Matérias | Política


Itajaí

Vereadores de Balneário Camboriú mantêm paralisação do trampo

Agora os parlamentares não querem mais saber só das melhorias pros médicos. A reivindicação é contra o plano de Cargos e Salários

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A sessão na câmara de Balneário Camboriú deveria começar às 18h. No entanto, iniciou 45 minutos depois. Começou atrasada e, dinovo, acabou mais cedo do que devia. Os vereadores de oposição deram sequência à greve, abandonaram o plenário e impediram que os projetos fossem votados. Quando eles começaram a cruzar os braços, a reivindicação era pra que o prefeito Edson Periquito (PMDB) apresentasse uma proposta pros médicos grevistas da city. Agora que a dona justa obrigou os dotores a voltarem pro trampo, o berreiro dos edis é contra o plano de Cargos e Salários dos servidores – que foi apresentado na câmara na última quarta-feira e deu o maior reboliço.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Funciona assim: pra que role a votação dos projetos de lei na casa do povo, é preciso ter pelo menos cinco parlamentares votantes presentes no plenário, o chamado quórum. Com a saída dos cinco vereadores da oposição, ficam apenas quatro edis que não podem dar o veredicto às proposições, já que o presidente do legislativo, Orlando Angioletti (DEM), não vota. Ou seja, cada vez que a bancada de oposição cruza os braços, empaca todo o trampo na câmara e os projetos – sejam dos próprios edis, ou os enviados pela prefa – ficam engavetados.

Continua depois da publicidade



“Até então não conhecíamos o plano, só reivindicávamos a situação dos médicos. Agora nossa luta é por todos, é pelo funcionalismo”, comenta o líder dos vereadores grevistas, Claudir Maciel (PSD). Ele conta que, pra que os parlamentares voltem a dar quórum pras votações, o prefeito precisa rever o plano de Cargos e Salários e mandar um substitutivo. “Eu não sei como ele vai fazer, o que não pode é deixar como está. A pressa é dele”, lasca. O problema é que, ao invés de fazer alterações, Periquito marcou uma sessão extra pra hoje e colocou o plano na pauta de votações.

Mais um pra tchurma

No início eram cinco. Agora, Dão Koeddermann (PSD) se juntou aos vereadores grevistas. Apesar de ontem só aparecer na casa do povo às 19h37 – quando o quinteto já tinha caído fora do plenário – Dão se juntou a eles. E disse que agora pode contabilizá-lo como sendo o sexto da tchurma. “Sou independente. E já disse que o que eu achar correto, voto favorável. Neste caso, acho que o plano tem que ser revisto, por isso me juntei a eles”, justifica o ex-tucano.

Ficou, mas não discorda!

Continua depois da publicidade



As gavetas da câmara devem estar lotadas de papélis esperando pra serem votados. Mas o presidente da casa não vai tomar nenhuma medida pra impedir a manifestação dos vereadores que estão trancando a pauta. Ao contrário. Angioletti diz que já apelou pra medidas parecidas em outras ocasiões e que a atitude dos parlamentares é uma jogada política válida. Na sessão de ontem, depois que Claudir anunciou na tribuna que os edis iriam sair do plenário pra impedir o andamento dos trâmites, Angioletti pegou o microfone. Ele não criticou os colegas, mas aproveitou a tribuna pra defender o plano de Cargos e Salários, tão criticado pela oposição.

Depois foram feitas as chamadas, como manda o figurino. Com a ausência dos seis, a sessão foi suspensa por três vezes. Na quarta chamada, foi tudo encerrado. Ontem, dinovo tava na pauta o orçamento da prefa pro ano que vem. Se o texto não for votado até o fim do ano, o preju pra city é de quase 100 milhões de reales. No entanto, Claudir garantiu que na extraordinária de hoje, ele e os demais vereadores vão descruzar os braços só pra aprovar a lei orçamentária. Depois, retornam ao protesto. E tudo volta a ficar empacado.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.238.206.122

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 20/04/2021

Publicado 20/04/2021 21:32



Blogs

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

A bordo do esporte

Tradicional regata Rolex Capri Napoli confirmada em maio

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯