Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Deseducação


Enquanto isso... (Charge Pirão D’água )

Assim como aconteceu em Itajaí, também na Dubai brasileira um grupo de professores municipais cruzou os braços e está fazendo biquinho para voltar às aulas normais, que começaram na semana passada.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Igual em Itajaí

Comandados pelo presidente do sindicato dos servidores de lá, que, segundo rodou pelas redes, é funcionário público municipal e embolsa, mês sim, e outro também, cerca de R$ 40 mil. O sindicato declarou estado de greve por um reajuste de 4,31%, não dado pelo município por falta de segurança jurídica para fazê-lo. Igual em Itajaí.

Entenda o caso

Os professores têm seu reajuste salarial dado pelo Fundeb, e é sempre maior que o reajuste dado às outras categorias, menos neste ano, em que o reajuste, dado pelo Fundeb, foi zero.  Então, o sindicato entrou com ação contra a prefa da Dubai brasileira para ter a revisão salarial igual a dos servidores das outras categorias. Quer dizer, quando o deles dá mais, tudo bem. Quando dá menos, querem o dos outros. Por conta disso, e ainda sem decisão judicial, entraram em estado de greve.

Decisão saiu sexta

A decisão da Justiça, para este caso, foi favorável ao aumento, o que permitiu segurança jurídica ao município para conceder a revisão salarial de 4,31%. O tal presidente do sindicato saiu cantando vitória pelas rádios e redes da Maravilha do Atlântico.

Só pra eles...

Mas, aí, se descobriu uma mazela do sindicato: na ação movida contra o município, eles pediam que só os professores sindicalizados, isto é, que pagam contribuição ao sindicato, tivessem direito ao reajuste. Os sindicalizados são cerca de 1/3 dos professores municipais. E os outros? 

Pop star entra em ação

Com a decisão da Justiça, em favor apenas dos sindicalizados, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) determinou à Procuradoria do Município a concessão da revisão salarial também aos professores não sindicalizados e aos temporários, os ACTs, que formam a maior parte do magistério municipal. Nada mais justo. Mesmo assim, o sindicato continua em estado de greve, tendo, inclusive, promovido uma manifestação no sábado à tarde.

Manifestação tretada

Segundo as línguas de trapo da Dubai brasileira, a ordem do sindicato era para que cada professor levasse três pessoas para fazer volume. Então, na manifestação, tinha criança, adolescente e idosos que, provavelmente, já estariam aposentados.

Meia boca

Professor, que era bom mesmo, uma mixaria. Mas fizeram lá o furdunço. O que está por trás dessa atitude ilógica, de ganhar reajuste e ainda querer fazer greve, depois de um ano sem aulas, e aulas híbridas por, sei lá, três ou quatro meses este ano?

Deduções

Analistas da Dubai chegaram à conclusão de que a motivação, talvez, seja que uma pequena parte dos professores concursados, simplesmente, não quer voltar para sala de aula. Prefere ficar em casa e receber o salário todo santo mês.

Baita salário

Aliás, um belo salário, já que a média salarial dos professores de Balneário Camboriú ultrapassa os R$ 6 mil. Aí, fica fácil. Outra, é que o tal presidente do sindicato  está ligado à oposição ao prefeito pop star, especialmente, ao ex-prefeito Periquito, e ao vereador dublê de vampiro Nilson Probst. O que explica todo o resto. Pouca vergonha!

Demagogia

Se tem uma coisinha feia que a tal da nova política (nova?) está trazendo, junto com os novos políticos, é o aumento da demagogia de nossos amados representantes eleitos pelo voto democrático (por enquanto) do brasileiro. Já disse e repito, o povo pode não pensar muito, mas sente, de longe, o político demagogo.

Despontando

E quem tem despontado, de longe, na categoria demagogia é o vereador do céu à terra Osmar Teixeira (SD). Eleito, segundo ele, sem apoio da máquina governista, o garoto, logo que sentou a buzanfa na cadeira, foi se deliciar com as benesses do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), indicando cargos e mais cargos no executivo.

Pai Atanásio

Intrigado com o movimento, lá no começo do ano, Pai Atanásio, sacudo com essa história de político novo com práticas velhas, cravou o que aconteceria em pouco tempo: “uma hora ou cai o discurso de independência do menino ou caem os seus cargos no governo”. O resto da história todos sabem.

Nem o discurso

O problema é que, além de perder os cargos, nem o discurso Osmar do céu à terra Teixeira tem conseguido sustentar. Depois que virou oposição, requerimento seu que era para inglês ver e tava mofando na fila da pauta da piramidal, passou a tramitar rapidinho só pra constranger o governo que fazia parte. Demagogia pura. Quando era da base não interessava tanto o requerimento, agora interessou.

Nem o discurso 2

Depois, Osmar quis entrar de gaiato no projeto da previdência complementar dos servidores públicos municipais que entrarão na prefa, a partir de agora, enchendo a proposta dos técnicos de emendas sem pé nem cabeça. Mais uma vez, demagogia que caiu por terra, tanto é que não tinha unzinho servidor sequer na votação do projeto e das emendas do vereador.

Nem o discurso 3

Isso sem contar a declaração medonha que Osmar deu na tribuna, lembrando fatos e vídeos de quatro anos atrás do barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) para tentar justificar a mudança de lado. Será que Osmar não conhecia a história da “porrada até o céu da boca”, ou só lembrou na hora que não comia mais na mão do governo?

Nem o discurso 4

Agora, a novidade demagógica do vereador é o ataque ao projeto de diretrizes orçamentárias do governo que tramita na piramidal. O gurizão tem usado a tribuna e as redes sociais pra atacar o orçamento apresentado pelo governo para algumas pastas. Até aí tudo bem, mas sabe onde reside a demagogia?

Cara de paisagem

A demagogia está no fato do vereador Osmar Teixeira sequer ter participado das Audiências Públicas para montagem do orçamento, nem enviado representante. Não participou porque, na época dessas audiências, ele era da base governista, ou seja, não tinha interesse em contestar o orçamento proposto e fez a famosa cara de paisagem.

Mudou

Só agora, que faz parte da oposição, o político novo, com as velhas práticas de sempre, contesta a peça orçamentária. Segundo as fontes palacianas, nem o folclórico astronauta, aspone oficial de Osmar, deu as caras na Audiência Pública da LDO, realizada pela prêfa, no final de julho, quando o Pink e o Cérebro ainda se deliciavam com os cargos no executivo. Qui dor!

Política na OAB

A chapa deve esquentar, nas próximas semanas, com a proximidade das eleições para o comando da Subseção da OAB em Itajaí. O pleito está previsto para a segunda quinzena de novembro e deve renovar as diretorias da OAB nos municípios, nos estados e no país.

Chapa vai esquentar

Em Itajaí, as últimas eleições para o comando da OAB, não fosse a presença dos folclóricos advogados Cachel e João Martins, que fazem um barulhão danado nesta época, foi bem morna, com a homologação de chapas únicas em torno dos advogados Murilo Zipperer, em 2015, e do atual presidente Renato Felipe, em 2018. Mas, agora, a chapa promete esquentar.

Favorita

A favorita do grupo atual, para liderar a nova chapa para o comando da OAB peixeira, é a esposa do ex-presidente, ex-conselheiro federal, ex-candidato a prefeito de Itajaí e atual presidente do PP de Itajaí, o Dr. João Paulo Tavares Bastos Gama. A Dra. Ketrin, segundo os linguarudos, tem trabalhado firme entre os dotôres pra manter a turma unida, distribuindo sorrisos, cafés e almoços por aí.

Cansaço

Um grupo de advogados descontentes tem prometido o lançamento de uma chapa para concorrer à diretoria da OAB. Sem um nome definido ainda, o grupo articula-se para acabar com a panelinha criada pelas últimas diretorias. Segundo os fofoqueiros de plantão, a OAB de Itajaí virou um clube de amigos, distanciando-se dos propósitos da classe. A briga promete!

Sumiu 

O post que este colunista destacou, na coluna destes final de semana, sobre o vice mais sorridente do Brasil, Carlos Humberto (PL), para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abrisse mão da candidatura para o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) ou Ministro Tarcísio Freitas, foi apagado e não aparece mais nas redes do vice-prefeito.

Print

Em tempo de prints e internet de banda larga, onde um cuida mais do outro do que da própria vida, teve gente que fez a cópia, digo, o print do post que deve ter chego, lá, no planalto central, e dizem que o próprio senador Jorginho Mello teria se sentido “ofendido” com a postagem de um dos coordenadores regionais de sua campanha ao governo da Santa e Bela. Enviado do meu iPhone


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação