Matérias | Geral


Itajaí

Bombeiros intensificam segurança nas praias pra evitar afogamentos

Turista se afogou na praia Central, em Balneário, mas foi resgatado a tempo. Bombeiros tão trampando com 25% a mais de homens na orla

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Com a chegada do verão e a aproximação das festas de final de ano, milhares de pessoas resolvem aproveitar as férias nas praias de Balneário Camboriú e região. Por conta disso, os guarda-vidas redobraram o cuidado com os banhistas. O número destes profissionais, em relação ao ano passado, aumentou 25%. Mesmo assim, é preciso ter muita atenção ao entrar na água. Tudo para não levar um susto como o que levou um turista no início da noite de quinta-feira em Balneário Camboriú.


 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






João Batista do Nascimento, 38 anos, se afogou por volta das 19h, na praia Central, na avenida Atlântica, esquina com a rua 2100. Os bombeiros disseram que ele tava numa área complicada de curva, onde forma repuxo. “É uma parte da praia que é prejudicada porque os guarda-vidas não têm visão direito”, fala o sargento do corpo de Bombeiros de Balneário, João Carlos Muniz de Melo.

Continua depois da publicidade



O homem de vermelho acredita que o turista se afogou por passar mal, já que ele tinha acabado de entrar na água. Os procedimentos pra salvar o banhista foram feitos na areia da praia mesmo. Depois ele foi encaminhado ao hospital Ruth Cardoso, onde ficou em observação. O turista passa bem, apesar do cagaço.

Olha a bandeira vermelha!

O sargento Muniz acredita que a incidência de pessoas que não conhecem a praia é grande nessa época. “Eles não sabem pra quê tá ali aquela bandeira [mostrando a bandeira vermelha] porque não há uma orientação na cidade deles”, opina. Segundo Muniz, uma solução seria se informar com os guarda-vidas sobre a condição da praia, antes de encarar o banho de mar.

A curitibana Dóris Schubert, 72 anos, que curtia uma praia na manhã de ontem, admite que não sabe muito bem o significado de cada bandeira. “Mas é lógico que eu sei que vermelho ou preto quer dizer perigo”, arrisca. Ela diz se sentir segura tendo os guarda-vidas por perto, mas concorda que muita gente não os obedece. “O povo tá muito teimoso. Quinta-feira tinha duas pessoas no fundo e os bombeiros pediram pra sair, mas elas não obedeceram. Tem que cooperar”, palpita.

Continua depois da publicidade



Dicas pra fugir do mico

O sargento Muniz também aproveita para dar dicas pros banhistas não entraram numa fria neste verão. Primeiro, eles devem ficar longe de lugares vazios – esses são os locais mais perigosos. Quem bebeu demais não deve se meter a machão e entrar no mar pensando que é um César Cielo da vida. Outra dica é sempre ficar em locais seguros, principalmente perto dos bombeiros. Também é muito importante observar a sinalização nas praias antes de se jogar no mar.

Investimento para salvar vidas

O coronel do 7º Batalhão dos Bombeiros Militares, Onir Mocelin, disse que este ano o número de guarda-vidas aumentou 25%, em comparação ao ano passado, nas praias da região. O governo do estado liberou R$ 10 milhões para serem aplicados na segurança da orla – quatro milhões a mais que no ano anterior. “Desde sexta-feira estamos atuando com 100% do efetivo da temporada. Vamos manter este número até o final de fevereiro”, avisa.

Mesmo contando com mais vermelhinhos, Mocelin faz um alerta: “isso não quer dizer que as pessoas possam abusar”. Pra ele, os maiores problemas encontrados na praia são a falta de cuidados dos pais com os filhos e o consumo de bebida alcoólica. O coronel tá confiante no trampo dos bombeiros. Ele comenta que faz dois meses que não são registradas mortes por afogamento nas praias da região. O último caso com morte rolou há dois meses na praia do Gravatá. “Assim como está, vamos ter uma temporada tranquila. É o que eu espero”, espera.


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.227.249.155

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 05/05/2021

Publicado 05/05/2021 23:45



Blogs

Blog do JC

Na curva do rio

A bordo do esporte

Ex-equipe de Martine Grael confirma presença em regata europeia da The Ocean Race

Blog do Ton

Maior importadora de móveis do Brasil abre a primeira loja própria em Santa Catarina

Blog Clique Diário

Dica de fotografia

Blog Doutor Multas

Multa por excesso de velocidade acima de 50: qual é o valor?

Blog da Ale Francoise

Ervas do bem para o estresse!

Blog da Jackie

Hering comprou a Arezzo

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯