Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Orgulho


Enquanto isso...

Pai Atanásio dos advogados, e nossos linguarudos causídicos que me permitam o agradecimento pelas notícias, terrenas e do além, que fizeram a coluna ser uma referência a nível estadual neste processo eleitoral da OAB. Graças a toda essa equipe altamente atenta e discreta, o espaço conseguiu acertar o resultado das eleições na Santa & Bela e na city pexêra.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Tripé

A vitória da Dra. Ana Paula Colzani, quebrando uma hegemonia do mesmo grupo há três mandatos à frente da OAB pexêra, deve-se a construção da campanha em um tripé estratégico forte e pragmático.

Diferencial

Como a coluna deste pançudinho escriba já antecipou desde o início da campanha, a estratégia adotada pelo time da Dra. Ana Paula seria o diferencial para o resultado da eleição, que tinha tudo, e foi, altamente disputada, com uma diferença inferior a 80 votos.

Jovens

A primeira perna do tripé estratégico se estabeleceu na busca pelos jovens advogados, que hoje são maioria entre os dotores da lei em Itajaí e estavam há tempos esquecidos pelo clube do bolinha que se enraizou na Ordem.

Simpatia

Para alcançar esse público, a Dra. Ana Paula, que também é professora, recheou a chapa com outros colegas de academia, todos com um contato ativo e gozando de forte simpatia entre os alunos, advogados recém-formados que labutam pra impulsionar a carreira.

Propostas

A segunda perna teria sido embasada em propostas. Aproveitando o cansaço da atual diretoria, que fazia mais do mesmo, e há de se reconhecer que isso acaba sendo normal quando as pessoas estão à frente do poder por muito tempo, o time da nova presidente se estrebuchou em diagnosticar os gargalos da classe e focou numa campanha 100% propositiva, com visitas, reuniões, zoio no zoio, corpo a corpo, sem ataques ou ofensas.

Retaguarda

Por fim, para completar a lógica da eleição perfeita e de sucesso, a Dra. Ana Paula buscou entre membros históricos da OAB apoio para a renovação. Dos ex-presidentes da Ordem, apenas os representantes do ciclo que se encerra agora não apoiaram a empreitada de renovação. Sem cargos estratégicos ou promessas por espaços, a Dra. Ana Paula resgatou nos ex-presidentes a esperança por uma Ordem isenta e atuante.

Quarto elemento

É claro que nem tudo em política é lógica. O fator sorte e luz própria também fecharam a favor da Dra. Ana Paula. O campo adversário, recheado de próceres de campanhas destrutivas e da baixaria total, também contribuiu para o incauto advogado, sacudo com isso tudo, optar pela renovação e carisma da nova presidente. Mesmo sem falar muito sobre a eleição local, a presença do João sem Kombi Martins entre os apoiadores da Dra. Ketrin, já colocou no balaio da Dra. Ana Paula uma penca de votos.

Diferencial

João sem Kombi, que dedicou seu tempo a baixarias e tudo que seu estilo de campanha tem direito ao pleito estadual, daqui a pouco vai receber um troféu de campeão de perder “eleições ganhas”. Ele e a filha sabem como ninguém perder eleição e afastar gente próxima.

Incomoda

Os linguarudos de plantão garantem que dos poucos votos que separaram as chapas concorrentes, muitos poderiam ser revertidos se não fosse a presença incômoda, ops icônica, dos Martins entre os apoiadores da chapa.

Lavada

A eleição estadual consolidou a chapa liderada pela Dra. Claudia Prudêncio e pelo atual presidente Rafael Horn na continuidade do comando da OAB catarinense. Claudia e Horn, que também focaram a campanha em propostas e na apresentação dos resultados de gestão, contaram com a sorte de terem no lado adversário o João sem Kombi Martins como guru do Dr. Hélio Brasil, tadinho, que levou mais de quatro mil votos de diferença.

Despencou

Quando a principal bandeira da campanha de qualquer candidato é falar mal dos seus adversários, sem conseguir apresentar suas propostas e virtudes, pode acreditar que essa eleição já foi por água abaixo.

Baixarias

E foi isso que a coluna noticiou da metade para o final do pleito, quando, no desespero, os adversários acionaram o João sem Kombi e passaram a massacrar a Dra. Claudia Prudêncio com baixarias, chegando até a vida pessoal. Que feio.

Cacetada

Passando vergonha no crédito e no débito, o guru do Dr. Hélio Brasil propagou vídeos que foram caceteados na hora pela dona justa para serem retirados do ar, através de liminar no plantão judiciário. Outros vídeos da turminha do mal também foram banidos pela Comissão Eleitoral, além de diversas ações no judiciário terem sido propostas para cessar a baixaria e restabelecer os direitos dos membros da chapa de situação estadual.

Mais do mesmo

Essa espécie de jogo sujo não tem mais espaço entre os eleitores. Fica nítido o desespero de quem só prega o mal, a destruição, o conflito. Já pensou se os advogados catarinenses elegessem alguém aliado a este tipo de pensamento?  Foi um baita livramento, hein?

Inábeis

Com a derrota da Dra. Ketrin que, reafirmo, foi corajosa e valente em aceitar o desafio de defender o legado de quem estava, a Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB) e seu pai, o João Sem Kombi amargam mais uma derrota no currículo, muito em função da inabilidade para o diálogo e da tentativa de imposição de suas ideias como verdades absolutas. Já tem linguarudo apostando que ninguém mais vai querer os dois por perto... É força de azar e confusão hein?

Outros

Além de pai e filha, as eleições da OAB em Itajaí também tiveram a participação de políticos no apoio às chapas. Pelos lados da vencedora, o Dr. Gaspar Laus, o vereador barbudinho Jr. Thiago Morastoni (MDB) e outros cabeças brancas emedebistas cravaram apoio à filha do saudoso Dr. Valdir Colzani. Ex-presidente da ordem, Dra. Elidia Tridapalli, também arregaçou a manga na campanha.

Outros 2

Já no apoio à Dra. Ketrin, o vereador devoto Beto Cunha (PSDB), o futebolista Níkolas Reis (Podemos), os bagrões da piramidal pexêra Fernando Pegorini (PSL) e Cícero Zucco (PSDB) e o ex-tucano Robison Coelho juntaram-se ao capo progressista e quase primeiro-damo João Paulo Tavares Bastos Gama no time que levou na caçoleta e perdeu o comando da OAB pexêra. Teria sido por gratidão ao João Paulo, lascam os fofoqueiros!

Apelo

Que nossa Ordem, olha como já me sinto dono sem nem ter me matriculado no vestibular de Direito da Univali, seja conduzida, a partir de agora, com foco na unidade dos advogados, sem discriminação ou envolvimento político partidário de qualquer espécie. Além do papel de defesa de seus filiados, a OAB exerce um fundamental papel na defesa da democracia. A OAB ser manipulada por quem quer se seja, anula completamente a instituição. Serenidade nessa hora!

Pífio

A participação do atual presidente da OAB pexêra nas eleições teria sido pífia, segundo nossas amadas fontes. O Dr. Renato Felipe, que herdou o comando da subseção em chapa única, na segunda eleição consecutiva na base da paz, não só teve insucesso na continuidade dessa harmonia, como entregou uma eleição altamente dividida, e nada teria contribuído para a campanha sair do marasmo. Além de ter colocado a OAB no centro do pleito municipal, ano passado...

Reflexo

A gestão monótona, devagar quase parando do Dr. Renato teria excluído o atual presidente de toda campanha. Ninguém sabe nem viu nenhum material ou ação da chapa da Dr. Ketrin enaltecendo o trabalho do atual presidente.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura



Blogs

Blog do JC

Crea da Santa & Bela Catarina, homenageado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação