Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Digitais de 10 mãos


O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, repleto de dados distorcidos e contradições, foi escrito e revisado nas últimas semanas por ministros, assessores e filhos do mandatário. E revisado por fim pelo chanceler Carlos França. Mais curto – 12 minutos – que os dois últimos, o texto tem as digitais do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins, do ministro-chefe do GSI, Augusto Heleno, e dos filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro. A revisão ‘vista-grossa’ de Carlos França desagradou até a colegas do Itamaraty.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Paes na fila

O prefeito carioca Eduardo Paes quer ser vice na chapa de Lula da Silva à Presidência. Dono do PSD, seu partido, Gilberto Kassab avaliza. Lula avalia. Por isso Paes repete a próximos que não sabe se disputa o governo do Rio.

Tentou, não deu

Para abrir caminho em tratativas com partidos do Rio e não ficar refém de Valdemar da Costa Neto se deixar a prefeitura ano que vem, Paes tentou emplacar o vice-prefeito Nilton Caldeira (PL) no Tribunal de Contas do Município. Mas o PL não quis.

Covid em NY

Chama-se Enrico o diplomata do staff presidencial contaminado por covid-19, que segue hospedado em Nova Iorque no mesmo hotel onde está recluso o ministro da Saúde.

Mais baiano

De resguardo no Alvorada, Bolsonaro cancelou três agendas no Paraná para os próximos dias, onde faria duas ‘motociatas’. Mas mantém (por ora) viagem a Teixeira de Freitas (BA) onde Lula é forte.

Rota... 

Investigado pela CPI da Pandemia no Senado, sob suspeita de que teria feito lobby no Ministério da Saúde para favorecer algumas empresas – como a Precisa Medicamentos – o quase-mudo advogado Marconny Nunes Faria é habitué do Congresso Nacional.

...do lobista 

É o que mostra levantamento da Polícia Legislativa ao qual a Coluna teve acesso. Em 2015 (dia 20 de maio), o lobista passou na Presidência da Câmara e, um dia depois, no plenário da Casa. Este ano, de acordo com o documento,  Marconny esteve na Câmara dia 13 de fevereiro para visita a deputados nos Anexos 3 e 4, sem especificar gabinetes.

Como?!

A Polícia Legislativa tem a praxe de perguntar a visitantes o destino nos gabinetes. No caso do advogado, informou que não tem essas informações.

Lupa popular

Dica sobre pesquisas de intenção de votos recentes: Não têm obrigatoriedade de registro no TSE, ainda. Não há informações de onde são realizadas, e há distribuição equânime por regiões do Brasil. Em suma, pode-se fazer concentrada em reduto petista ou bolsonarista. E o instituto não é obrigado a divulgar detalhes.

Casinha...

A Câmara ainda não despachou ao Ministério do Turismo o requerimento 1152/21 que pede explicações sobre o projeto Casinha Games, da Secretaria Especial da Cultura. Protocolado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), o documento sublinha que o dinheiro destinado para o projeto é quase igual a tudo que o Fundo Nacional de Cultura executou doseu orçamento em 2020, R$ 4,7 milhões.

...do Zero Quatro

Diz ainda que não existe registro de uma instituição chamada Casinha Games e lembra que, no Governo federal, “quem tem voraz interesse no no setor de games é o filho mais novo do presidente Bolsonaro, Jair Renan, que mantém empresa no Estádio Mané Garrincha, em Brasília”.

Efeito dominó

O prefeito de Maceió, JHC vai zerar o ISS sobre o diesel para ônibus, a fim de aliviar o impacto no preço da passagem com a alta do combustível. A decisão pressiona o governador de Alagoas, Renan Filho, a reduzir o ICMS sobre o diesel no Estado, cuja alíquota é uma das mais altas do país.

ESPLANADEIRA

# Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro faz homenagem para o Dia Mundial do Turismo, no YouTube. # Julia Duailibi, da Globo News, participa na segunda-feira do “Encontro com profissionais de Jornalismo”, na Veiga de Almeida. # Projeto Uerê, fundado por Yvonne Bezerra de Melo, no Rio, atende cerca de 300 crianças e adolescentes. # Bruno Moreira Estúdio realiza workshop amanhã e domingo, na Zona Norte de São Paulo. # Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista, abre na segunda a “Semana do Colágeno”.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Guedes foge do relatório

Coluna Esplanada

Turbulência comercial

Coluna Esplanada

Um Rio eleitoral

Coluna Esplanada

Contrato$

Coluna Esplanada

QG de Lula

Coluna Esplanada

O passeio a Lisboa

Coluna Esplanada

Mico em Portugal

Coluna Esplanada

Bem quieto

Coluna Esplanada

Cartõe$ do governo

Coluna Esplanada

Palácio x Miranda

Coluna Esplanada

Gol contra

Coluna Esplanada

O outro lado

Coluna Esplanada

Moro na pista

Coluna Esplanada

Dossiê do desastre

Coluna Esplanada

Cadê o trator?

Coluna Esplanada

Bolsonaro social

Coluna Esplanada

Estados e Loterias 

Coluna Esplanada

Desafio no Senado

Coluna Esplanada

Flechada nas costas

Coluna Esplanada

Afrouxou



Blogs

Blog do JC

Baita apoio

Blog da Jackie

Balneário Fashion Best Summer

A bordo do esporte

Brasileiros aprovam desempenho no Mundial de Formula Kite

Blog da Ale Francoise

Magnésio e suas funções!

Blog Clique Diário

Ilha das Cabras - Balneário Camboriú

Blog Doutor Multas

Como comprar o melhor carro dentro de seu orçamento

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Guido Petinelli

O melhor empreendimento é aquele que enriquece o bairro.”

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

TV DIARINHO

Confira os destaques desta segunda-feira



Podcast

PODCAST | Bom dia, DIARINHO

Publicado 19/10/2021 11:34


Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯