Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Masterplan


O vice-prefeito da Dubai brasileira, Carlos Humberto, e o vereador Kaká Fernandes prestigiaram apresentação do Masterplan (foto: Fernando Carnevalli))

O Masterplan, Plano estratégico para o desenvolvimento da Dubai brasileira, foi apresentado na tarde de segunda-feira, na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. Cidade que, com o alargamento da faixa de areia, ficou ainda mais almejada.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Dois eixos

O plano conta com dois eixos principais para alavancar o turismo e a economia de Balneário Camboriú e contempla todos os bairros da city mais turística na Santa & Bela Catarina. O esrudo é assinado pelo renomado escritório de arquitetura e engenharia do ex-prefeito da capital paranaense Curitiba, o saudoso Jaime Lerner.

Planejamento

Elaborado no contexto do desenvolvimento do Plano de Diretrizes de Macro Estruturação Urbana, o Masterplan buscou mapear temas que possam auxiliar na identificação de vocações de Balneário Camboriú,  a identidade de acordo com o histórico das condições de cada bairro, relacionados com a região em que estão inseridos, e construir o futuro de forma planejada.

Marcaram presença

Participaram da apresentação  do Masterplan o vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), o presidente da casa do povo, Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), o vereador e dublê de pastor, Kaká Fernandes (Podemos), entre outros.

Chá de sumiço

O vice-prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Silvio Cardoso Júnior (PL), anda sumido de Camboriú. No final  do ano, com trocentos eventos acontecendo na cidade que vão de obras públicas, formaturas, entre outros, e nada do vice dar as caras.

Viajando

Os perdigueiros da coluna assopram que Silvio Cardoso está empolgado na sua pré-campanha a deputado estadual. Resolveu meter o pé na estrada e está cortando a Santa & Bela Catarina pra se fazer conhecido estado afora. Contudo, em Camboriú, nada do homem estar presente. Complicado.

Água encanada

Ontem, purexemplo, rolou baita evento no centro Educacional Municipal Abelardo Torquato Rosa, em Várzea do Ranchinho, comemorando a chegada de água encanada na localidade. A obra de mais de dois milhões de reais, feita pela empresa Água de Camboriú, vai levar água potável pra região, onde residem 600 moradores. Mas, com a chegada de novos condomínios, o total deve pular pra mais de 2 mil moradores.

Sorriso na orelha

O prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) estava com sorriso na orelha. Mas, o vice viajante, o Silvio Cardoso, em plena segunda-feira não deu as caras. Não participou. Tá virando vice de parede, de quadro decorativo.

Depois separa

O primeiro vice do prefeito Elcio, Ramon Jacob, começou assim, se afastando, não dando as caras no paço e não comparecendo aos eventos. Se achava maior que o prefeito. Escutou cantos de sereia, e olha que Camboriú não tem mar... Deu no que deu, rachou o bambu. Ramon tentou ser candidato a deputado e, depois, se bandeou pra oposição. Acabou sozinho, sem espaço e voto.

Produção Zero

Minha ex-musa a BBB Anna Carolina (PSDB) quase encerrou o ano com produção legislativa zeradinha. Se não fosse a emenda à LOA, que a Dom Quichata aprovou no apagar das luzes, usando seus colegas de oposição para abocanhar meio milhão de reais e deixar os demais chupando dedo, a galega encerraria o ano de 2022 com um total de ZERO projetos aprovados na piramidal casa do povo.

Fala muito

Não que o número de projetos aprovados represente, necessariamente,  a qualidade de nossos amados heróis do legislativo pexêro, mas a Dom Quichata tem o hábito feio de falar, andar em círculos e não produzir nada, além de críticas.

Quadros

Se a galega tivesse assim tanta boa vontade que as coisas funcionassem, poderia propor alguns projetos interessantes, leis que beneficiariam a coletividade, mas só deu mesmo pra pensar em proteger as pinturas em tela.

Repercutiu

O uso descarado dos colegas de oposição, para abocanhar a maior emenda na lei orçamentária, repercutiu entre os vereadores oposicionistas. Teve vereador que nem se tocou na hora, mas, depois, viu a burrada que fez.

Pintando o sete

Tirar dinheiro de projetos de urbanismo para colocar na proteção das pinturas em tela deixou alguns edis putos da cara com a galega. Isso que teve colega que nem emenda conseguiu aprovar, no chamado tratoraço da Anna.

Abstenções

Outra ação, ops, omissão da galega, que tem deixado seus colegas de oposição putos da cara, é a falta  da Dom Quichata em algumas votações. Filha de quem é, já disse, o João sem Kombi pode ter todos os defeitos do mundo, e, talvez, algumas qualidades, mas nunca deixou de se posicionar em qualquer que fosse o assunto. Anna não tem honrado uma tradição dos Martins.

Deu a palavra

As abstenções mais recentes teriam sido, inclusive, em projetos e assuntos que a Dom Quichata se comprometeu. No projeto do executivo que tratava da causa animal, a galega tentou pedir vistas do projeto. Os animais não têm vez com a ex-BBB...

Estranho...

Até porque a Anna tentou pedir vistas e, depois, disse que não tinha dado parecer, e foi desmentida com o parecer com sua assinatura e, no final, absteve-se de votar sob o argumento de que tinha dúvidas ainda. Mesmo depois de dar parecer? Algo surreal, viajante...

Fugiu

Pra fechar com chave de ouro o ano de zero produtividade e muitas omissões, a vereadora, dita líder da oposição, fugiu da última sessão extraordinária, na quinta-feira passada, mesmo estando na piramidal quando a sessão extra começou. Teve vereador que ainda dava moral pra Dom Quichata, que saiu cuspindo marimbondos com o egoísmo e a individualidade da galega. Que novidade, né?

450

O vereador e presidente da casa do povo da capital do ultraleve, Carlos Alexandre de Souza Ribeiro, o Xepa (Progressistas), fez uma indicação para que sejam edificados na comunidade da rua 450 uma unidade de sáude, uma creche, um parquinho e uma praça. A indicação foi feita ao município, no caso a prefeita bonitona Nilza Simas (PSD), se coce no intuito de beneficiar a 450.

Um bairro

Xepa fala que, em visita ao local, constatou que tem muitas áreas públicas, e as benfeitorias beneficiariam os moradores que calcula, hoje, em 500 famílias com mais de 1200 pessoas. O parlamentar diz que viu crianças brincando nas ruas e, uma unidade de saúde, por exemplo, traria qualidade de vida e desafogaria os bairros no entorno.

Será

Indicação, todo mundo sabe, não tem força, a não ser que o gestor resolva atender. A 450 é um local que merece a atenção do poder público. Região humilde com ruas sem calçamento e muito carente. Um contraste com os prédios que se erguem no horizonte e podem ser vistos do local. Merece a atenção do poder público, sem sombra de dúvida.

Aprovou

Governo Federal, por meio da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia, aprovou projetos que serão financiados por bancos multilaterais, com um investimento total de US$ 1,061 bilhão.

Várias áreas

O catatau de recursos externos, que serão disponibilizados, vão beneficiar ações nos setores de educação, segurança hídrica e sustentabilidade ambiental, infraestrutura urbana, transporte, governo digital e saúde, entre outros.

Impacto

“São projetos com impacto bastante direto para a população, que vai se beneficiar de investimentos em desenvolvimento urbano, econômico e social, com sustentabilidade”, explicou o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes.

Recursos

Os recursos serão obtidos por meio de financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), a Corporação Andina de Fomento (CAF) e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Floripa, Brusque e região da Amfri

Os recursos vão contemplar, purexemplo, a capita manezinha, Florianópolis; a capital do marreco e da pronta entrega, Brusque e região da Foz do Rio Itajaí, na Santa & Bela Catarina.

Consórcio

Foi aprovado o financiamento de US$ 90 milhões, também do Bird, para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Mobilidade integrada

Os recursos serão utilizados para o “Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável” da região, que abrange 11 municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. “Foi o primeiro projeto aprovado para um consórcio intermunicipal”, salientou Erivaldo Gomes.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino preso tem salvação

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Começou nesta terça-feira a greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A paralisação ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação