Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Suplentes


Prefeito Volnei Morastoni, deputado Onir Mocelin com o comando dos Bombeiros de Itajaí. Eles conversaram sobre seis novos postos salva-vidas nas praias peixeiras (foto: divulgação)

Na dança das candidaturas pra leleia e à câmara federal em 2022, os suplentes das excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo devem ter um papel determinante para que as melancias se ajeitem na carroça.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Apoio

Isso porque dentro do PSDB da minha ex-musa a BBB, Anna Carolina, e no Solidariedade do vereador do céu à terra, Osmar Teixeira, os suplentes inclinam-se em apoiar o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), caso se efetivem na cadeira.

Contrassenso

Como Anna ou Osmar, com forte atuação oposicionista, explicariam para seus eleitores que estão deixando uma cadeira de oposição na piramidal pexêra para um suplente que tá agarradinho com o barbudinho Volnei Morastoni? Vai soar como oportunismo e traição, numa busca insana e ilógica por mais poder.

Tucanos

Pelos tucanos, o primeiro suplente que alcançaria a cadeira estofada caso a galega seja eleita deputada seria o jovem Matheus Provesi Tolentino que, segundo línguas frouxas de plantão, tem bom trânsito com o executivo, sendo visto em frequentes conversas com membros do primeiro escalão governista.

Solidariedade

Já pelo Solidariedade, a primeira suplente, Renata Narcizo, não só tem boa relação com o governo como exerce cargo comissionado na defesa dos animais. Renata, por todo apoio dado ao barbudinho no mandato passado, não ficou na mão. Além dela, outros suplentes do Solidariedade também estão com a bunda grudada num carguinho comissionado.

Utopia?

Itajaí só voltará a eleger deputados, e isso não preciso nem perguntar pro Pai Atanásio pra saber, quando os atores da política local construírem seus projetos em torno de um grupo e não em torno de seus umbigos. Pode parecer utopia, mas é assim que acontece em outras regiões de SC, com alta representatividade de deputados estaduais e federais.

Precisa combinar

Anna e Osmar, que representam a oposição na piramidal pexêra, caso queiram construir um projeto coletivo em torno de seus nomes, precisam, no mínimo, acertar os ponteiros com seus suplentes e convencer outras lideranças da trincheira oposicionista de que seus voos, caso exitosos, não deixariam a oposição ainda mais mirrada.

Tumultuada

A sessão da casa do povo do outro lado da vala, em Navega-City, foi tumultuada com a posse do vereador Júlio Bento (MDB). A presidente do legislativo, Adriana Macarini (PL), tentou provocar ao extremo o influenciador digital, que não se abalou. Já Adriana estava visivelmente transtornada e nas provocações se dirigiu ao empossado como suplente.

Humilhar

O objetivo, aparentemente, era humilhar o rapaz e fazer ele perder as estribeiras. Adriano sisquece que se Julio fosse do PL, a suplente seria ela, pois fez quase 200 votos a menos que Julio Bento, que ficou de fora somente pela regra partidária.

Aos gritos

No plenário, segundo os perdigueiros da coluna, um observador obcecado era o marido da vereadora Lu Bittencourt que, no final da sessão, foi até o carro onde Julio Bento estava com a namorada e a família dela e, aos gritos,  tentou abordar o parlamentar. O marido da presidente do legislativo, segundo os perdigueiros, estava pra lá de transtornado. Credo!

Goela abaixo

Na sessão foi colocado para votação um projeto de lei que versa sobre os gastos do município. Era o kit que será distribuído aos pescadores. A proposta não tinha o parecer da comissão de finanças, que não está sendo respeitada. E o vereador Andrew Laurentino (PSD) pegou o regimento interno e deu uma aula pra Adriana Macarini, que queria enfiar o projeto goela abaixo sem votação.

Sem ler

O arranca-rabo durou 10 minutos. Lu Bittencourt apelou para o Julio Bento e Adriana Macarini seguiu a mesma, queriam que o recém empossado vereador assinasse o documento sem ler, para ter a maioria e levar o projeto à votação.

Tira fora

Depois do estresse por conta do projeto, o vereador Andrew solicitou a presidente Macarini um pedincho de vistas do projeto polêmico: “vou dizer pela terceira vez, tire esse projeto sem parecer de pauta que me responsabilizo em entregar o mais breve possível.” Eitcha!

Enviou

A deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania) emplacou duas emendas parlamentares endereçadas aos hospitais da city peixeira. Uma no valor de duzentos mil reales para o hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e outra de cem mil para o hospital Pequeno Anjo.

Segurança no mar

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) garantiu seis novos postos de guarda-vidas para as praias de Itajaí. As novas estruturas, fundamentais para melhorar as condições de trabalho dos guarda-vidas civis, serão viabilizadas por meio de emendas do deputado. Mocellin discutiu a pauta com o prefeito Volnei Morastoni, juntamente com o comando do CBM da city pexêra.

Cruzeiros

A Dubai brasileira voltará a fazer parte da rota de cruzeiros do litoral brasileiro. Com duração de quase cinco meses ininterruptos, a temporada 2021-2022 promete, pelo menos, 20 escalas de cruzeiros da empresa MSC Cruzeiros. A empresa Costa Cruzeiros também confirmou presença na cidade, e irá divulgar todas as escalas em breve.

Escalas

A primeira escala está prevista para o dia 16 de novembro, com a chegada do MSC Preziosa. A temporada encerra apenas em 6 de abril de 2022, com a chegada do mesmo navio à costa da cidade. A recepção dos passageiros que desembarcam na Maravilha é feita através do Atracadouro Barra Sul, que conta com uma baita estrutura que tornou possível a fundeação de navios na cidade.

Caixa sem som

Projeto da prefa da capital do ultraleve foi aprovado essa semana na casa do povo de Itapema, proibindo o uso de caixas de som que perturbem o sossego público na orla de Itapema, o que alcança além da praia, as ruas que dão acesso aos calçadões à beira-mar, os parques lineares do centro, Meia Praia e Ilhota. Churrasqueiras também são proibidas.

Sossego

O projeto alterou o código de posturas do município de Itapema. A prefa afirmou que tem trocentas reclamações de som alto e aglomeração, o que prejudica quem vai à praia querendo sossego, bem estar e curtir a natureza. Tá certo. Imagina estar curtindo a areia, o mar e a paisagem pra arejar as ideias e aquele som medonho atazanando os ouvidos. 

Multa e apreensão

A fiscalização pra cima dos barulhentos vai ficar por conta da Fundação Área Costeira de Itapema (Faaci). A punição para quem se meter a besta e descumprir as novas regras prevê a apreensão dos equipamentos, e multas que variam de 100 a 200 UFIRs.

Posse

No início da sessão da casa do povo da Dubai brasileira, o suplente dos liberais, Nelson Oliveira, prestou o termo de compromisso, entregou o seu diploma expedido pela dona justa eleitoral e a declaração pública de bens para a Mesa Diretora, assinou o livro de posse e fez seu pronunciamento assumindo o mandato legislativo.

Cheio de vontade

Nelson disse que estava muito emocionado pelo momento e que teve vezes que foi aconselhado a desistir e dedicou a sua posse aos mais de 700 eleitores que lhe confiaram o voto. Apesar de ficar pouco tempo, 30 dias, Nelson chegou cheio de vontade e corre contra o tempo para deixar a sua digital, digo, marca no legislativo da city praiana.

Da Dubai pra Dubai

O prefeito da Maravilha do Atlântico, Fabrício Oliveira (Podemos), deve retomar ao comando do paço dos altos da Dinamarca nesta quinta-feira e já retorna de viagem da Dubai oficial para Dubai Brasileira, com um baita abacaxi para descascar.

Pepino

Conforme a coluna noticiou em primeira mão esta semana, um grupo de vereadores está pedinchando, ops, pedindo a saída do secretário da Insegurança, ops, Segurança, Gabriel Castanheira. Tem vereador que se pudesse pagaria do próprio bolso a passagem de volta do secretário pra capital paranaense, Curitiba.

Saia justa

O prefeito em exercício, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL), fez cara de paisagem ao pedido dos vereadores e devolveu a batata quente para o alcaide Fabrício, dizendo que tem uma investigação em curso e que ao final, cabe ao alcaide a decisão de exonerar ou manter Castanheira.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação