Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Romaria


Enquanto isso, em Cabeçudas, na city peixeira... (

As lideranças políticas e empresariais devem promover uma verdadeira romaria à Brasília nos próximos meses, com o objetivo de acompanhar o processo de nova licitação do porto de Itajaí. Apesar da capital brasileira não ter mar e nem rio, é lá que se navega em busca da decisão...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Voaram pra lá

Durante a semana que passou o vereador devoto Beto Cunha (PSDB), acompanhado do ainda tucano, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Robison Coelho, esteve pela capital federal para tratar do tema.

Secretário Nacional

A dupla, acompanhada de lideranças empresariais e sindicais, foi recebida pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e na reunião de trabalho foram tratados diversos temas relacionados ao processo de concessão do porto de Itajaí. São muitas as dúvidas que permeiam esse processo e o contato direto com quem vive a realidade local com os sabichões de Brasília pode fazer toda diferença.

Muita gente

Vale lembrar que todo esse debate não se trata apenas do porto e da empresa que opera as cargas atualmente, mas o assunto envolve uma montoeira de gente. São trabalhadores portuários, de terminais de retroárea, de trades, despachantes, caminhoneiros, praticamente metade da city peixeira será influenciada pela decisão que será tomada.

Consenso tá longe

Por enquanto, parece difícil a construção de um consenso em torno do assunto, já que o governo federal sinaliza por bater o pé na privatização total do terminal e o executivo municipal não abre mão da manutenção da Autoridade Portuária Pública. O assunto promete render muitas idas e vindas a Brasília de todo mundo envolvido nesse processo.

Questão suprapartidária

A verdade é que a questão não deve levar em consideração posicionamentos políticos de situação ou oposição. Pelas conversas mantidas na capital federal, fofoqueiros de plantão garantem que o devoto Beto Cunha e Robison Coelho, mesmo estando na trincheira oposicionista ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), acertadamente tem posto o porto de Itajaí e o seu futuro acima de qualquer questão. Que seja assim até o final!

Júlio Tedesco

Merecida a homenagem prestada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina FIESC que concedeu a medalha de Ordem do Mérito Industrial 2020, ao saudoso empresário Júlio Tedesco que visionário dotou Balneário Camboriú de equipamentos turísticos reconhecidos nacional e internacionalmente.

História fantástica

E a história que parece de filme sobre um quadro pertencente a um casal. O quadro estava na parede de uma casa da praia de Cabeçudas até 1950. Quando da separação do casal, a mulher ficou com a casa e o marido com o quadro que foi vendido em uma das maiores casas de leilões da Europa pela fortuna de quase 3 milhões de euros!

Visita

O presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e prefeito do município de Porto Belo, Emerson Luciano Stein (MDB), também fez o uso da tribuna na casa do povo da Dubai Maravilha para falar brevemente sobre a atuação da AMFRI.

Sorridente

O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Élcio Bisturi Kuhnen (MDB), também esteve na casa do povo da Maravilha esta semana, e foi visto, também no gabinete do vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL).

Doentes renais

O plenário da leleia aprovou na semana passada o projeto de lei do deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) que equipara doentes renais crônicos às pessoas com deficiência para o preenchimento das vagas legalmente reservadas a este segmento da população no âmbito da administração pública estadual.

Vale

A norma vale para casos de deficiência orgânica renal crônica, pessoas com transplante renal, pacientes com insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada.

Emenda Impositiva

A farra do emendaço realizado nos projetos leis orçamentárias em Itajaí, levando sessão madrugada adentro, pode estar com os dias contados. O vereador Fábio Negão (PL) apresentou na piramidal pexêra uma proposta de alteração da lei orgânica, destinando aos amados heróis do povo uma cota do orçamento municipal para emendas impositivas, daquelas que o governo é obrigado a executar.

Bagatela

Pela proposta do edil, o total de 1,2% do que entra no cofre municipal deve ser direcionado pelos vereadores para que o executivo gaste como quiser. Itajaí, que tem um orçamento beirando dois bilhões de reais por ano, colocaria cerca de 20 milhões para os vereadores decidirem o destino do dinheiro. É mais de um milhão por vereador.

Politicagem

Os fofoqueiros de plantão garantem que o projeto não teria simpatia do executivo, já que deve empoderar os vereadores de oposição na hora de fazer a chamada politicagem na destinação dos recursos do orçamento. Segundo a raça de bocudos, não faz sentido para o governo legalizar a indicação de recursos, quando isso pode ser feito pelos vereadores da base de maneira informal.

As mínguas

Os puxas do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) defendem que a oposição deve ficar às mínguas, sem cargos, sem emendas, sem espaço, sem nada, por isso a aprovação do projeto das emendas impositivas não deve rolar.

Só esperando...

Resta saber se, agora, depois do projeto apresentado, vai dar pra tirar o doce da boca das crianças, pois muitos edis estariam só esperando o projeto ser aprovado pra começar a canetear emenda pra tudo quanto é lado.

Conselho Federal

O advogado Fábio Cadilhe é candidato ao Conselho Federal da OAB pela city peixeira. Ele integra a chapa da oposição liderada pela advogada Vivian De Gann, do “Movimento OAB Com Sua Cara”.

O fator PP 

As conversas internas e projeções de composições para as candidaturas majoritárias às eleições estaduais do ano que vem continuam dominando os bastidores políticos da Capital da Santa e Bela Catarina.

Optar

As últimas movimentações dizem respeito ao chamado “Fator PP” ou “Fator Amin”, ou seja, a possibilidade, cada vez mais comentada via Brasília também, do presidente Jair Bolsonaro optar pelo partido para sua filiação e disputa à reeleição em 2022. 

Mexida no tabuleiro 

Caso concretizada essa filiação, mexeria com todo o tabuleiro político das projeções atuais no Estado, visto que daria combustível também para mais uma possível candidatura do senador turco careca Esperidião Amin. 

Decisão

Amin se lançaria ao governo estadual, obrigando, também, o governador bombeiro Carlos Moisés a se decidir mais rapidamente pela filiação a algum partido de peso, já que suas conversas últimas com a direção nacional do Republicanos e Podemos não teria surtido o efeito desejado em termos de receptividade. 

MDB

E o tal partido de peso poderia ser a maior sigla da Santa & Bela Catarina, o MDB, comenta-se nos bastidores e com quem o governador já vem conversando e acenando com mais emendas parlamentares e cargos. 

Garantia ao PL 

E como o senador Jorginho Mello (PL), é o mais definido pré-candidato ao governo do Estado, seria um dos mais afetados no caso do “Fator PP”. Ele já estaria se agilizando para garantir a filiação do presidente Bolsonaro, de quem é da base de apoio, ao Partido Liberal para garantir palanque único em Santa Catarina. 

Chance

Segundo consta nos bastidores de Brasília, o PL quer ainda para este mês, abonar a ficha do presidente Bolsonaro. A crença também é a de que o número de deputados filiados aumente com a chegada do presidente ao partido. Os liberais acham que têm mais chances que os progressistas na corrida para conquistar o coração do presidente. A conferir em breve....


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação