Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

CPI da Segurança


Enquanto isso... (Charge do Miro)

A situação do secretário de (In) Segurança, Gabriel Castanheira, que já não andava muito boa, azedou de vez. É que a comissão de segurança pública da casa do povo da Dubai brasileira optou, na tarde de quarta-feira, pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na segurança pública.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Comissão

Até o fechamento desta coluna, os vereadores da comissão: presidente Patrick Machado (PDT) com os integrantes Anderson dos Santos, o Anderson da Cosip (Podemos) e o dublê de novela mexicana, Nilson Probst (MDB), estavam na correria pra obter as setes assinaturas necessárias para abertura da CPI da Segurança.

Acusações

Pesam nas acusações, desde viagens particulares do secretário com carro oficial descaracterizado, até ameaças aos colegas de trabalho da corporação, digo, da guarda Municipal. Há quem diga que a passagem de Castanheira para o Paraná já estaria comprada. Causou espanto a assinatura do vereador governista Anderson, que deu apoio irrestrito à CPI. Hummmm...

Injusto

Por vezes tenho ouvido críticas a este espaço com relação à CPI das Máscaras. É importante deixar claro que sou totalmente favorável a investigações sérias sobre supostos desvios de dindim público... O que condeno é o uso político desses instrumentos de investigação. Não posso concordar com julgamento sumário e exposição de testemunhas... Isso não é democrático, não é justo, e chega a ser desumano...

Agressivo

No dia do idoso, teve depoente na CPI que foi constrangida ao extremo. A pessoa estava extenuada em um depoimento com questionamentos confusos. A testemunha, que era idosa, olha que ironia, poderia estar em casa no seu isolamento, mas estava trabalhando para dar conta da demanda operacional no combate ao covid-19. Ela foi tratada como culpada, mesmo sem provas. Isso pode ser justo?

Cadê?

Até agora, o que vi da CPI das máscaras, na piramidal, é muito mais politicagem do que qualquer outra coisa. O espaço, que é aberto e democrático, algumas vezes já questionou onde estão as evidências contundentes de corrupção, desvios, mas até agora o que mais se viu foi edição de depoimentos para, numa cortina de fumaça, não concluírem nada...

Pegos de surpresa

Reconheço que alguns procedimentos administrativos não foram organizados, não seguiram o rigor da lei, mas pergunto quem de nós estava preparado para uma pandemia deste tamanho. Qual gestor não se bateu todo para dar conta de suprir a necessidade por máscaras, respiradores, equipamentos, vacinas, servidores, testagens, leitos de UTI?

Mão na massa

Os vereadores não só podem, como devem investigar. Mas essa investigação não pode ser seletiva, não pode ser leviana, expondo famílias e biografias. Além disso, muitos que só fazem uso político da CPI das Máscaras, não moveram uma palha para ajudar ou organizar.

Se achona

Tem até ex-deputada se achona que nunca nem falou do sumiço, esse sim, escancarado, dos 33 milhões de reales em respiradores que nunca chegaram e fica dando uma de paladina da moral. Ninguém merece.

Danoso

O uso dessa estrutura da piramidal pexêra para satisfação de conveniências políticas e partidárias é que critico, com relação à Comissão Parlamentar de Inquérito das Máscaras. Quem sabe se quietinhos, os vereadores da CPI poderiam chegar muito mais longe nas investigações. Mas a necessidade convulsiva por correr para as redes sociais de alguns coloca a imagem da CPI lá no chão. É triste viu!

Minguou

Tem vereador que deixou a base do governo do paço da Vila Operária e, além de deixar a tchurma toda desamparada, sem emprego, agora tá passando a sacolinha entre empresários da city para bancar o décimo terceiro de funcionários da rádio onde trabalha. Olha, essa raça de fofoqueiros que me perdoe, mas não pode ser verdade.

Avisou

Pai Atanásio, que nos últimos dias anda adormecido, ainda curtindo a moral que ganhou com o acerto de seus prognósticos nas eleições da OAB. Se me aparecesse em sonho, diria que avisou lá atrás, quando o edil desembarcou da nave mãe. E pior que avisou mesmo. O dono da rádio, daqui a pouco, começa a chorar suas pitangas publicamente. Quem viver verá...

Faço votos

Brincadeiras à parte, a coluna deseja que a tchurma da rádio tenha seu décimo terceiro pago. Não é justo trabalhar duro o ano inteiro e na hora de curtir um pouco a vida, ou dar aquela zerada nas contas, ficar à mercê das posições políticas de seus colegas ou do capo de uma rádio ‘beneficente.

Presença

A homenagem que o ex-prefeito da Dubai Maravilha, o galego Rubens Spernau, recebeu na leleia essa semana, da deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (sem partido), ainda está rendendo nos bastidores políticos.

Configuração?

A presença do ex-prefeito atucanado Leonel Pavan, junto ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), mexeu com corações e mentes. Teve até quem dissesse que esta seria a configuração para eleição de prefeito em 2024. Será?

Desafio

Teve também os plantonistas da discórdia que comentaram que após o ex-prefeito Edson Periquito (MDB) desafiar o Docinho, digo Marcelo Brigadeiro, agora seria a vez do Pavan, desafiar o Anderson Silva, ops, dos Santos (Podemos), pois o vereador acha que está sacramentado como possível substituto do prefeito pop star Fabrício Oliveira na principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca.

Sacramento

Mas o sacramento estaria indo ladeira abaixo e a simbólica imagem de Pavan com Fabrício e Rubens, pode representar, digo, selar a candidatura da filha do coronel, digo, Leonel, a bela vereadora Juliana Pavan, com apoio de Spernau e Fabrício, apesar de uma configuração futura e de certa forma distante, sobraria para Anderson a reeleição à casa do povo de BC.

Apoio

Não distante, na primeira eleição de Fabrício em 2016, Spernau teria deixado o ninho tucano para apoiar Fabrício na disputa com Pavan. Alguém se alembra? O galego chegou a dar entrevista dizendo que não apoiaria ninguém e uma semana após, gravou vídeo em apoio ao pop star.

Acordou

O galego Rubens Angioletti (Podemos) parece que acordou para a realidade depois que recebeu duras críticas de um radialista local. Emputecido com as críticas, que teriam sido promovidas, segundo o vereador, por cães de guardas governistas, o edil que andava quietinho, na sua, foi chamado pra briga.

Desrespeito

Na última sessão, Rubens pediu vistas ao projeto do executivo que libera fogos de artifício durante festividades oficiais. O galego disse que a piramidal não estava sendo respeitada, já que o executivo marcou a licitação dos fogos antes de o projeto ser aprovado. Não é assim que funciona, teria dito o vereador, cobrando respeito ao processo legislativo.

Retaliação

Alguns linguarudos de plantão, atentos ao movimento de Rubens, garantem que o pedido de vistas seria uma retaliação ao secretário de Turismo, o Evandro Neiva, que entrou no radar do vereador. Sinceramente, com nova variante do coronavírus surgindo, com o setor de eventos afogado, não consigo acreditar que picuinhas pessoais pautem os trabalhos legislativos.

Desdobramentos

Aguardam-se os desdobramentos políticos internos entre os tucanos da Santa & Bela, após a vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias para a escolha do pré-candidato do PSDB à Presidência da República. Uma grande ala apoiava ao candidato derrotado Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

Revoada

Nos bastidores políticos, cogita-se o risco de revoada de lideranças, incluindo vereadores de diversas citys no interior, além da dúvida se o ex-deputado Gelson Merísio, apoiador de Leite, continue mantendo sua pré-candidatura ao governo catarinense. Já na leleia há um embate de ideias neste sentido, entre os deputados tucanos Vicente Caropreso e Marcos Vieira.

Reunião

Por seu turno, a presidente estadual do PSDB, Geovânia de Sá, já adiantou que deve convocar uma reunião da cúpula estadual para analisar o resultado e os caminhos do partido daqui para a frente.

Embate e debate

Nas fileiras internas do Partido Liberal, o deputado e líder da bancada na Alesc, Ivan Naatz, voltou a afirmar que existe apenas um “debate interno partidário”, com relação a rusgas internas noticiadas com o deputado Maurício Eskudlark, que acabou sacado da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ - a mais estratégica da leleia.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação