Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ponto Positivo


Seis vereadoras na piramidal casa do povo. Marco histórico da participação feminina no legislativo. Parabéns, mulherada! (foto:

A piramidal pexêra conta, atualmente, com seis mulheres na lida. Nem este pançudinho escriba, nem o ranzinza do Pai Atanásio lembram de alguma oportunidade que a casa do povo estivesse com tantas vereadoras no exercício do mandato. São mais de 30% das cadeiras ocupadas pela mulherada. Bacana, que seja cada vez maior a representação feminina nas casas legislativas país afora.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

O time

O sexteto feminino conta com as titulares Chris bela do Selmo Stuart (PSC), a cultural Hilda Deola (PDT) e a minha ex-musa, a BBB Anna Carolina (PSDB). Também fazem parte do grupo três suplentes, que estão no exercício do mandato: a esportiva Professora Bete (PP), a acelerada Aline Aranha (DEM) e a cara-crachá governista Célia Filha do Elói (MDB).

Intensa

Falando na minha musa acelerada Aline Aranha (DEM), que voltou pra piramidal, na última sessão de quinta-feira passada, a galega retornou com tudo. Muito intensa, como dizem alguns linguarudos de plantão.

Entendeu errado

Durante a discussão de um requerimento do vereador do céu à terra, Osmar Teixeira (SD), Aline teria chegado a chorar, pensando que o jovem parlamentar queria acabar com o Meio Ambiente. No fim, Aline descobriu que tinha entendido errado as perguntas.

Pedra no sapato

A amostra grátis, dada pela acelerada Aline Aranha durante a discussão do requerimento, mostrou que a vereadora deve ser uma pedra no sapato governista. Falou que vai votar e se posicionar como bem entender e pronto. Pelo jeito, a manobra, que se tentava de efetivar o Paulo Maes (DEM) na cadeira, não deu certo.

Rendeu

O assunto ITBI, amplamente discutido na legislatura passada, e, agora, reintroduzido no cenário pelo devoto Beto Cunha (PSDB) e pelo agora com máscara Adriano Klawa (PSL), este último através de uma audiência pública, promete render ainda bons capítulos.

Prestigiada

Bem prestigiada, a audiência promovida pelo vereador conservador, na piramidal casa do povo, deu encaminhamentos que devem pautar as novas discussões sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é pago pelo comprador de um imóvel ao município.

Frankenstein

Durante a audiência pública, o representante da OAB chegou a dizer que a legislação municipal, que trata sobre o ITBI, atualmente, é um verdadeiro Frankenstein, com remendos de tudo quanto é lado, e que não fazem a necessária justiça fiscal aos contribuintes, que suam, um bocado, pra pagar todos os impostos em dia. Será que Klawa, que é pastor, vai exorcizar o Frankenstein?

Ampla discussão

O ex-vereador futebolista Nikolas Reis (Podemos) ponderou que, se a lei em tramitação no legislativo for votada como está, em nada contribui para o município e, principalmente, o contribuinte. É necessária uma ampla discussão, reforça Nikolas. 

Molhou

Ontem, esse socadinho falou sobre o nome do vereador Anderson dos Santos (Podemos) para assumir a chefia de gabinete do prefeito pop star nos Altos da Dinamarca. Mas parece que, com essa chuva toda, molhou a nomeação e outro nome entrou no radar!

Aproximação

Parece que o nome aventado foi o de Karine Gomes, atualmente, numa diretoria no BRDE. A escolhida já fez parte do 1º governo do prefeito Fabrício, mas, agora, estaria voltando com um aval forte de dois nomes bem conhecidos na city praiana: o tucano Leonel Pavan e o patriota e advogado Roberto Castagnaro. Seria essa uma aproximação do governo ao ninho de onde Fabrício saiu? Oh, dor!

Seis por meia dúzia

O novo nome, contudo, não foi capaz de superar as mesmas resistências que surgiram ao nome do edil Anderson Topete dos Santos. Ou seja, ao optar por Karine, o prefeito estaria trocando seis por meia dúzia.

Já foi tarde

Nos corredores da câmara, os linguarudos dizem que, ainda, quando era secretária, teve foguetório com a sua saída, pois muitos vereadores sequer conseguiam agenda com a secretaria para tratar de assuntos importantes, e que a prioridade era atender, muitas vezes, quem trabalhou contra o governo. Imagina, agora, na chefia de gabinete, iria blindar o prefeito... Assim, não Phode!

Omar

Os vereadores governistas, juntamente com o prefeito Fabrício, escolheram o vereador Omar Tomalih (Podemos) como o novo Articulador político, sexta-feira. Omar, além de ex-presidente do legislativo, já assumiu a função de articulação.

Saco de pancadas

A vereadora tucana Juliana Pavan voltou a soltar os cachorros na tribuna da casa do povo da Dubai brasileira, contra os seus próprios pares. A confusão da semana, que se encerra, é com o vereador Gelson Merísio, digo, Rodrigues (Cidadania), líder do governo, que tem servido de saco de pancadas da parlamentar emplumada.

Conselho de ética

Gelson, que tem mantido a calma sempre que é atacado, desta vez, também partiu pro ataque e chegou a mencionar “quebra de decoro”, durante o seu pronunciamento, referindo-se ao comportamento da parlamentar, que pode parar até no conselho de ética.

Torcendo

Da forma como Juliana vem se comportando, em plenário, pode acabar isolada por seus próprios pares, já que o desgaste, que tem causado toda vez que fala, é notório e constante. Tem colega que está torcendo para que a comissão ética seja logo acionada.

Anna 2

Juliana Pavan já está sendo chamada de Anna 2, em alusão à sua colega de Itajaí, que anda destemperada e, vira e mexe, parte para o ataque verbal descontrolado. As línguas frouxas alardeiam que é a Juliana Martins e a Anna Pavan. E essa mesma raça de infelizes alembra que as duas são filhas de pais, de certa forma, autoritários.

Juliana Martins e Anna Pavan

João Martins, todo mundo conhece pela sua verborragia, que só atrapalha a sua filha, a Anna. E Pavan, quem viveu alembra dele ter vindo pra cima de um e de outro. A bengala cantou, assopram alguns. O pior que é teve quem teria levado bengaladas no cocuruto e se apaixonado pelo Pavan. Mas, assim, as duas vereadores do PSDB, com pais cabreiros, é a fruta que não cai muito longe do pé? 

Obras

A recuperação da faixa de areia de dois quilômetros, que vai da rua 3700 até o molhe da Barra Sul, foi concluída, sexta-feira, na Praia Central da Dubai Maravilha. A partir deste sábado, a obra de recuperação prossegue da rua 3700 na direção norte.

Tá indo

Na madrugada da próxima segunda-feira, a draga segue para o porto de Paranaguá (PR), para reabastecimento, e retorna, em três dias, para a continuação da obra de recuperação da Praia Central que, segundo os especialistas, deve estar concluída até o próximo mês de novembro.

Liberação

A obra segue em terra com o desmonte e a retirada da tubulação utilizada no trecho sul, que será usada no preenchimento em direção ao norte da Praia. Pronta a retirada da tubulação do trecho sul, a liberação desta parte da praia para a população está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias, período que também servirá para acomodar a areia na inclinação mais próxima da original possível.

Aplausos

Sou um dos que batem palmas para o alargamento da faixa de areia, mas é preciso divulgar e reforçar certas questões. O aparecimento dos tubarões nas proximidades da praia, como explicou o professor Jules Souto ao DIARINHO, tem algo a ver com o que vem sendo feito. A movimentação marinha, com o deslocamento da areia para a orla mexe com as questões ambientais. É importante frisar isso.

Firmar

É preciso reforçar os cuidados ao longo do primeiro ano após a areia estar toda na praia. O próprio engenheiro da obra declarou que leva mais de um ano pra areia assentar, ficar realmente firme. Vão ter muitos buracos. E todo cuidado é pouco. 

Afogamentos

Outro fato importante a ser citado é de que existe um risco bem maior de afogamentos. Afinal, a praia vai avançar no mar. Situações que merecem ser analisadas e discutidas. Até porque a obra vai estar pronta em cima da temporada, com o povo louco pra voltar no pós-pandemia, e vai se deparar com esse risco. É preciso aprofundar essa situação desde já.

Combate

O vereador Kaká Fernandes (Podemos), que também preside a comissão dos direitos das crianças e dos adolescentes, fez indicação, ao prefeito pop star Fabrício Oliveira, para que determine à secretaria competente a criação de um centro de combate à pedofilia com garantias à proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Ajuntou

A passagem do governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido) por Navega City, nesta semana, reuniu a prefeitada de toda região. Era quem mais podia posar pra foto com o mandatário-mor do Estado, que está em busca da sua reeleição e muitos prefeitos podem, também, ser candidatos em 2022. Cada foto um flash...

Parajasc

O presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner (PSC), está com uma petição online com o intuito de enviar ao governador Carlos Moisés e realizar os jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

Cuidados

Werner afirma que não existe motivo para o cancelamento dos jogos e acredita no bom senso do governador Moisés, no intuito de rever a decisão do cancelamento do Parajasc. Marcelo afirma que, com todos os cuidados referentes ao coronavírus, é possível realizar a competição


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação