir a nova regra. “Conversamos com os fornecedores e distribuidores, mas é impossível conseguir suprir toda a demanda de diesel da nossa região”, admite Roque, sem revelar se a direção da entidade pretende organizar algum protesto ou entrar na justiça pra tentar brecar a medida, publicada em 12 de dezembro deste ano no diário Oficial da União, que é o jornalão do governo federal.

O problema é que os postos terão um problemaço pra se adequar à norma, já que não terão tanques suficientes para guardar o novo combustível. Isso porque, a grande maioria tem um grande estoque do diesel antigo, mais poluente, e se parar de vendê-lo vai levar ficar no prejuízo.

Entenda o rolo da medida

O Brasil é um dos poucos países, entre os considerados ricos ou emergentes, que ainda usa o óleo diesel S1800ppm, o que tem maior teor de enxofre e por isso é o mais poluente. O “1800ppm” significa 1800 partes por milhão de enxofre no combustível. Em toda a Europa, nos EUA, no Canadá e até no Chile só se permite usar o diesel S10 e S50.

Continua depois da publicidade



A resolução da ANP pro ano que vem não chega a exigir um diesel como o da Europa, mas obriga o uso do combustível S500. A medida, que faz parte de um ajustamento de conduta entre a Petrobras, ANP e ministério Público, lista ao todo 3.134 postos no país. Até 2013, a ANP quer que boa parte da frota nacional passe a usar o S50, ainda menos poluente.

Ainda pela resolução, entram na lista uma porrada de cidades. As da região da foz do rio Itajaí-açu são: Itajaí, Balneário Camboriú, Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e Tijucas. São 20 postos instalados nessas cidades que terão que rezar na cartilha da ANP. As penas vão de multas até o fechamento do posto. Na Santa & Bela toda, são 62 cidades atingidas pela medida.

O enxofre usado no óleo diesel acaba detonando o ambiente. Provoca doenças respiratórias e problemas de pele. O enxofre é o principal responsável pela tal da chuva ácida, que detona as matas e mata os peixes de rios e mares.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.206.122

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 20/04/2021

Publicado 20/04/2021 21:32



Blogs

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

A bordo do esporte

Tradicional regata Rolex Capri Napoli confirmada em maio

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯