Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Governador Fabrício


O skate, que está se transformando em uma febre nas Olimpíadas, vai ter uma pista na Dubai Maravilha, emenda solicitada pelo vereador Kaká ao deputado Daniel Freitas (foto: divulgação)

O anúncio oficial da pré-candidatura ao governo do estado do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), reproduzida pela coluna na segunda-feira, caiu como uma bomba no meio político catarinense.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Vitrine

A Dubai brasileira é uma vitrine importante de Santa Catarina, e tanto as obras de infraestrutura do alcaide como os bons indicadores sociais e econômicos certamente o credenciam ao pleito, pondo uma pulga bem grande atrás da orelha dos demais postulantes.

Senador Paulinho

Além disso, surpreendeu o fato de Podemos ter lançado Paulinho Bornhausen como pré-candidato ao Senado. Como todos esperavam que ele fosse alçado ao posto anunciado como de Fabrício, a estratégia política mexeu com o jogo que parece estar longe, mas é logo ali, em 2022.

Será

Depois de muito coçar o cocuruto, este colunista, já cansado de imaginar cenários, recebeu a visita do pai Atanásio que, cada vez mais, aparece para dar os seus pitacos. Para ele, o artifício do partido foi pra lá de sagaz, e a agremiação, que parecia que seria coadjuvante, acabou se colocando como protagonista das eleições que se aproximam.

Palhoça

Pai Anastácio lembrou que, além dos dois nomes representarem bem o que parece querer o eleitor nas urnas, o Podemos ainda tem como presidente Camilo Martins, que foi prefeito de Palhoça, duas vezes, ainda gurizão, e que tem o pai deputado estadual.

Habilidoso

Diz o sempre sábio e, às vezes, rabugento Pai Atanásio que Camilo Martins é habilidoso pra mais de metro, e, ao correr o estado com as duas estrelas, vai fortalecer o partido e mostrar que não estão pra brincadeira.

De fato

É bom lembrar que, no time, ainda estão o próprio atual prefeito de Palhoça, o prefeito Mario Hildebrandt, da galega Blumenau, e o recém chegado Rodrigo Coelho, além de uma pá de gente importante e relativamente nova na política que vai dar um ar moderno pra chapa.

Do outro lado

É lógico que estratégia não é tudo na vida, quanto mais na política. Basta lembrar do saudoso Garrincha que, na copa de 58, perguntou pro técnico Feola se ele tinha combinado aquilo tudo com os russos. Entoncê...

Estremeceu

É bom lembrar que, apesar de tudo, o governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido) tem pontuado bem nas pesquisas, e nomes fortes como Jorginho Melo (PR), Napoleão Bernardes e Raimundo Colombo (PSD, ambos) também estão na briga. Mas que o anúncio estremeceu, estremeceu!

Candidatura própria

O vereador e presidente do PSD da Dubai brasileira, com nome de pagodeiro, Arlindo Cruz, tem defendido que o partido lance candidato para o governo da Santa, Frienta & Bela Catarina. O parlamentar, vira e mexe, está em contato com os pré-candidatos da sigla, o ex-governador, com cara de padreco, Raimundo Colombo e o sorridente Napoleão Bernardes, que estão com o pé na estrada.

Napoleão

Há resistências internas, mas Arlindo Cruz assegura que vai trabalhar pela candidatura própria até o último minuto. Recentemente, ele recebeu o ex-governador Colombo em BC. Nesta terça, será a vez do ex-prefeito da galega Blumenau visitar Arlindo.

Emendas

Terminado o prazo para apresentação de emendas para o projeto de reforma da Previdência estadual, na quinta-feira última, resultaram, ao todo, 73 emendas propostas pelos deputados, sugerindo mudanças em pontos polêmicos e estratégicos, tais como pensão por morte, idade mínima e cálculo de benefício, além do chamado “pedágio” de transição do sistema antigo para o novo.

Afrouxada

Segundo deputado que mais apresentou emendas individuais, depois de Fabiano da Luz, do PT, o deputado Ivan Naatz, líder do PL e da oposição, acredita que o governo, diante das pressões, sinaliza, nos bastidores, que deverá ceder um pouco nestes itens, além dos caso de direito à integralidade e paridade de salários dos barnabés, que ingressaram até 2003 nos serviços estaduais.

Demanda

Mantendo, com isso, a previsão de aposentadoria aos 55 anos. Isso atenderia a uma demanda da polícia Civil, da polícia Penal e dos servidores do regime socioeducativo (presídios), que ameaçam realizar novos protestos e até paralisação parcial dos serviços e atendimento.

Triste

Moradores da redondeza da ponte Dalmo Vieira, que liga os bairros Dom Bosco e Cidade Nova na city peixeira, têm ficado abismados com a lixarada que andam jogando no entorno e no nosso valão menor, o rio Itajaí-Mirim.

Ficaria fulo

Fora que o local, embaixo da ponte, tem servido pra moradia de drogados, o que exige uma intervenção social e policial. O saudoso véio Dalmo, homenageado com seu nome à travessia, com certeza, diria poucas e boas pelo descaso da prefa com a ponte.

106,7 FM

O jornalista Evandro Argenton participa, a partir desta terça, do programa 106 Notícias da rádio 106,7 FM, com  o comando do radialista Osmar Teixeira. Evandro pretende trazer um resumo de informações do outro lado da vala, de Navega City.

Hang no 35

Os bastidores fervilham após a divulgação, pelo instituto Paraná, de pesquisas que colocam o empresário, dono da rede de lojas Havan, o Luciano Hang, o véio da Havan, como o nome preferido pra uma candidatura ao Senado Federal, em 2022. Os perdigueiros comentam que Hang pode se filiar no antigo Partido da Mulher Brasileira, que mudou o nome pra Brasil 35.

Deixou

Os perdigueiros da coluna comentam que a patroa do véio da Havan aceitou que ele se filie. Contudo, não se acredita que Hang venha a ser candidato ao Senado. Talvez ao Governo do Estado ou, o que seria o caminho, uma candidatura a vice-presidente, na chapa de reeleição do Bolsonaro. Hummmm...

20 anos

O colunista agradece às mensagens e aos telefonemas de uma gama de leitores da coluna, entre eles, os prefeitos de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB); Navegantes, Liba Fronza (DEM); Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB); Fabrício Oliveira (Podemos); Thiago Balt, de Piçarras; Emerson Stein, de Porto Belo. Do reitor da Univali, Valdir Cechinel; do diretor Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho. Deputado estadual, Ivan Naatz (PL). Sem contar vereadores, empresários, leitores, amigos & inimigos que, de uma forma ou de outra, parabenizaram o socadinho escriba pelos 20 anos de coluna. Obrigado!

Em frente

A casa do povo da Dubai Maravilha, através dos vereadores Kaká Fernandes (Podemos) e do vice presidente Gelson Rodrigues (Cidadania), protocolaram homenagem, através de Moção de Aplausos, aos 20 anos de colunismo político deste socadinho escriba, temente ao altíssimo, que, honrado, agradece a lembrança e celebra ainda os 17 anos no Jornal mais porreta do Sul do Mundo, o DIARINHO nosso de todos os dias.

Imunizado

O prefeito da capital da pedrada, Camboriú, e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), tomou a segunda dose da vacina contra o maledito coronavírus, ontem, segunda-feira, dia 26. O prefeito ficou muito feliz em ser imunizado. Ele pegou covid em plena campanha eleitoral e o pai dele veio a falecer por causa da doença.

Turismo

O senador Jorginho Mello, que é pré-candidato a governador de Santa Catarina e figurou no Entrevistão do DIARINHO do finde, tem sido lembrado  pra ser ministro do Turismo. O Partido Liberal aposta no seu nome pra emplacar entre os bagrões do primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Prosa

O vereador e dublê de pastor da Dubai Brasileira, Kaká Fernandes, ficou todo prosa com a medalha de prata no skate feminino, da atleta mirim Rayssa Leal, que deu um banho na pista em Tóquio, capital do pessoal do zoio puxado, o Japão.

Skate

O vereador Kaká é autor de uma indicação para que a modalidade de Skate seja incluída nos Jogos Escolares na Maravilha e, também, conseguiu uma emenda com o deputado Federal Daniel Freitas (PSL).

Complexo

A emenda do deputado Daniel prevê quase um milhão de reais para construção de um Skate Parque, um complexo esportivo que vai proporcionar a realização de competições internacionais e incentivar crianças e jovens no esporte.

Friaca

Com este frio medonho, que deve iniciar a partir desta terça-feira e vai ter o seu ápice na madrugada de sexta, este colunista sugere, a quem puder, que leve, no carro, uma roupa, um agasalho, uma coberta ou um calçado, que não use mais, para doar a quem precisa. Faça a sua parte, pois algumas prefeituras também estão em alerta para o frio que está por vir.

Abrigar

Na city peixeira e na Dubai brasileira, já foi anunciado que vai ter um local para abrigar os moradores de rua e atender o povo que não tem para onde ir. O espaço segue aberto se mais alguma prefa estiver organizando ações para minimizar o frio.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino preso tem salvação

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Começou nesta terça-feira a greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A paralisação ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação