Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Contrato$


A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, confirmou ao senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, que a Corte abriu processo para apurar os motivos “jurídicos e fáticos” para a não realização de licitação (dispensa e inexigibilidade, inclusive) relativamente aos contratos firmados entre a VTCLog – investigada na Comissão – e o Ministério da Saúde. No documento (Aviso nº 1607 - GP/TCU), a ministra afirma que o caso “está sendo tratado com absoluta prioridade”. Estão sob investigação oito contratos da empresa com que somam mais de R$ 330 milhões.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Peso do carimbo

“Percebe-se que o período em que foram celebrados os mencionados contratos não foi caracterizado por situações excepcionais ou de urgência que, em tese, justificariam a ausência de certame”, expõe Aziz no pedido de investigação ao TCU.

UFC Relatório

A ordem da direção da Polícia Legislativa do Senado para os agentes na CPI da Pandemia, na vindoura sessão do relatório final, é não interferir em brigas de senadores. Ou seja, deixar o pau quebrar entre os parlamentares. E os próprios se resolvam.

Mineirinho

Quieto como mineiro que é, Fabinho Ramalho (MDB-MG) corre por fora na disputa para indicação a ministro do TCU na vaga de Ana Arraes, que deixa a Corte em 2022.

Lupa nos...

O Sesi e Senai, entidades do Sistema S, devem divulgar a remuneração de empregados conforme determina Lei de Acesso à Informação. É o que defende o subprocurador-geral da República Luiz Augusto Santos Lima em parecer encaminhado ao STF. O procurador sublinha que as entidades estão submetidas às mesmas regras impostas aos entes da Administração Pública direta ou indireta.

..salários

“A publicação dos dados está em consonância com a jurisprudência da Corte e com o determinado pela Lei 12.527/2012, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI)”. O STF, sob a relatoria de Luís Roberto Barroso, analisa recurso do Senai e o Sesi que questionam acórdão do TCU, que determinou a divulgação mensal, em seus sítios eletrônicos, da remuneração individualizada de todos os seus empregados.

Auxílio empacado

Aposta do presidente Jair Bolsonaro para tentar recuperar a popularidade e pavimentar o projeto de reeleição, o Auxílio Emergencial segue empacado no Congresso Nacional. A princípio, Bolsonaro planejava lançá-lo em novembro, data improvável já que a MP 1061/2021 que criou o programa está parada na Secretaria Legislativa do Congresso.

Ajudinha

A MP foi enviada pelo Planalto em agosto e corria risco de “caducar” (perder a validade), mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu prorrogá-la por mais 60 dias. Outros dois projetos – reforma do Imposto de Renda e a PEC dos Precatórios – fontes de financiamento do novo auxílio, avançam degavar. 

Operação Madrinha

A bancada do Novo na Câmara cobra do Ministério da Economia explicações sobre o suposto favorecimento de empresas ligadas à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na concessão de crédito empresarial pelo BB e Caixa no âmbito do Pronampe. Está no requerimento (1229/2021), ao qual a coluna teve acesso.

Primeira-dama S.A.

Questionam ainda se as empresas Maria Amélia Doces, Salão Luiza Coiffeur e Derela Modas (empresas de amigos da primeira-dama supostamente favorecidas) acessaram crédito no âmbito do Pronampe e o tempo que decorreu entre o protocolo da proposta de financiamento e a sua deliberação.

Mais caixas

O Banco24Horas vai ampliar em 15% o número de estabelecimentos comerciais (como supermercados, farmácias, postos) que oferecem atendimento financeiro aos clientes de diferentes bancos. A meta é chegar a mais de 16 mil estabelecimentos parceiros até o fim do ano. Os caixas hoje atendem 145 milhões de brasileiros em 900 cidades.

ESPLANADEIRA

# A Fenapef e o SINPEF-RN lançam o Programa Federais Solidários Nacional, em Natal-RN. # Camerata do projeto Uerê foi aceita na Lei de Fomento à Cultura. # Karina Kufa aceita convite do presidente do Fiesp, Paulo Skaf, para integrar Conselho de Assuntos Jurídicos e Legislativos da entidade. # Shoptime doou, em parceria com Mais Barato Brinquedos, presentes para 198 crianças assistidas pelo projeto Dona Meca, no Rio. # Artista plástica Duda Oliveira abre exposição ‘Enredados”, dia 21, no Centro Cultural Correios RJ. # UNIASSELVI é a nova patrocinadora oficial do Brasileirão Feminino Neoenergia 2021. # O Laboratório Global de Inovação em Finanças Climáticas é um dos vencedores do UN Global Climate Action Award, concedido pela ONU.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Conselho de Lula

Coluna Esplanada

Dispendioso$

Coluna Esplanada

A sede cara da Apex

Coluna Esplanada

Senhor dos cargos

Coluna Esplanada

Fila contida

Coluna Esplanada

Ombro amigo

Coluna Esplanada

Dias contados

Coluna Esplanada

Insatisfação na Eletrobras

Coluna Esplanada

Lista suja da escravidão

Coluna Esplanada

Enrosco no PL

Coluna Esplanada

Operação tartaruga

Coluna Esplanada

Ingrediente eleitoral

Coluna Esplanada

Tensão na energia

Coluna Esplanada

Conexão Brasil-Israel

Coluna Esplanada

Pardal já de olho

Coluna Esplanada

Projeto eleitoral

Coluna Esplanada

Saída para Lula

Coluna Esplanada

Peso da cadeira

Coluna Esplanada

Condicionante

Coluna Esplanada

Aversão à GLO



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino preso tem salvação

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Começou nesta terça-feira a greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A paralisação ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação